Menopausa passo a passo

06/11/17 | postado por: MCelia

 

1- O que é a menopausa?

Menopausa é o fim permanente da menstruação. É um ponto de transformação, não uma doença, mas pode ter um grande impacto no bem-estar da mulher. Embora a menopausa possa trazer ondas de calor, suores noturnos e outros sintomas, também pode ser o início de uma nova e gratificante fase da vida da mulher – e uma oportunidade para a mulher se cuidar mais contra os riscos de saúde, como doenças cardíacas e osteoporose.

 

grafico da menopausa

 

2-O que causa a menopausa?

A idade é a principal causa da menopausa. É o fim de potenciais anos em que mulher pode engravidar, provocada pelos ovários gradualmente diminuir a sua função. Determinadas cirurgias e tratamento médico podem induzir a menopausa, como por exemplo a remoção dos ovários, quimioterapia e terapia de radiação pélvica.

3-Quando é que a menopausa inicia?

Em média, as mulheres entram na menopausa natural aos 51 anos, segundo pesquisas. Mas a menopausa pode começar mais cedo ou mais tarde. Algumas mulheres começam a menopausa aos 40 anos, e uma porcentagem muito pequena entram somente aos 60 anos. Mulheres que fumam tendem a entrar na menopausa alguns anos antes do que as não-fumantes. Não há nenhuma maneira comprovada para prever idade da menopausa. É apenas depois que uma mulher fica sem seus períodos por 12 meses seguidos, sem outras causas, que a menopausa pode ser confirmada.

4 -Antes da menopausa, pré-menopausa.

A menopausa acontece gradualmente. Os ovários não param abruptamente de trabalhar; eles diminuem a velocidade. A transição para a menopausa é chamada pré-menopausa. A menopausa é um marco – é o dia que marca 12 meses em uma linha desde o último período de uma mulher. Durante a pré-menopausa, ainda é possível engravidar – apesar de seus períodos estarem imprevisíveis, seus ovários ainda estão funcionando e podem ovular, embora não necessariamente mensalmente.

 

menopausa grafico 2

 

5- Menopausa: O que esperar?

A menopausa não é um evento igual para todas as mulheres. Ela afeta cada mulher de forma diferente. Algumas mulheres chegam à menopausa naturalmente, com pouca ou nenhuma dificuldade; outros experimentam sintomas mais graves que prejudicam drasticamente suas vidas. E quando a menopausa começa, de repente, como resultado de cirurgia, quimioterapia ou radioterapia, o ajuste pode ser difícil. Veja abaixo alguns sinais que várias mulheres sentiram com intensidade diferentes:

6- Sinais da menopausa.

Mudanças na vinda da sua menstruação (período) Com a aproximação da menopausa, a menstruação de uma mulher provavelmente vai mudar. Mas essas mudanças podem variar de mulher para mulher – períodos pode ficar mais curto ou mais longo, mais pesado ou mais leve, com mais ou menos tempo entre os períodos. Tais mudanças são normais, mas recomenda-se consultar um médico se os seus períodos ficarem muito perto, se você tiver sangramento intenso ou se os seus períodos durarem mais de uma semana.

7-Sinais da menopausa: Ondas de calor.

Ondas de calor (ou fogachos) são comuns na menopausa. Um flash quente é uma breve sensação de calor, que pode tornar o rosto e pescoço corado, causar manchas vermelhas temporárias no peito, costas e braços. Sudorese e calafrios podem aparecer em seguida. Ondas de calor variam na sua intensidade e geralmente duram entre 30 segundos a 10 minutos. Vestir roupas em camadas leves, ter sempre em mãos um leque, fazer exercícios regulares, evitar alimentos picantes e quentes, controlar seu stress podem ajudar a diminuir os calores.

 

menopausa hot flashs

 

8-Sinais da menopausa: problemas com seu sono.

As ondas de calores quando acontecem durante a noite podem dificultar o sono, nos acordam eas vezes fica difícil voltar a dormir. Experimente estas dicas: Evite roupas de cama pesadas. Escolha algodões leves ou materiais simples para as suas roupas de dormir. Mantenha um pano úmido nas proximidades para você poder se resfriar rapidamente. Fale com o seu médico se você tiver muito suores noturnos e eles estiverem atrapalhando suas noites de sono.

9-Sinais da menopausa: Problemas com o sexo.

Menos estrógeno pode levar à secura vaginal, o que pode tornar a relação desconfortável ou dolorosa. Tente usar um lubrificante. O libido também pode mudar, mas muitos fatores além da menopausa – incluindo estresse, medicamentos, depressão, falta de sono e problemas de relacionamento – também afetam o desejo sexual. Converse com seu médico se ocorrerem problemas sexuais – não se contente com uma vida sem sexo ou com sexo sem qualidade. Procure ajuda!

 

menopausa sexo

 

10-Gerencie seus sintomas.

