A vida pode começar aos 60!

15/08/18 | postado por: MCelia
A vida pode começar aos 60!

Meu nome é Valéria Bonafé, 60 anos e tenho o privilégio de dividir meu tempo entre Brasil e Itália juntamente com meu marido Giovanni e nossa maltesinha Milú.

Desde que Giovanni se aposentou, decidimos passar primavera e verão aqui em Teglio Veneto, na casa que pertencia à sua avó e onde ainda vivem muitos de seus primos,amigos e parentes. Teglio Veneto,pouco mais de 2000 habitantes, oferece um delicioso contraste com nossa vibrante São Paulo, onde vivemos de outubro a maio.

A “bella stagione “ neste ano de 2018 está realmente pegando fogo…40 graus na sombra e eu aproveito para ir à Bibione, uma linda praia que fica a menos de 30 minutos de casa.

As praias aqui na região do Vêneto, como na maior parte da costa italiana,são muito organizadas: você paga 15  euros e tem direito a guarda sol com mesinha, espreguiçadeiras, banheiro com chuveiro frio e quente, bar e restaurante, médico etc…

Gosto muito de caminhar na praia; me faz sentir bem e refletir sobre a vida. Recentemente, durante uma dessas caminhadas, senti, de repente, uma felicidade muito grande. Ao observar as pessoas na praia, casais, crianças e adolescentes, percebi que nunca estive tão bem e em paz comigo mesma como agora aos sessenta anos – não trocaria minha idade por nenhuma outra!

Voltei para meu ombrelone e abri uma revista italiana que gosto muito, a Donna Moderna e adivinhem o que li na página que abri ao acaso?

“La vita comincia dai 60 anni”-A vida começa a partir dos 60 anos!

O artigo é muito interessante mas longo. Vou  tentar resumir para vocês as partes mais interessantes:

Segundo alguns estudiosos, em particular Maura Boldrini,docente de  Neurologia e Psiquiatria na Universidade de Columbia, nosso cérebro, até os 80 anos,pode SIM se regenerar ao contrário  do que se acreditava no passado. Nós mulheres, vivemos em média 30 ou 40 anos após a menopausa e na natureza nada acontece por acaso, se envelhecermos bem, nos tornamos emocionalmente mais estáveis, menos estressadas e podemos lidar melhor com a tristeza do que os jovens. Felizmente hoje temos mais meios  para nos cuidarmos e a ciência e a tecnologia oferecem novas oportunidades para isso. Usar apps, tablets e computers nos ajuda a concretizar sonhos e projetos e dar um novo sentido nesta fase da nossa existência. Ter atravessado 60 anos de mudanças sócio culturais nos deu uma grande elasticidade…, por exemplo, passamos do livro ao e-book, do papel ao e-mail com muita bravura!

Logicamente, tudo isso é possível se tivermos saúde. Sabemos que quanto mais o físico enfraquece, mais devemos investir no emocional. Manter uma atividade que nos apaixona é muito importante para nos sentirmos saudáveis e realizados: viajar, voltar a estudar, fazer voluntariado, criar um blog, bordar, cultivar flores, ler, etcetera…

Voltando a minha vida aqui em Teglio Veneto, tenho prazeres bem simples que me realizam: cuido do meu jardim com muito amor, adoro ver crescer flores lindas de simples sementinhas…ando de bicicleta pelos campos de girassóis e ajudo meu primo Gianni em sua horta orgânica,limpo,lavo,passo,cozinho e sempre que posso pego um trem e vou conhecer algumas cidadezinhas da região que pretendo contar aqui no blog para vocês…para mim isso faz parte da minha paz aos 60 anos.E vocês?

 *A Valeria é uma antiga colaboradora do Viva50.
**Estamos muito felizes de ter você de volta, querida!

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

28 Comentários:A vida pode começar aos 60!
  1. Simoni

    Opa, amei já estou chegando lá!! E realmente amadurecemos e encontramos conforto numa nova jornada, que é mais simples e sem correria.

    • MCelia

      Oi, Simoni, gostoso ler um post como esse não é mesmo? Da uma super animada na gente …tambem estou quase la …Beijos

  2. SHIRLEI FREIRE DA COSTA

    bom dia que lindoooo, que chegar aos 60 anos como ela linda disposta amavel e de bem com ela e com todos amei a reportagem e bjs a ela e vcs

    • MCelia

      Ola, Shirlei , obrigada querida! Bom mesmo ver a energia contagiante da Valeria, não é mesmo? Ela com certeza lera seu comentário e vai gostar muito! Obrigada! Beijos

  3. Cristina

    Parabéns M.Celia
    Você encontrou o que muitas pessoas procuram em lugares errados.
    Pensam que a felicidade está fora de nós ou em grandes coisas, como na riqueza, na beleza jovem eterna, na fama, no glamour, na casa cheia de amigos? Etc…
    Não, não e não…
    a verdadeira felicidade está nas coisas simples da vida desde que voce veja a profundidade de cada detalhe diário e agradeça sempre ao universo essa possibilidade diária de poder compartilhar com o universo a beleza profunda do seu Ser que é único no universo.

