Postado por: Virginia

Cabelos fracos, quebradiços e opacos? Existe solução!

imagesCAVLQNG4

Além de cabelos quebradiços, fracos e opacos muitas mulheres vêm notando também a queda de cabelos. Esse fenômeno pode ser provocado por diversas causas como distúrbios hormonais, fatores genéticos e stress. Para entender melhor esse assunto, conversamos com Helena Freire McDonnel que mantém no Espaço Kurma um Hair Studio onde, além de oferecer os serviços de corte, escova, coloração, manicure e depilação, também trabalha com terapias capilares.

viva50: Helena, você pode nos contar por que se interessou por essa área tão expecífica como a Terapia Capilar?

Helena: Há muito tempo observo que as pessoas, homens e mulheres, apresentam inúmeros problemas capilares. Alguns, inclusive, estão ficando carecas. Esse fenômeno chamou tanto a minha atenção que passei a me interessar pelo assunto. Comecei então a pesquisar sobre a vida e a saúde dos cabelos. Foi nessa pequisa que descobri a Tricologia – área do conhecimento que estuda a formação e estrutura dos cabelos e do couro cabeludo, seus problemas, tratamentos, prevenção e cuidados. Entrei em contato com um grande especialista na área com quem fiz cursos teóricos e a parte clínica onde atendi e acompanhei inúmeros casos. Depois disso fiz pós graduação em tricologia na Faculdade Oswaldo Cruz.

viva50: Fale um pouco sobre a terapia capilar desenvolvida no Hair Studio  Kurma.

Helena: Assim como cuidamos da pele é importantíssimo cuidar da saúde dos cabelos. Aqui temos por princípio não usar formol em nenhum procedimento estético pois sabemos que ele é uma substância altamente prejudicial aos cabelos.

viva50: E quanto ao uso de tintura?

Helena: A tintura é usada por quase todas as mulheres e é impossível pedir a elas que não o façam. Então, procuramos atenuar os efeitos da química usando produtos que são menos agressivos como o Vitaderme que contém uma quantidade menor de amônia. Temos também tratamentos voltados para revitalizar cabelos tingidos e outros  direcionados para a queda de cabelos.

viva50: Como isso funciona?

Helena: Temos um especialista que faz a avaliação e o diagnóstico do problema. Quando percebemos que o problema se deve à hereditariedade, oferecemos tratamentos para controlar o processo da queda. Afinal, não é porque o pai ficou careca que o filho/filha precisa ficar também! Porém, esse tratamento precisa ser acompanhado por um médico uma vez que ele envolve outras práticas e, nesse sentido, o que nos cabe, é fazer a parte complementar com tratamento a lazer, tonificação, trabalho com argila e, inclusive, acupuntura. Esses tratamentos, aliados às prescrições médicas, ajudam muito a restaurar a saúde dos cabelos.

 

viva50: Muito obrigada. Helena. Esse assunto é bastante atual e, hoje em dia, preocupa tanto os homens como as mulheres.

 

Leave a Reply