Se os sintomas da menopausa são um problema para você, procure logo seu médico/a. Ele pode ajudá-la a avaliar os riscos e benefícios da terapia de reposição hormonal na menopausa. Existem outros tratamentos como: pílulas anticoncepcionais de baixa dose, se você está na pré-menopausa, antidepressivos, medicamentos de pressão arterial, ou outros medicamentos que podem lhe ajudar com as ondas de calor; e creme de estrogênio vaginal. Seu médico/a também pode dar dicas sobre seu estilo de vida, sobre como ajustar sua dieta, fazer mais exercício, melhorar seu sono e administrar seu stress.

 

menopausa hormoniao terapy

 

11-Terapia de Reposição Hormonal.

Terapia de reposição hormonal alivia os sintomas da menopausa. Vários produtos de prescrição estão disponíveis para tratar as ondas de calor e sintomas vaginais. procure seu médico/a e veja se ele que você esta apta a fazer a reposição hormonal. Recomenda-se tomar a menor dose possível,e durante um tempo não tão longo, porque os estudos têm relacionado o uso a longo prazo da terapia de reposição hormonal a um maior risco de ataques cardíacos, derrames, coágulos sanguíneos, e câncer de mama.

12-Terapia Hormonal Bioidêntica.

“Terapia de hormônio bioidênticos”-feitos em farmácias de manipulação especialmente para você, estão sendo usados por alguns médicos, mas eles também devem ser usado com o mesmo critério, seu médico tem que te analisar e ver se você está apta a este tratamento, ainda não exige um reposição hormonal totalmente sem risco. Siga seu médico/a e siga o conselho de não tomar doses muito altas e nem tomar por muito tempo.

13-Tratamentos alternativos para a menopausa.

Interessada em testar tratamentos alternativos ou complementares para os sintomas da menopausa? Existem varios produtos que para algumas mulheres surtem efeitos tais como a soja, amora e outros… Procure em lojas de produtos naturais quais as novidades e experimente, para ver se podem dar um bom resultado para você. Fale com seu médico/a sobre o produto a ser usado antes de experimentá-lo.

 

menopause-10-treatment

 

14-Riscos para a saúde na menopausa.

Com a menopausa vem uma maior chance de doença cardíaca e da osteoporose (ossos ficam mais porosos). A perda de estrogênio pode ter um papel importante nas doenças do coração entre as mulheres após a menopausa, a terapia de substituição hormonal não é recomendada para reduzir o risco de doença cardíaca ou acidente vascular cerebral. Ações preventivas são muito importantes durante toda nossa vida, mas na menopausa temos que acelerar os cuidados e sempre procurar ajuda médica para estarmos cientes que estamos fazendo a prevenção certa.

 

menopausa osteopororse

 

15-Mantenha-se saudável na menopausa.

Viver uma vida saudável é importante durante toda a vida de uma mulher. E nunca é tarde para começar a se cuidar. A menopausa é um ponto da vida da mulher que ela deve mais do que nunca se cuidar. Fazer um check-up que inclua a medição de sua pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue e outros exames de rotina, tais como a mamografia é fundamental. A menopausa também é um grande momento para atualizar sua dieta, atividade física e habilidades de controlar seu stress – o seu médico/a pode te dar algumas dicas de como você pode planejar uma menopausa saudável.

 

menopausa bike

 

16-Vida ativa na menopausa é uma obrigação.

Uma das coisas mais inteligentes que uma mulher pode fazer para ter uma transição da menopausa de maneira mais saudável é dar uma grande importância a atividade física regular. Isso inclui exercícios aeróbicos para o coração e musculação para que os ossos fiquem com maior proteção. Esses dois tipos de exercícios ajudam também o ganho de peso e ainda melhoram o humor. Mesmo que a mulher não tenha tido uma vida muito ativa quando mais jovem nunca é tarde demais para começar. A menopausa é um novo começo, e o momento perfeito para começar novas atividades em sua vida.

 

menopausa aitva

 

17- Menopausa: Começa uma nova era!

A cultura ocidental tem sido obcecada com a juventude. Mas as mulheres na pós-menopausa de hoje estão aproveitando ao máximo – e até mesmo celebrando – a sua nova fase de vida. Em vez de olhar para trás com nostalgia do que passou, as mulheres estão usando o tempo para redefinir a si mesma com pensamentos positivos, amar a si mesmo, explorar o que traz prazer, e reviver e não aposentar a sua vida sexual.

 

menopausa mulheres

Artigo retirado da revista online WebMD.

