Começar de novo – por Hilda Lucas

26/11/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

“Quantas vezes pensamos: Ah, se eu pudesse começar de novo, faria tudo diferente…

Começar de novo não é necessariamente começar de novo. Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, pense novo. Às vezes, essas oportunidades chegam em forma de rupturas, mudanças dramáticas, perdas, rejeições, doenças. Às vezes, a chance se esconde no fim das grandes crises, das guinadas da sorte, das puxadas de tapete. Às vezes, só criamos coragem depois de perdermos o rumo, o chão. Na maior parte das vezes, só enxergamos com clareza quando estamos de fora.

Começar de novo não é reiniciar, é inventar outro padrão. É preciso reconhecer os erros, os nossos e os alheios, as fraquezas, os excessos, os entraves. Começar novo é permitir-se inclusive novos enganos, erros, fragilidades mas não os mesmos.

Só quem já apanhou da vida é capaz dessa façanha: passar os planos a limpo, faxinar as porões do coração, despedir-se daquelas dores crônicas, libertar-se do passado. Quando os velhos modelos falem, os antigos códigos não dizem mais nada, o futuro imaginado desaparece e até os sonhos murcham mas a despeito de tudo você percebe saídas, diagnostica a crise, identifica as fragilidades e não se dá por vencida, nesse momento você está engendrando o novo. Não uma retomada mas uma nova história.

Só quem viveu bem suas perdas e enganos pode começar novo. Só quem conhece o peso do fracasso, da solidão e da esperança perdida pode trocar de pele, escolhas, script. Como disse o filósofo: O que não me mata, me fortalece. Alguns caminhos, erros e ideais só se percorre, comete e persegue uma vez. Muitos deles tem prazo de validade. Nossas escolhas, certezas e sonhos não são estáticos; muitas vezes são eles que se mudam de nós, desistem de nós, insistir é burrice, é prolongar o desgaste.

Quando a vida lhe der uma oportunidade de recomeçar, seja generosa, diga sim, surpreenda-se e experimente ser a pessoa que você se tornou depois que enfrentou suas noites traiçoeiras, chorou suas perdas, atravessou seus desertos, matou seus leões.”

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

33 Comentários:Começar de novo – por Hilda Lucas
  1. Isabel

    Perfeito…….como esta fanpage me ensina…

    • MCelia

      Oi , Isabel , que bom ler seu comentario !!! Bjs

  2. f

    ok

  3. Clara

    Lindo, verdadeiro e sensível

    • Virginia

      Querida… linda, verdadeira e sensível…

  4. Darlene

    mulher que linda essas palavras ,alem de bela temos que aprender sempre colocarmos em pratica tudo isso que vc postou me ajudou muito.grata

    • MCelia

      Darlene , Bem vinda ao Viva50 !Lindas mesmo , né? Obrigada e tente colocar em pratica , te ajudara muito ! Bjs

  5. Sonia Ciuffo

    Imensamente obrigada Virginia por nos presentear com o texto de Hilda Lucas.

    Deu-me a coragem de continuar a minha mudança que até rio dos novos caminhos percorridos.

    Forte abraço.
    Sonia

    • Virginia

      Querida Sonia, um bom texto tem o poder de nos incentivar, de nos dar coragem para seguir a diante, que bom que as palavras da Hilda Lucas chegaram no momento certo para você, que, pelo que parece, é uma pessoa forte e bem humorada.
      Grande abraço e uma ótima semana!

  6. Cida Perez

    Com são bons os textos da Hilda Lucas!!
    Parabéns !

    • MCelia

      Bons mesmo, né, Cida? Que bom que gostou, beijos!

  7. Regiane

    Adorei esse texto amiga…caiu como uma luva pra mim,agora acredito que é o momento pra começar de novo,bjus

    • MCelia

      Que bom, Regiane! Boa sorte no seu recomeço! Bola para frente!!! beijos.

  8. Fatima Torres de Melo

    Perfeito esse texto, parece que foi feito pra mim, que a anos não consigo sair do lugar,paralisada com medo da mudança!!

    • MCelia

      Oi, Fatima, que bom que voce gostou, é bem comum na nossa idade se acomodar,né? Mas ainda bem que voce esta ligada, tente ir fazendo uma coisa ou outra para mudar, coragem! bjs

  9. Regina lucia

    estou agora nas noites traiçoeiras, perda de um grande amor, no entanto cheia de planos para a vida. deixei que alguem cuidasse da minha vida. Que loucura.

    • MCelia

      Regina, procure cuidar dele agora…va atras e tente refazer a vida de voces… Bjs

  10. Regina

    Isso se aplica a mim, preciso arrancar tanta coisa. Arranjar força.

    • MCelia

      Regina, você tem muita força! É só começar a pensar em você e o que quer para você! Boa sorte!!! Bjs

  11. Moacyr

    50 anos

    • MCelia

      Ola, Moacir, bem vindo ao Viva50!

  12. sandra

    gostaria de receber mensagens ! obrigada

    • MCelia

      Que bom, Sandra! Bem vinda! Se você assinalou que gostaria de receber nossos avisos de novos posts , você recebera, ok ?
      Bjs

      • Maria Leni Batista

        Linda reflexão, a vida me ensinou que de tanto tombo nos tornamos mais seletiva, aquilo que de deixe feliz é o momento de aproveitar as oportunidades que a vida lhe oferece.Viva intensamente, descubra os valores que há em você…

        • MCelia

          Muito verdadeiro, Maria leni! Os tombos são ensinamentos em nossa vida, precisamos saber aproveita-los e entende-los! Um beijo para você e volte sempre!

  13. Méia

    Perfeito sua clareza dos fatos ao longo da vida.
    O novo vem sempre, e com eles o fracasso ou o aprendizado.
    Perfeito sua palavras,mi fez bem ler, e refletir.
    Obrigada!!!!

    • MCelia

      Que bom que gostou do texto da Hilda Lucas, Méia! Volte sempre ! Bjs

  14. DENISE SANDES

    Esse texto chegou num momento certo,hoje, e não havia pensado que não é começar novamente é pensar novo,é inventar novos padrões de pensamento.
    Fiz sessenta anos,o corpo dá sinais do tempo,mas nossa alma e nossos pensamentos podem e devem seguir novos padrões,e estar sempre renovando,isso nos traz a juventude.
    Obrigada pelo maravilhoso texto ,com sua permissão vou imprimi-lo para ler todo dia,para que o entusiasmo se mantenha aceso.

    • MCelia

      Que legal , Denise, que este texto chegou em boa hora para você! Imprima mesmo e leia sempre que precisar…E você esta no caminho certo, nossa alma e nosso mental bem cuidados nos levam longe! Volte sempre , beijos.

  15. FATIMA MARIA SANTOS SOUSA

    AMEI, CAIU COMO UMA LUVA, DENTRO DO PROBLEMA NO QUAL ENFRENTO, OBRIGADA PARABÉNS

    • MCelia

      Que bom que chegou em você em boa hora, Fatima ! Muita luz e energia para você para enfrentar seus problemas ! Beijos querida!

  16. marcia torcatto

    Texo bacana, mas que nos deixa com a reflexao sobre a enorme necessida da gente se reconstruir sem repetir os mesmos erros da nossa historia.Eita coisa dificil! E tao facil fazer igual! Fazer de um jeito novo, isso sim e um misterio!!!

    • MCelia

      Oi, Marcia, mas o legal é fazer coisas novas, mesmo que seja com novos erros, isso é viver a vida, fazer o que nos da vontade e aprendendo todo dia a nos conhecer! O mistério maravilhoso da vida! Um beijo querida!