    • MCelia

      Ola Cristina, que bom que gostou do post da Valeria… é isso mesmo, a felicidade sempre esteve dentro de nós, mas teimamos em achar que esta nas coisas materiais, não é mesmo? Com a maturidade começamos a nos dar conta de que temos uma energia linda dentro de nós e com a serenidade da idade começamos a percebe-la! Muito bom ter voce aqui com a gente! Um beijo querida

  4. Rute Bomfim

    Adorei sua historia de vida, realmente precisamos viver com mais leveza, e prestar atenção nas coisas que antes achávamos insignificantes.
    Acredito realmente que podemos ajudar o nosso cérebro a se regenerar, mesmo ele estando em processo de degeneração devido ao envelhecimento.
    Precisamos muito aos 50, 60, 70 ou 80 anos cuidar do corpo, alma e do cérebro, pois sem ele, não adianta estar linda, saudável , mas sem memória.
    Me apaixonei por essa cidade.
    Bjs

    • MCelia

      Ola Rute, é isso mesmo, após os 50 começamos a perceber que a vida fica mais rica de detalhes, que não vimos antes porque a vida tinha um ritmo mais acelerado. O cuidado com nosso corpo e mente é primordial para desfrutarmos uma vida linda e tranquila. Se cuida , ta ? Muito bom ter voce aqui com a gente , volte sempre , beijos

  5. Eliana Mira

    Bom é viver a vida após os 60.
    Bom é ter qualidade de vida sem preocupação com saúde e segurança.
    Te desejo muitas felicidades.

    • MCelia

      É isso mesmo, a vida é para ser bem vivida em todas as fases! Obrigada, Eliane, agradeço pela Valeria! Muito bom ter você aqui com a gente ! beijos

  6. Heloisa

    Amei saber q tem gente vivendo de maneira simples sem a ansiedade de correr p provar algo p alguém. Eu tenho 58 e voltei a estudar. Sim estudar p.concurso. Pq? Quero ter a sensação de voltar a trabalhar para ter dinheiro e viajar (minha paixão ) sou Funcionaria Pública aposentada e não dá p fazer o q gosto apenas c a aposentadoria..

    • MCelia

      Oi, Heloisa, que legal que voltou a estudar! É isso ai! Você vai remoçar vários anos com essa iniciativa, alem de adquirir mais autonomia para fazer o que gosta! beijos

  7. Sonia Nordqvist

    Que linda a Valéria! E escreve muito bem! Adoro esse estilo bem informal, que transmite a sensação exata do que ela está sentindo nessa fase tão bonita da vida… Bjs a todas vcs!

    • MCelia

      Oi, Sonia, a Valeria arrasou neste post, né? E voce sempre aqui com a gente!!! Beijos querida!

  8. Maria Lucia Costa dos Santos

    Amei o post da Valeria. Eu fiz 63 anos a uma semana atrás (dia 8) e me presenteei com uma viagem, sozinha, para um lugar que queria muito conhecer: os Lençóis Maranhenses. Foi a melhor coisa que fiz por mim e já estou pesquisando a próxima viagem, que talvez seja para Manaus. Decidi conhecer o restante do Brasil que ainda me falta conhecer. A vida realmente começa aos 60, pra mim, no caso foi aos 63. Grande abraço.

    • MCelia

      Que bacana , Maria Lucia!!! Se quiser e puder fazer um post sobre suas viagens iríamos adorar postar aqui no blog! Aproveite muito suas viagens! Um beijos

    • Maria Lucia Costa dos Santos

      Vou me organizar para mais uma viagem, depois faço sim. Muito obrigada, bjo.

      • MCelia

        Que bom , te aguardo! beijos

  9. Marisa Gomes

    Oi Valéria, tudo bem, adorei o texto. Estou com 61 anos e muito feliz com minha recente aposentadoria. Minha visão é exatamente esta. Aproveitar todos os detalhes simples da vida e ser feliz.

    • MCelia

      Oi, Marisa, a Valeria vai gostar de saber que você esta na mesma energia que ela …um beijo querida !

  10. Delfina Marques

    Amei estou com 56 esta é a vida que quero para mim

    • MCelia

      Oi , Delfina, muito bom saber que ainda temos muita coisa para fazer , não é mesmo? Um beijo !

  11. Delfina Marques

    Amei ,rosto lindo aos 60

    • MCelia

      A Valeria é linda …e de bem com a vida! beijos Delfina

  12. Lucia Helena

    Parabéns !!! Adorei !!!Agradecida pelo comentario maravilhoso era tudo que eu precisava para valorizar meus 66 anos

    • MCelia

      Volte sempre, Lucia ! beijos

  13. Vera Vialle

    Valéria!!! Adorando tutti e vou segui-lá!!

    • MCelia

      Oi, Vera , veja o novo post sobre o Lago Maggiore, voce vai adorar…beijos ( entre la no blog ta bem na primeira pagina)