As 8 piores coisas que você pode fazer para a sua pele

10/04/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Amiga, atenção!

Muitas vezes, sem saber, podemos cometer alguns erros que prejudicam a aparência e a saúde da nossa pele.

1. Cutucar

Lembre-se: Você não é dermatologista e não deve cutucar nem espremer espinhas, cravos e pelos encravados do rosto. Isso é uma das maiores agressões contra a sua pele e pode causar inflamações e deixar cicatrizes ou descolorações que podem durar meses, ou deixar marcas em seu rosto para sempre.

 

espinha-rosto1

 

2. Excesso de esfoliação 

Os dermatologistas dizem que não é aconselhável fazer esfoliação diária da pele. O objetivo da esfoliação é eliminar as células mortas da superfície da pele e é preciso alguns dias para que novas células mortas se acumulem, por isso a esfoliação deve ser feita somente a cada 7 dias, ou seja, uma vez por semana. São necessários alguns dias para que uma quantidade de células mortas se acumule novamente na pele. Assim, se você fizer esfoliação em um prazo mais curto que 7 dias, é provável que você retire muitas células vivas, o que aumenta a probabilidade de irritação e lesão da pele.

Se você tem a pele normal, esfolie uma vez por semana. Se você tem acne, o ideal é usar o esfoliante a cada 15 dias. Quem tem a pele muito sensível deve fazer a limpeza utilizando somente uma gaze e sabonete facial. Não se esqueça de nutrir as novas células saudáveis com um hidratante apropriado para o seu tipo de pele.

 

esfoliação

 

3. Lavar o rosto com sabonete inapropriado 

Não se esqueça: sua pele é um órgão particularmente delicado e reage de forma positiva ou negativa em relação a tudo, qualidade e quantidade, que você colocar sobre ela.

A maioria das pessoas tende a usar sabonetes que tiram os óleos naturais do rosto desequilibrando com isso o pH ideal da pele. Lavar o rosto com sabonete comum fará com que a pele fique seca, deixando-a propensa a infecções e erupções inflamatórias, como eczema por exemplo, e ainda pode acelerar o surgimento dos sinais de envelhecimento, como rugas e linhas pequenas.

Para garantir que a pele não resseque, use sempre um sabonete especial para lavar o rosto e em seguida passe um super hidratante.

 

b

 

 

4. Usar os mesmos produtos o ano inteiro 

A sua pele tem necessidades diferentes durante as épocas do ano. Cada mudança de estação deve ser um lembrete para que você reavaliar os cuidados com a pele. Veja algumas recomendações:

  • Inverno: O foco deve ser a hidratação profunda da pele.
  •  Primavera: Na primavera você deve focar na limpeza profunda dos poros. Utilize esfoliantes e produtos que regenerem a pele do ressecamento do inverno.
  •  Verão: O foco deve ser proteger a pele do sol usando protetor solar e produtos antioxidantes, que têm qualidades protetoras poderosas. Os produtos devem ser mais leves que os da primavera, pois no verão há mais umidade no ar.
  • Outono: Para reparar a pele dos danos causados pelo sol do verão, concentre-se nas boas esfoliações.

 

4 estações

 

5. Puxar a pele ao redor dos olhos

A área ao redor dos olhos é o lugar onde a pele é mais fina o que o torna a região mais sensível e delicada, tanto que é aí onde se observa os  primeiros sinais de envelhecimento. Cuidado ao aplicar delineador, passar creme ou esfregar agressivamente a área para remover a maquiagem, essas ações, se feitas com força, puxando e esfregando a pele ao redor dos olhos podem criar desgaste das fibras de colágeno e prejudicar a elasticidade da pele, proporcionando o surgimento de linhas e rugas prematuras. Sempre aplique o creme para os olhos com o dedo anelar (é o mais fraco) e dê tapinhas suaves ao invés de esfregar e puxar a pele.

 

como-passar-creme-na-regiao-dos-olhos

 

6. Não usar filtro solar

Não é nenhum segredo que expôr-se em demasia ao sol é a pior coisa que você pode fazer para a sua pele. Cada bronzeamento, mesmo um ligeiro escurecimento, pode causar danos à sua pele. Com a exposição repetida à radiação UV, as células da pele podem sofrer mutações, causando câncer de pele mortais como o melanoma. Se isso não fosse ruim o suficiente, a radiação crônica e bronzeamento também aceleram os sinais de envelhecimento da pele, promovendo rugas, flacidez e manchas.

Se você quiser prevenir rugas e câncer de pele, você deve proteger a sua pele todos os dias do ano, mesmo que chova ou faça sol. Verifique se o seu hidratante diário contém protetor solar, assim você só precisa aplicar um produto ao invés de dois. Não se esqueça, o melhor produto antienvelhecimento do mundo é o protetor solar.

 

exposição sol

 

7. Fumar

Se você fuma e precisa de mais um incentivo para parar, aí vai: a sua pele vai ficar muito grata. Além de causar envelhecimento precoce e rugas, o tabagismo coloca em risco a sua saúde. Fumar cigarros aumenta o risco de contrair câncer de pele, um tipo de câncer que pode dar metástase se não for diagnosticado logo no início.

 

Largar-o-cigarro

 

8.  Negligência 
 

Você deve cuidar da sua pele como cuida dos seus dentes e do seu cabelo.  Mas atenção:  lavar o rosto pela manhã não é o suficiente para manter sua pele fresca e saudável. A pele precisa de hidratação diária, protetor solar e uma consulta anual com o seu dermatologista para prevenção de câncer de pele. O câncer de pele geralmente pode ser tratado e curado, se diagnosticado no início. Não há nenhuma desculpa para descuidar da sua saúde negligenciando o seu exame o exame anual.

 

anti-aging-skin-care

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

3 Comentários:As 8 piores coisas que você pode fazer para a sua pele
  1. Edina Mendes Shepherd

    Boas dicas, gostei muito do texto e vou seguir alguns itens para melhorar minha pele…..Bjs

    • MCelia

      Oi , Edina, siga mesmo, tem coisas que fazemos sem querer, né? Bjs

  2. Olga Suely

    Adoro