5 coisas que você precisa parar de fazer a si mesma

19/07/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Vocês já repararam que muitas vezes colocamos em primeiro lugar as necessidades e desejos dos outros e nos esquecemos de olhar para nós mesmas? Na maior parte do tempo ficamos tão envolvidas com a rotina do nosso dia a dia que perdemos de vista o que realmente é importante para nós.

Veja 5 coisas que você precisa parar de fazer a si mesma a partir de agora:

Não procure a sua felicidade fora de você

Muitas mulheres passam a vida vinculando a sua felicidade às circunstancias externas: ao trabalho, ao companheiro, aos filhos, aos amigos… A verdade é que a felicidade é uma escolha de vida, é uma maneira interna que o ser humano tem de se relacionar com o mundo ao redor, é um compromisso interno com uma certa maneira de pensar, de sentir e de ser. Nesse sentido, a felicidade interior independe das circunstâncias externas.

Ao optarmos pela felicidade como um modo de viver, fazemos as pazes com a nossa vida, pois sabemos que a felicidade não depende de eventos externos e muito menos do comportamento de outras pessoas.

Isso não significa que você não sofra com os acontecimentos externos, contudo, se você souber que a felicidade não é um estado passageiro, mas uma necessidade real do seu ser mais íntimo, com certeza você vai conseguir superar os obstáculos, a sua vida vai continuar e você vai ficar bem.

Não viva no passado

Todas nós estamos cansadas de saber que o passado se foi. Tanto os bons como os maus momentos ficaram para trás, no entanto, muitas de nós despende uma grande quantidade de tempo e de energia procurando revivendo o que já passou. Certas pessoas não conseguem viver o presente porque são prisioneiras do passado, o que as impede de perceber e usufruir as vibrações da existência que acontece em suas vidas.

Quando revivermos constantemente os eventos passados, damos a eles demasiada importância. Ao fazer isso, além de estarmos cultivando um estado de vítima (como eu sofri, naquele tempo é que era bom, eu sou assim porque aconteceu aquele fato há 40 anos atrás etc.) nós ficamos paralisadas e não conseguimos seguir em frente, o que nos impede de avançar e de sermos capazes de encontrar um novo significado e um novo propósito para nossas vidas.

No momento em que você deixar o passado ir embora e perdoar aos outros e a si mesma, você vai encontrar a alegria e o significado do presente na sua vida. Somente assim é possível ser capaz de criar algo novo para você mesma.

Não duvide de si mesma

Duvidar constantemente de si mesma significa que você tem medo de não ser boa o suficiente; em outras palavras, essa é uma forma cruel de cultivar a insegurança e de viver com medo da desaprovação dos outros.

Claro que em alguns momentos todas nós criticamos nossas decisões, no entanto, quanto mais você duvidar das suas habilidade e escolhas, tanto mais você dará poder aos pensamentos negativos que a impedem de fazer o que você quer.

Seja generosa consigo mesma, não se diminua num mar de autocríticas.

Não desperdice sua energia

Quantas e quantas vezes fazemos coisas que realmente não queremos fazer? Quantas vezes nós dizemos sim quando na realidade queremos falar não? É um desperdício de vida orientarmos nossa existência ao redor de coisas que não têm propósito e nem significado para nós.

É importante refletir sobre o que é e o que não é importante nesse momento da sua vida. Para fazer isso, crie um espaço interno de meditação e avalie cuidadosamente o que realmente tem valor e o que não tem mais significado para você.

A partir de agora tenha como propósito viver a sua vida com intenção, com propósito deliberado. Seu projeto agora deve ser pautado nos seus valores, paixões e interesses, centre a sua vida nas coisas que você acha que são significativas e que dão propósito a ela.

Nem tudo é tão importante e premente, você não precisa passar a maior parte do seu tempo fazendo coisas ou atendendo pessoas que esgotam a sua energia. Pare de sobrecarregar a sua agenda com ocupações e obrigações.

Você não precisa tentar controlar tudo

Na verdade tentamos controlar o mundo em torno de nós numa tentativa de limitar os riscos e nos sentirmos seguras. A necessidade de controlar está enraizada no medo, nas nossas necessidades de segurança e de certezas. Na verdade, tentamos controlar o mundo que nos cerca numa tentativa de limitar os riscos e com isso nos sentirmos mais seguras.

Todos nós imaginamos uma realidade ideal, temos ideias pré-concebidas de como as coisas devem ser na nossa vida e nas vida das pessoas que amamos. Para que as coisas aconteçam da forma que achamos melhor, tentamos manipular as circunstâncias a fim de manter o equilíbrio de tudo, de acordo com a nossa própria concepção de equilíbrio, claro.

Você não acha que tentar manter o controle de tudo é extremamente cansativo e frustrante? Pois bem, está na hora de se libertar dessa necessidade de controlar o que está acontecendo ao seu redor, como? Basta deixar a vida seguir o seu curso, pois a verdade é que realmente não temos controle sobre nada nem ninguém, além de nós mesmas, quando temos.

Seja receptiva e permita que as coisas aconteçam e sigam seus desdobramentos. Abrir mão do controle significa encontrar a sua liberdade e junto com ela abrir as portas para o inesperado.

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

8 Comentários:5 coisas que você precisa parar de fazer a si mesma
  1. Edna

    Parece até que vc estava dizendo isso, particularmente para mim.Me vi nessa situação.As vezes é bom ter onde encontrar a palavra certa,no momento certo!Obrigada!!!

    • MCelia

      Que bom, Edna!!! Use as dicas , viu? Bjs

  2. regina lúcia

    Eu adorei este testo. Foi escrito para mim, tenho certeza. Preciso fazer tudo isto imediatamente. Queria controlar tudo e todos. triste, estou só e estou viva.

    • MCelia

      Regina, que bom que encontrou este texto aqui no Viva50, use as dicas e comece as mudanças … bjs

  3. Elizabete

    Parabéns por pensarem nesse espaço tão aconchegante pra alma… Os artigos são incríveis! Obrigada por pensarem nas conquantonas como eu, e mostrarem q a vida é bela em todas as fases!

    • MCelia

      Oi ,Elizabete, como é bom ler um comentário tão gostoso, obrigada por estar aqui com a gente com essa energia! E vamos viver essa vida linda cheias de fases surpreendentes!!!Um beijo querida.

  4. Florisa

    Muito bom este texto, trás uma ótima mensagem…

    • MCelia

      É sempre bom lermos esses textos para lembrar-nos da gente, não é mesmo? beijos Florisa