Os 3 grandes mitos sobre moda para mulheres mais velhas

28/08/16 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Mito 1: Ser elegante após 60 exige necessariamente roupas de grifes caras

É muito comum vermos em revistas e sites sobre moda para mulheres mais velhas, modelos jovens vestindo roupas caras e de grife sugerindo que esse tipo de roupa são as mais indicadas para nós, mulheres 50, 60+.

Longe de ser verdade, esse tipo de anúncio, além de ser uma jogada de marketing, só nos confunde e frustra porque além de não nos vermos representadas pelas modelos (sempre jovens), sentimo-nos  impotentes e desanimadas por não termos condições econômicas para adquirir as “tais roupas de grife”.

É importante ter clareza que estar na moda não significa gastar muito, além do que, nós não somos e nem precisamos nos parecer com uma modelo. O grande segredo para as mulheres de 60 anos é saber escolher as roupas que representam e se “encaixam” na sua personalidade e no seu tipo de corpo.

Mito 2: Tentar parecer mais jovens

“Dicas de Moda para parecer mais jovem”, ou “Os 12 erros que as mulheres mais velhas cometem que as impede de parecer mais jovem”, ou ainda “Alguns truques de moda para você parecer mais jovem”… e por aí vai. Encontramos esses, e outros títulos semelhantes, em várias revistas e sites especializados em moda, como se ser “mais velha” fosse um pecado mortal e de alguma forma ferisse a ética do que se entende por “estar na moda”.

Na verdade nós, mulheres 60+, carecemos de pessoas especializadas em moda voltada para a nossa faixa etária. Caberia a esses profissionais nos orientar a respeito de como lidar melhor com nossos corpos sem nos pedir para “parecermos mais jovem”. Precisamos de uma abordagem que nos permita expressar nossas personalidades e nos ajude a entender quais são as regras que podem nos ajudar a escolher os modelos, as cores e os acessórios que ficam bem em nossos corpos.

Mito 3: Após os 60 anos você adquiriu o direito de não se preocupar com a aparência 

Esse mito envolve uma questão maior na medida em que muitas mulheres na faixa dos 60 anos, talvez devido à falta de boas informações, param de pensar e de se preocupar com a própria aparência, justificando essa postura com as seguintes colocações: com a idade eu adquiri o direito de usar apenas o que quero, e o que eu quero é somente conforto” e “já que agora eu não tenho que impressionar mais ninguém, então, por que me preocupar com a aparência?”

Amigas, mulheres de todas as idades lutam com a sua imagem corporal, com autoconfiança e com a própria independência, isso não é privilégio das mulheres mais velhas, esse desafio cabe a todas, independentemente da idade. A postura de que, só porque temos 60 anos ou mais não precisamos nos preocupar com a aparência, parece mais uma desculpa para acobertar certa depressão e abandono de si mesma.

Não há nada de errado em cuidar de si mesma, valorizar o seu corpo e sentir-se bonita. Seja o seu melhor sempre, aos 50, 60, 70, 80 anos!

 

Conclusão: Precisamos de uma abordagem honesta sobre moda para mulheres mais velhas

Achamos que é preciso capacitar melhor as mulheres mais velhas em todos os aspectos de suas vidas. Do ponto de vista da moda, isso significa dar às mulheres de 60 anos ou mais as informações que eles precisam para que possam tomar decisões baseadas em informações verdadeiramente embasadas em todos os aspectos relativos a essa faixa etária. Queremos que as mulheres mais velhas se orgulhem de seus corpos e que descubram o seu estilo pessoal.

Não vamos esquecer que os 60 anos de hoje são bem diferentes do que era há uma geração atrás. Atualmente, mulheres com mais de 60 estão vivendo vidas ativas, produtivas e inseridas no mundo, muitas ainda estão trabalhando,outras estão namorando novamente depois de uma separação ou a perda de um cônjuge.

Nós, mulheres mais velhas, queremos a verdade e não mais os mitos da moda.

As roupas são, naturalmente, apenas um pequeno reflexo de quem somos como mulheres mais velhas. Nós temos todo o direito de ser vistas depois de 60, e se nós não queremos ser “invisíveis” aos olhos dos outros, por que não apresentar ao mundo a nossa melhor imagem? Por que não abraçar a nossa idade com consciência, beleza e alegria?

