6 maneiras de se renovar após os 60 anos

12/07/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

A simples possibilidade de renovação pode trazer uma sensação de excitação. Algumas mudanças têm o poder de transformar nossas vidas e nos libertar do que já está velho e obsoleto.

Após 60 anos, ansiamos por renovação, queremos ativar nossas forças vitais e enxergar o mundo com novos olhos. Planejamos grandes mudanças em nossas vidas na intenção de renovar a vitalidade. Por exemplo: decidimos nos aposentar, iniciar um novo trabalho, renovar a casa, começar um novo relacionamento afetivo, partir em uma viagem para encontrar novas aventuras… Entretanto, embora essas medidas possam dar uma sensação de novidade e rejuvenescimento, os seus efeitos são temporários, pois quando nos acostumamos com a nova casa, quando já estivermos no novo trabalho por um certo tempo, quando conhecermos mais a fundo nosso novo parceiro, ou ainda, quando terminarem as férias, vamos constatar que na verdade, nada mudou – ainda vamos continuar nos sentindo estagnadas e sem inspiração.

Na realidade, as medidas acima não modificam nada em nós mesmas, só mudam as nossas circunstâncias externas. Saiba que, para ir mais fundo e transformar a vida de verdade, precisamos mudar primeiro a nossa mente.

Veja 6 maneiras por onde podemos começar a nossa transformação interior:

1- Examine o que você sente

Seus sentimentos são uma expressão dos seus pensamentos e crenças mais profundas, eles são um reflexo do que se passa na sua mente. Se você nutre sentimentos de raiva, inveja, culpa ou vergonha, saiba que é preciso encontrar uma maneira de externalizá-los para que você possa reconhecê-los e elaborá-los.

Cultivar esses tipos de sentimentos impede a produção de novos pensamentos e, consequentemente, bloqueia a busca por outras formas de agir.

2- Dê um basta e siga adiante 

Tornar-se consciente dos seus sentimentos é o caminho para levá-la a alguns elementos da sua vida pessoal que podem estar minando a sua energia, como por exemplo: talvez você esteja se agarrando a coisas que não fazem mais sentido para você ou, quem sabe, você se sente impotente para buscar novas formas de ação…

Chegou a hora de examinar seus relacionamentos, seu trabalho, seu ambiente, sua amizades e conscientemente deixar para trás tudo aquilo que suga sua energia desnecessariamente e que puxa seu espírito para baixo.

Dê-se um tempo para alcançar este objetivo; faça uma lista das prioridades e enfrente um problema por semana. Com o tempo você vai se surpreender com as mudanças e também vai constatar o surgimento de novas e boas energias somente pelo fato de ter se reencontrado.

3- Mude seus hábitos mentais

Saiba que toda mudança efetuada em sua vida, desde seus sentimentos, seus relacionamentos e suas suas circunstâncias, começam a se transformar primeiro em seus pensamentos. Todos sabemos que quando começamos a ter pensamentos positivos a negatividade tende a se esvair, assim, pratique o exercício de formular bons pensamentos para atrair boas vibrações para sua vida.

Entretanto, esse é um trabalho árduo. Pessoas ao seu redor podem fofocar, falar mal da vida alheia, você pode assistir ou ler sobre eventos terríveis nos jornais e nos noticiários ou, claro, você pode ter conflitos em sua vida. Essas e tantas outras situações podem desencadear padrões de pensamentos que fazem com que sua mente comece a andar em círculos trazendo paralisia, angústia e pessimismo para sua existência.

Ao conseguir remover pelo menos uma destas influências negativas, você vai perceber uma enorme mudança de energia. Por exemplo, comece com a resolução de nunca ouvir, ou fazer fofocas, em seguida, procure enxergar um problema sob vários ângulos, isso vai lhe dar maior possibilidade de compreendê-lo e de solucioná-lo… E assim por diante. Um belo dia você vai perceber com grande surpresa que você mudou completamente suas atividades mentais e se verá não sendo mais arrastada por pensamentos negativos.

4- Mudar a sua vibração por meio da gratidão

Existe um ditado que diz “quem não é capaz de gratidão não é capaz de nenhum outro bom sentimento”. Para avaliar o seu estado de gratidão, escreva uma lista de 7 coisas às quais você é grata.

