Aprenda a lidar com a “tensão pré Natal”

15/12/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Se você sente angústia só de ver luzinhas de Natal espalhadas pela cidade, Papais Noéis de todos os tipos enfeitando shoppings, padarias e oficinas mecânicas, panetones empilhados nos supermercados, árvores de Natal de todos os tipos e tamanhos, você é mais uma entre milhões de pessoas que sofre da “Síndrome de Stress Pré-Natal”…

 

 

Essa síndrome se caracteriza pelo surgimento de sentimentos como ansiedade, irritação, uma certa melancolia e cansaço só de imaginar o que está por vir: preparar a ceia, arrumar a casa, enfrentar shoppings lotados, trânsito infernal, listas de presentes, gastar mais dinheiro do que o previsto, contornar desavenças familiares etc. etc. etc. Ufa!

 

 

Aprenda a se preparar para curtir e aproveitar o seu Natal com alegria e bom humor! Veja algumas dicas valiosas extraídas do livro “Descomplique Seu Natal”, escrito por Elaine St. James.

 

1- Recorde a sua infância!

Lembre-se do que você mais gostava na infância e tente repetir o que traz boas lembranças.

 

 

2- Não se obrigue!

Descubra o que você não gosta no Natal e evite. Não se obrigue a participar e fazer coisas que lhe sejam desagradáveis.

3- Experimente experimentar!

Reduza gastos e convide as outras pessoas a fazerem o mesmo. Busque alternativas para diminuir as despesas tradicionais. É divertido experimentar algo mais criativo.

4- Deixe a culpa de lado!

Ao menos nesse dia, deixe a culpa de lado. Você não é responsável pela miséria do mundo, pelos desentendimentos da família, por isso ou por aquilo.

5- Dê vida às tradições!

Considere as origens e tradições que fazem sentido para você, sua família ou amigos e vá fundo nesse resgate. Isso dará mais sabor a tudo.

 

 

6- Respeite sua vontade!

Se você realmente não está a fim de Natal, diga para as pessoas que resolveu fazer um retiro, que continua a gostar muito de todas, e vá!

 

 

7- Faça menos!

Uma ceia não precisa ter dez pratos diferentes. Para fazer sucesso, um pequeno menu bem saboroso basta para uma noite e um dia seguinte de muito prazer à mesa.

 

 

Esperamos que essas dicas sejam úteis para que você possa curtir essa essa época do ano com muito prazer.

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

8 Comentários:Aprenda a lidar com a “tensão pré Natal”
  1. Maria Dulce Alsleben Rubin

    As festas me deprimem pois nelas que as piores coisas me aconteceram o brilho do natal e os fogos do ano me trazem lenbranças de nada boas só consigo me lenbra de minha infancia com carinho pois era eu uma menina pobre mas feliz mas a vida não me foi feliz

    • Virginia

      Olá Maria Dulce (o seu nome é muito bonito), não desanime nem perca a esperança. Talvez VOCÊ possa SE fazer feliz pensando e cuidando mais de si mesma. Um abraço

  2. marisa paifer

    Talvez o que incomode seja mesmo a sensação da obrigação. De que muitos se reunam por obrigação, convidem por obrigação, recebam por obrigação, tudo apenas pelo cumprimento de uma tabela chamada tradição.
    É preciso resgatar o prazer do encontro, meditar na importância daquelas pessoas em nossas vidas, com suas virtudes e defeitos.

    • Virginia

      Marisa, você tem razão, devemos procurar fazer do Natal uma festa de encontros verdadeiros. Bjs

    • Eliete Gonçalves

      Bom dia amigas… Eu deixei de gostar desta época de Natal faz tempo, justamente por causa das “cobranças e obrigações”. E o pior é que “sobra” tudo pra mim. Não tenho empregada e faço tudo sozinha: Ceia, almoço, lanche da tarde, etc… afffeeeee!!!E para piorar, meu aniversário é dia 26/12. Eu nem acabei de organizar a bagunça e lá vem o povo de novo!!! Fico muito cansada!!! Será que eu tenho o direito de “não querer” receber ninguém??? Tenho vontade de sumir… Só não faço isso por causa da minha mãe que é idosa (83) e eu acho que ela não merece. Do contrário, eu sumia mesmo!!!!

      • MCelia

        Eliete, tente conversar com seus familiares e divida o trabalho, cada um te ajudando um pouco a coisa fica mais leve. Tenha um pouco de paciencia, é só uma vez por ano… Curta seu aniversario fazendo uma coisa mais simples , de uma maneira que não te de tanto trabalho. Mas não deixe de comemorar, é uma epoca tão gostosa revendo os familiares, com sua mãe por perto…Tente se acalmar e se cuide para não ficar sofrendo tanto. Bjs

  3. Isabel

    Bom dia…..Ameia essa matéria….Acho que sofria esse mal e e nem sabia…
    GOSTEI DE NÃO SE OBRIGUE. ABRAÇOS. E PARABÉNS PELA MATÉRIA.

    • Virginia

      Que bom que gostou Isabel, tem muita gente que nessa época, fica ansiosa e deprimida, é preciso sabe lidar com isso para não sofrer desnecessariamente. Um excelente domingo para você, bjs