 

moda-mulheres-mais-velhas-4-viva_50

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

35 Comentários:Os 3 grandes mitos sobre moda para mulheres mais velhas
  1. Queila Maria Hardoim

    Parabéns pela reportagem. Esta semana completo 58 anos e muito feliz por chegar até aqui. Profissionais precisam pensar em nós como somos: mulheres maduras felizes com a idade e corpo que temos. Precisamos sim de assessoria para continuar sendo bela aos 60,70, 80….

    • MCelia

      Verdade, Queila, as vezes é legal alguem dar uns toques para a gente , né? Bjs

  2. Sirley Teresinha de Quadro

    Gostaria de receber mais informações de como vestir bem aos 60 anos.
    Adoro suas reportagens.
    Obrigada

    • MCelia

      Ola, Sirley, fique aqui com a gente estamos sempre postando sobre moda e o que achamos de legal para nossa faixa de idade, ok ? Bjs

  3. Glória Dias

    Adorei seu texto! Isso mesmo, por quê temos que usar truques para parecermos 10, 15 ou 20 anos mais jovens, seja na roupa, na maquiagem ou nos cabelos ? Não concordo com isso, penso que o melhor é estarmos em harmonia interiomente e com a vida, assim, nos sentiremos bem com a idade e com a imagem. Não temos que lançar mão de truques para diminuir os anos vividos. Acessórios, um bom corte de cabelo (branco ou tingido) e aquela maquiagem que nos realce pontos fortes, nos deixe com um ar descansado, natural e bonitas, nada de aquele monte de bases e pós que nos deixam mascaradas. Aliás, maquiagem para os 50, 60 e mais seria um bom assunto, que tal?

    • MCelia

      É um otimo assunto, Gloria! Ja fizemos alguns posts sobre maquiagem, mas estamos sempre procurando novidades ( coloque a palavra maquiagem em PESQUISAR que aparecera osque ja fizemos,ta ?). Bjs

  4. fatima

    Muito boa esta reportagem, estão de parabéns, pois é muito difícil (para mim) encontrar roupas para minha faixa etária (61) e tipo físico. Quando encontro são roupas com modelos da época de minha avó, ou então moçoilas de 30. Gostaria de receber sempre que possível dicas´para nós as 60tonas…rsrs ,todas, roupas, sapatos maquiagem, tipos e cortes de cabelos, principalmente para afrodescendentes, Grata e mais uma vez parabéns.

    • MCelia

      Ola, querida Fatima, que bom que gostou, passamos pelos mesmos problemas , não é mesmo? Aos 50, 60 etc…mas pode deixar que estamos super ligadas neste assunto, viu? Fique aqui com a gente que postaremos novidades , Bjs

  5. Lucineide

    Parabéns pela reportagem, tudo de bom e interessante para mulheres como eu, com mais de 50 anos.
    Sou hoje bem mais, preocupada com minha saúde, meu corpo e principalmente de como me vestir, sem ficar mal.

    • MCelia

      Que bom que gostou, Lucineide! Desculpe demora em te responder… Bom ano novo para voce ! bjs

  6. Elaine Maria da Costa

    Que legal estas dicas, são muito importantes pois eu fico muito confusa ao escolher uma roupa.

  7. leni campós

    Tenho 60 ano. Sou pequena, mnagra corpo perfeito. Não tenho estrias nem celulite. Messo 1,53- quadril 91- busto 88, cintura 63. Pernas grossinhas- pele perfeita. Sou uma privilegiada, graças a Deus. Gosto de roupas clássicas e joviais e de boa qualidade. Meu problema é o seguinte: Não gosto de roupas muito jovens, modismo porque fico parecendo “menina”. Mas não fico bem com roupas muito senhoris porque sou pequena e tenho corpo de mocinha. Ultimamente estou com dificuldades para mevestir no dia a dia e nos passeios casuais. Nos eventos formais eu me saio melhor. Porque como ja disse meu estilo é classico. Se puder me dar algumas dicas eu serei muito grata. Muitíssimo obrigada. Grande abraço.