Se você encontrar dificuldade em elaborar essa lista, comece a pensar, por exemplo, na sua saúde, na natureza que a cerca, nos seus amigos, nos seus familiares, nas pessoas que lhe ajudaram em momentos difíceis, naquelas pessoas que compartilharam com você os bons momentos etc.

Ao meditar sobre isso você vai perceber como é grande a abundância em sua vida e vai sentir necessidade de expressar seus agradecimentos a todas elas. Expressar a gratidão só vai atrair vibrações positivas que impactam diretamente seus pensamentos e seus sentimentos.

5- Limpar o seu espaço e mudar seus hábitos

Nosso ambiente nos envia mensagens poderosas. Se você vive em meio a confusão e a desordem, saiba que sua mente vai assumir esses estados. Livre-se das coisas que são inúteis, ultrapassadas, quebradas… Organize sua casa, limpe seu espaço para criar uma sensação de pura amplitude dentro de você, um espaço interno pronto para fluir em novas energias e ideias.

Aplique essas mesmas medidas aos seus hábitos. Hábitos ruins sugam energia. Se você fuma, come demais, é sedentária, se isola do convívio social etc., saiba que você está presa em um círculo vicioso destrutivo. Você pode parar com esses comportamentos, enfrentar e seguir por uma direção diferente. Se você não consegue fazer isso sozinha, procure ajuda médica. O importante é conseguir mudar seus maus hábitos para desfrutar de uma existência mais vital.

6- Sua nova identidade

Saiba que na medida em que você executar as mudanças acima sugeridas, algumas de suas velhas crenças serão modificadas fazendo com que  você descubra alguns traços da sua personalidade que, por vários motivos, ficaram submersos anos a fio. Agora você vai conseguir explorar valores diferentes, assim como vai se sentir mais disponível para conhecer novas pessoas e novas experiências. A sua força vital será ativada ao mudarem suas crenças e valores, a sua vida se tornará mais rica e inspiradora, pois as alterações feitas excedem em muito àquelas alcançadas apenas por fazer uma viagem ou mudar de emprego. Desta vez, você fez mudanças reais, ou seja, de dentro para fora.

 

por Virginia Pinheiro

*Baseado no texto de Diane Dahli para o  site Sixty + Me

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

34 Comentários:6 maneiras de se renovar após os 60 anos
  1. catarina

    Meninas adorei,
    Apesar de hoje ter 56 anos , já vou seguir essa lista direitinho, amei. Obrigada

    • MCelia

      Oi, Catia,essas dicas valem para todas nós, não é mesmo? Bjs

  2. Regina Lùcia

    Acho muito difícil é detectar o que está me fazendo tão mal. O texto é bom, mas o ítem dois é fogo. Até saber o que mina minha alegria, o negócio já complicou. Por enquanto é fossa, dor no fígado dor no plexo solar. Aff.

    • MCelia

      Oi Regina Lucia, curtir uma fossa é bom também …as vezes te faz refletir em o que esta te fazendo triste , só não pode deixar tomar conta de você e da sua vida…faça como falamos no post , um problema por vez … seja forte e volte aqui se precisar de um ombro amigo! Beijos

  3. Regina

    Fico sempre feliz quando leio suas mensagens. São de grande valores para mim….estou aprendendo sempre….❤️❤️🌹🌹

    • MCelia

      Que bom Regina! Isso nos da um grande animo para continuarmos! Bjs e obrigada

  4. marcia

    gostei muito

    • MCelia

      Que bom, Marcia! bjs

  5. Rosane

    Amei!

    • MCelia

      Que bom!!! bjs

  6. Edina Mendes Shepherd

    Bom texto, tem muita coisa que nos faz refletir e pensar, o importante é tentarmos absorver as palavras boas que foram escritas e transformar em realidade em nossas vidas…….

    • MCelia

      Oi, Edina, é isso mesmo, tentar pratica-las no nosso dia a dia… bjs

  7. Aldenira Martins

    Estou feliz de poder acessar este blog e saber coisas importantes sobre minha faixa etária.

    • MCelia

      E nós mais felizes ainda de ter você aqui com a gente! Beijos e volte sempre !!!

  8. Eloisa

    Adorei a ideia de criar espaço. Tenho feito isso. Insisto em acumular coisas por “afeto”. Afeto a fente tem por gente. O resto é mercadoria, produto. Isso fica obsoleto e cria mofo. Estou esvaziando , cantos,gavetas e ressentimentos. Pedi socorro a meu marido para me ajudar a fazer o “desapego”.

