Postado por: MCelia

Joelhos, por que doem?

joelho 3

 

Por que eles também têm 50 ou mais anos!

Mesmo as pessoas que não são atletas profissionais reclamam de dores nos joelhos. Muita caminhada sem o devido descanso, má postura, trabalhar em pé, tudo isso pode prejudicar os nossos joelhos.

Com eles, todo cuidado é pouco. Resolveu caminhar ou correr mais do que aquilo que está acostumada? Seus joelhos deram sinal? O que fazer? Fortalecer os músculos pode ajudar, e muito.

Vou ensinar 4 exercícios para fortalecer as áreas que suportam os joelhos. Faça-os 2 a 3 vezes por semana. E após os exercícios alongue-se, ok?

1) Deitada de costas com a perna direita reta e estendida e a perna esquerda dobrada com o pé esquerdo todo no chão. Contraia a coxa direita e levante a perna devagar até ficar paralela com o joelho esquerdo, a seguir baixe bem devagar. Repita de 8 a 12 vezes e alterne as pernas. Faça 2 vezes com cada perna. Para quem já está acostumado com esse exercício, comece segurando contando até 35 com a perna em cima.

2) Sentando na parede
Coloque uma bola de mais ou menos 20 cm de diâmetro nas costas de encontro com a parede. Pés afastados na largura dos ombros e distante da parede em uma distância confortável para você. Corpo reto. Bem devagar, dobre os joelhos e desça seu corpo até suas coxas estarem paralelas ao chão. Mantenha os joelhos acima dos seus pés (não na frente deles) e o abdômen contraído para evitar jogar o peso para as costas. Faça uma pausa embaixo e suba novamente. Repita de 8 a 12 vezes, 2 séries.

Se você ja conhece esse exercício, fique mais tempo com os joelhos paralelos ao chão e conte até 3, 5 ou 10 antes de subir!

3) Ponte
Deite de costas com os braços nas laterais e palmas das mãos para cima. Os dois joelhos dobrados, pés todos no chão. Usando abdômen e glúteos, levante seu tronco e quadril devagar do chão controlando seus movimentos. Aperte seus glúteos em cima, a seguir desça devagar controlando o movimento. Mantenha a pressão nos seus ombros, não na sua cabeça e não empurre com as mãos.

Se você sentir câimbra nos seus tendões traseiros, você saberá que está trabalhando intensamente. Solte-os devagar e relaxe. Repita esse exercício de 8 a 12 vezes. Se para você está fácil, segure em cima e conte até 35.

4) Trabalhando a panturrilha
Segure-se em uma cadeira ou se apoie na parede e levante a perna direita (canela paralela ao chão). Estenda o tornozelo e levante o corpo nas pontas dos pés. Desça devagar e repita de novo de 8 a 12 vezes. Se quiser dificultar, segure em cima contando até 30.

 

 

Mais algumas dicas para manter seus joelhos saudáveis:

– Consulte sempre um médico se a dor persistir após descanso, massagem, gelo etc.
– Pare de fazer atividades que exigem muito do seu joelho.
– Fortaleça os músculos que ajudam a segurar seu joelho.
– Alongue-se adequadamente, de preferência aquecida.
– Mantenha seu peso saudável.
– Use tênis apropriado para cada esporte.
– Não ignore a dor, respeite-a.
– Não se esqueça da postura ao caminhar. Contraia sempre seu abdômen e não force sua lombar. Uma postura errada afeta todo seu corpo, inclusive o joelho.

 

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  1. aurea arai

    Oi, sera que podera enviar um video com os exercicios, para que a gente nao faca errado obrigada

    • MCelia

      Ola Aurea , infelizmente não temos video , mas os exercícios são bem fáceis , veja se consegue segui-los ,mas com o maior cuidado , ok ? Se achar dificil é melhor não faze-lo e procurar ajuda de um profissional , bj

  2. annete conrradi

    adorei as dicas… estou mesmo precisando reforçar os joelhos. vou me esforçar para fazer rotineiramente. bjos

  3. Janayna

    Adorei as dicas de exercícios para fortalecimento muscular, tenho artrose e sei o quanto é importante.

  4. Simone Regina

    Outra coisa muito legal para joelhos – não somente para esses – é o chá de gengibre, tenho artrose e menisco em meus dois joelhos e esse chá tem me dado um alívio das dores que não consegui com nenhum medicamento. O gengibre é um anti inflamatório natural muito poderoso. Fica a dica!

  5. Ilma Madureira

    Ótimos exercícios.

  6. rosangela damaceno de lima

    tenho muita dor no joelho

    • Virginia

      Olá Rosangela, se a sua dor for muito forte seria bom que você consultasse um médico, com certeza ele vai poder te ajudar a aliviar esse incomodo. Obrigada pela sua participação, bjs

  7. Gloria da Costa

    Legal. Mas agora não posso fazer nenhum exercício além do alongamento que junto com outros procedimentos faço na Fisioterapia. Tenho o maior respeito pelos joelhos porque a gente anda em cima deles a vida toda, né?

  8. Edina Mendes Shepherd

    Gostei das dicas, as vezes sinto dor no joelho direito, vou adicionar esses exercícios aos meus……Bjs