    • MCelia

      Ola, Ieni, fique aqui com a gente estamos sempre postando idéias de como achamos que a mulher 50 +++ deve se vestir, se puder dê uma olhada em alguns posts antigos ( coloque em pesquisar a palavra “estilo mulher 50+”), quem sabe você ja encontra alguns modelos que combinam com você… Bjs

  8. Lourdes Simoes

    Adorei o artigo…tenho 62 e não me vejo com essa idade…minhas filhas me pedem roupa emprestada…me sinto bem jovem e animada…estou em paz e acho que agora mais apaixonada pela mulher que surgiu depois dos 55…Abraços

    • MCelia

      Oi, Lourdes, que maravilha! Concordo com voce, a maturidade nos deixa com uma tranquilidade que faz a vida ficar mais leve , não é mesmo? Um beijo para voce e volte sempre!

  9. Irley de Lima Ribeiro

    Gostaria de aprender que roupas vão a minha morfologia e a minha cor . Sou branca de cabelos e olhos castanhos, tenho 1,63m e peso 75k. Nasci em 1960. Será que poderia me ajudar? Obrigada por tudo. Aguardo ansiosa.

    • MCelia

      Ola, Irley , acho que não vou conseguir te ajudar…o ideal seria procurar uma personal stylist ( como por exemplo a nossa colaboradora Fernanda Damy) para ela te analisar e realmente te ajudar, ok ? Um beijo grande.

  10. maria matias

    Gostei muito do artigo! Tenho 66 anos, tenho um espírito muito jovem e tenho consciência que não posso vestir-me como uma jovem, seria ridículo, mas tenho sempre grande dificuldade e saber o que hei-de vestir na conformidade da minha idade , espírito e personalidade. Há uma grande lacuna hoje em dia sobre o que vestir as mulheres a partir dos 50, 60 anos, para serem modernas sem serem ridículas!
    Obrigada, um bem haja.
    Maria Matias

    • MCelia

      É isso mesmo, Maria, a gente fica meio perdida… poderia ter mais lojas de roupas voltada para nós , não é mesmo? O melhor é o teste do espelho rsrsrs olhe e no menor sinal de que não gostou, mude o modelito, nada pior que sair de casa se sentindo mal e desconfortável, bjs

  11. Regina

    Bom dia!… Eu tenho mais de 60 anos e adoro ler o que vcs escrevem aqui.. ajuda muito na minha auto estima 🌺 Mas é difícil comprar roupas por causa até do tamanho do manequim já somos mais gordinhas..rsrsrs… mas é muito bom vestir e olhar no espelho e ver que a roupa ficou bem em nosso corpo💃 causa prazer satisfação….para vcs um muito obrigada!…❤️❤️❤️

    • MCelia

      Ola, Regina, que bom ter você aqui com a gente…É bem difícil mesmo encontrar roupas pra nós: mulheres reais. Parece que eles só fazem roupas para a magrinhas né? E o espelho é nosso melhor aliado para saber se estamos bem. Um beijo e volte sempre!

  12. María Vilany Carioca de Sousa

    Eu tenho 60 anos,me visto de acordo com o meu estado de espírito me sinto jovem,tenho orgulho dos meus 60 anos com aparência de 40 anos,sou admirada,estou em harmonia com a vida.

    • MCelia

      Que maravilha !!! Bem vinda ao Viva50 e Viva60!!! Beijos , volte sempre!!!

  13. Nina Bertolli

    Conheci agora é amei o blog de vcs! Parabéns! Continuem, tenho 59 anos e concordo em gênero, número e grau com vcs!

    • MCelia

      Bem vinda, Nina!!! Beijos para você e volte sempre!

  14. valeska

    vcs simplismente são ótimas.

    • MCelia

      Obrigada, querida!!! Bjs

  15. Inês

    Adorei a matéria, sempre pensei desse jeito, tento vestir o que acho que fica bem em mim e me deixa confortável, não o que me faz ficar mais jovem.

    • MCelia

      É isso mesmo, Inês, nosso conforto vale ouro e se sentir bem em uma roupa também não tem preço… beijos

  16. Lucia C. Thum Cruz

    Adoro as matérias!

    Ajudam bastante as mulheres nessa faixa etária!

    Parabéns! Sucesso!

    • MCelia

      Que bom Lucia! Bem vinda ao Viva50! Volte sempre! Bom domingo! Bjs

  17. Barbara Campos

    Excelente artigo. Parabéns e obrigada!

    • MCelia

      Bom ter voce aqui com a gente Barbara!!Bjs

  18. Regina

    Concordo plenamente!

    • MCelia

      Regina, que bom que concorda com a gente! Um beijo e volte sempre! bjs