    • MCelia

      Oi,Eloisa, isso mesmo desapegue o máximo que puder! Sua casa vai ficar “mais leve”…Beijos ( desculpe a demora em te responder )

  9. Rosana

    Boas as dicas , estou com 57 anos e estou entrando em parafuso , vou segui- las !!!!

    • MCelia

      Que bom que gostou, Rosana! Siga mesmo, é sempre bom lembrarmos dessas dicas para retomarmos nossas vidas! Boa sorte!!bjs

  10. Neila Santos Roth

    Maravilhosas dicas! Ja estou mudando! Obrigada

    • MCelia

      Oi, Neila, obrigada voce por estar aqui com a gente! Beijos e volte sempre!

  11. IVONE RODRIGUES

    Perfeito. As mudanças ocorrem de dentro para fora. Há um ano atrás comecei as mudanças agradecendo tudo e todos. Limpeza das gavetas internas e externas. Assumindo os cabelos brancos e buscando alegria de viver nas pequenas coisas.
    Novas vibrações e novos projetos
    Grata pelo texto, fortalecer.

    • MCelia

      Oi Ivone , que bom seu comentário, incentiva outras mulheres a fazer como você , que deu uma virada positiva na sua vida , parabéns !!! Volte sempre! Beijos

  12. Paulina

    Olá!
    Gostei do texto, onde são apontadas novas perspectivas, mudar a visão, ter atitudes pq é um período de transição difícil ao meu ver. A menô detona, apaga, diminui energia e chegam as dores…. As vezes não temos com quem dividir e as leituras ajudam muito. Incentivam a mudança de velhos hábitos e procurar sempre a evoluir. Procuro sempre estar em ótima vibração, mas o ambiente de trabalho tem muita fofoca e energia negativa, acabo assimilando sem querer me tras dificuldade, mas é inútil comentar pq cada um escolhe seu caminho. Tenho mais 03 anos pela frente p me aposentar, Mas quero fazer outra coisa, não consigo me ver sem uma ocupação. Filhos casados, tenho netos e divorciada. Quero ver o q me espera nos 60 anos. Gratidão pela partilha.

    • MCelia

      Oi, Paulina, que delicia poder se aposentar e fazer o que gosta!!! Tenha paciência no seu trabalho, invista nas sua boas energias e continue com suas leituras, essas são as nossas melhores companhias. Tente completar esses últimos 3 anos curtindo o que faz e comece a pensar nas coisas que você poderia fazer depois que se aposentar.E volte sempre,ok? Beijos e uma ótima semana!

  13. Lilian Azevedo

    exercício difícil mas fundamental ! otimo texto !

    • MCelia

      Que bom que gostou Lilian! Obrigada! Beijos

  14. Marize Martins

    Muito obrigada pela mensagem, parece que foi escrita para mim.
    Vou colocar em prática todos esses ensinamentos.
    Parabéns por todas as matérias publicadas.

    • MCelia

      Marize, obrigada!! Muito bom ter você aqui com a gente, que bom que essa mensagem chegou para você na hora certa! Ficamos super contentes!!! beijos

  15. maria helena

    Acho que sta deva ser abusca de uma vida inteira!
    Mas todos os bloqueios e condicionamentos ,nos cegaram ppara esta verdade.
    Completei 71 anos e stou nesta busca agora,A conscientização demora,mas quando voce percebe que todos a seu redor,já não mais necessitam de voce,e que todos estão em busca de seus destinos,voce tem que correr para não perder o ultimo trem,mesmo que seja no ultimo vagão.

    • MCelia

      Oi, Maria Helena, temos sempre que procurar novos aprendizados para nos renovarmos. Nossa vida será longa e não devemos nos acomodar…o auto conhecimento é uma coisa linda de se fazer, tente aplicar as dicas em seu dia a dia que você sentira a diferença nas pequenas coisas da vida! Um beijo e volte sempre!

  16. Vera

    Excelente dicas! Muito obrigada mesmo, estava realmente precisando desse empurrãozinho! Parabéns!!!

    • MCelia

      Que delicia de comentario! Que bom que chegamos a você em uma hora boa! Um beijo Vera e obrigada pelas palavras !!!

  17. Vanda

    Adorei o texto

    • MCelia

      Que bom, Vanda! Um beijo querida!