Postado por: MCelia

Menopausa e ansiedade

images-88

 

Você sabia que a ansiedade é um dos sintomas que podem ocorrer na menopausa? As alterações hormonais e o medo são as duas principais causas. Saiba mais a respeito desse importante tema que afeta a nossa qualidade de vida:

 

Alterações hormonais
As alterações hormonais de nosso corpo, em certos casos, afetam nossa capacidade de lidar com a ansiedade, especialmente quando essas alterações estão em transição. E qualquer aumento de peso pode se constituir em mais um problema para uma mulher que possua tendência à ansiedade.

 

dicas saudaveis 1

 

Medo
A menopausa pode produzir temores que também contribuem para a ansiedade. É o medo do que está acontecendo com o seu corpo, do que o futuro nos reserva, da idade chegando… Os medos podem, muitas vezes, intensificar comportamentos ansiosos nas mulheres que estão passando por essa fase.

**

Estudos descobriram que alguns sintomas da menopausa (como os calores, por exemplo) podem aumentar com a ansiedade, e que o estresse de lidar com a ansiedade podem prolongá-los. É por isso que é importante procurar tratamento. Você deve sempre conversar com um especialista, mas temos algumas dicas para ajudar a reduzir a sua ansiedade:

 

Terapia: Se puder, faça terapia. É a melhor opção e a mais eficaz. Falar com um profissional e tentar descobrir o porquê da sua ansiedade é o melhor caminho.

Grupo de apoio: Procure em sua cidade grupos de apoio para mulheres, ou se puder, forme um. É muito bom ouvir sobre as experiências de outras mulheres. Você descobre que não está sozinha e isso a ajudará a lidar melhor com a sua ansiedade.

Exercícios físicos: Uma ótima forma de controlar a ansiedade é o exercício físico. Ajuda a regular os hormônios, fazendo com que esse período de mudanças seja mais fácil.

 

Unknown-50

 

Estratégias de relaxamento: Procure técnicas de relaxamento como yoga, meditação ou mesmo uma caminhada em um local tranquilo, onde você possa se “desligar”. Faça isso diariamente, se puder.

 

É importante dedicar um tempo do seu dia para melhorar seu estilo de vida. Qualquer mudança que conseguir colocar em prática, já será um ponto a favor do seu bem estar!

 

Leave a Reply

  1. Dulce BarboZa

    Parabéns, muito boa essa matéria. A página Viva 50 é muito legal. Adoro!!

    • Virginia

      Oi Dulce, nós ficamos muito felizes por você gostar do viva50, volte sempre viu? esperamos te ver sempre por aqui. Grande abraço

    • Virginia

      Que bom que você gostou Neide, espero que tenha te ajudado a lidar melhor com essa fase da vida pela qual todas nós passamos. Bjs

  2. MARIATEREZASDE MELO

    Adorei mto importante a matéria ,pois estou passando p este período dificil,nossa sem saber as vezes como lidar c a ansiedade q é demais….Já fui Piscologa e até cheguei a ir na Pisquiatra tbm,é terrivel os sintomas…Abçs.

    • Virginia

      Olá Maria Tereza, só pelo fato de saber que a ansiedade é um dos sintomas da menopausa já faz com que não nos desesperemos, o importante é tentar encontrar modos de lidar com ela, procurar manter o bom humor, fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação e não deixar de consultar o seu médico são atitudes que ajudam muito. Grande abraço

  3. ceice da matta

    Ola meninas! ótimas dicas , eu com os meus 53 anos estou vivendo essa ansiedade , mas temos que enfretar esse bicho papão e vence-lo . Parabéns ! Adoro a página! Beijos!☆★☆

    • MCelia

      Oi, Ceice, não é facil, né? Mas como temos nossa vivencia podemos usa-la para enfrentar essa fase , não é mesmo? Bjs e volte sempre é muito bom ter voce aqui com a gente ! Bjs

  4. thereza

    dizem que eu sou previlegiada tenho 51 anos eja fiz amenopausa faz 3 anos e nao sinto encomodo algum ;Graças a Deus