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

36 Comentários:Menopausa passo a passo
  1. MARIATEREZASDE MELO

    Adorei a matéria …mto importante as dicas..p mim foi mto importante
    pois estou passando por este período….Obg…Abçs

    • MCelia

      Oi ,Maria Tereza , é sempre bom estarmos sempre falando da menopausa, quanto mais sabermos dela menos sofremos , né? Bjs

  2. Edina Mendes Shepherd

    Gostei muito dessa matéria, sempre aprendendo alguma coisa, apesar de ter conhecimento de certos itens citados…..Bjs

    • MCelia

      Oi , Edina, é sempre bom estarmos lendo sobre a menopausa , sempre tem alguma coisinha nova pra gente tentar , né?
      Bjs

  3. JOCELAINE FAGUNDES INCHAUSTI

    TENHO 58 ANOS, TRABALHO EM UM HOSPITAL, SOU FONOAUDIÓLOGA, FUI CASADA DUAS VEZES E TIVE VÁRIOS RELACIONAMENTOS QUE VARIARAM DE DIAS A 4 ANOS…NÃO ENCONTREI NENHUM COMPANHEIRO QUE VALESSE À PENA… LI AGORA, NO ARTIGO ACIMA, PARA NÃO SE CONTENTAR COM UMA VIDA SEM SEXO OU COM SEXO DE MÁ QUALIDADE; MAS E QUANDO A GNT SE SENTE BEM SEM SEXO? ESTÁ ERRADO? HÁ UNS 2 ANOS QUE ME SINTO TRANQUILA SOZINHA NA CAMA, SEM ANSIEDADES, SEM AMARGURAS, DURMO BEM, ESTOU DE BEM COMIGO E COM O MUNDO, ACORDO EM PAZ…MEUS EXAMES ESTÃO TODOS BEM, APESAR DE TER APARECIDO CERCA DE 2 ANOS UMAS ARRITMIAS CARDÍACAS, HEREDITARIEDADE… ANTECEDENTES FAMILIARES… MAS ENFIM…ACHO QUE ESTÁ TUDO CERTO, NÉ?

    • MCelia

      Oi , Jocelaine, se voce esta tão bem só, não vejo problema algum, é bem comum mulheres viverem bem sem sexo e de bem com elas mesmas. O importante é se cuidar e ser feliz com ou sem um parceiro. Bjs

  4. Fátima Nogueira

    Gostei muito de todas as matérias, vocês estão de Parabéns.

    • MCelia

      Oi, Fatima, querida , seu comentario nos da animo para continuarmos com o Viva50!!! Muito obrigada ! Bjs

  5. nieta

    Boa noite gostei dos comentario,tenho uma duvida, já faz algum tempo que não tenho mais fuxo mestrual mais ou menos 1 ano e 7 meses e agora tive uma surpresa mestruei novamente. mais esta normal sem surpresa.
    Tenho mioma a 15 anos mais e de um tipo que não de caso cirurgico.
    pergunto?
    É normal eu mestruar depois de tantos meses depois de ter parado?
    Estou preocupada com o ocorrido.O fuxo mestrual esta normal.
    o que devo fazer ?
    nunca senti nada dos inumeros sintoma da menopausa.

    • MCelia

      Ola, Nieta, o mais correto é procurar seu medico/a e ver certinho o que esta ocorrendo. Como voce tem este mioma que mencionou, seria legal saber certinho o porque veio sua menstrução depois de tanto tempo, não é mesmo? Quanto a não sentir nada dos sintomas, é normal , voce é uma das mulheres sortudas, rsrsrs , cuide-se!!! bjs

  6. Rosi

    Bom dia!!!
    Entrei na menopausa com 49 anos, comecei a sentir dores na coluna e alguns lugares do corpo. Sempre fiz muito exercicio fisico, e não entendo porque das dores!!! A dois anos, não menstruo mais, infelizmente. O estrogenio é muito importante para não ter dores? Ele é o grande responsável por estas dores?
    Tentei algumas RH, mas não me dei muito bem, será que eu tomando algumas vitaminas, teria alguma melhora?
    Obrigado.
    Rosi.

    • MCelia

      Ola, Rosi, voce deveria se consultar para saber o porque dessas dores…Tem otimas vitaminas para nós mulheres 50+, mas não acaba com dores. Experimente a Centrum para mulheres 50+. Mas não deixe de procurar um medico para ver direito essas dores, ok ? Bjs

  7. Lia de Oliveira

    Muito importante esta materia….Dicas p vida mais saudavel! Obgda

    • MCelia

      Que bom que gostou, Lia! Vida saudável é tudo o que mais queremos, não é mesmo? Bjs e boa semana!

  8. Sonia Maria s Costa

    Boa Noite amiga MCelia… Hoje queria compartilhar com você que estou muito feliz ,acabou de chegar o meu Centrum Silver… Queria ver com você quando você compra é em qual site, comprei na Nutrivita .. Mas é bom saber se tem outra opção… É o outro Sorriy como é o nome direitinho pra mim pesquisar! Agradeço muito a Deus pela sua vida! Bjs!!!! Minha amiga linda!!!

    • MCelia

      Oi, Sonia, querida!!! Compro o Centrum aqui em SP em farmacias normais, nunca comprei em sites…Agora este outro que voce fala , ja procurei onde mencionei-o e não achei, não estou lembrada que produto é esse…desculpe!!! Se puder me fala em que post ou comentário falei nele…neste que voce comentou não encontrei…depois me conta se voce se deu bem com o Centrum, ok ? Bjs e uma ótima semana para voce !

      • Sonia Maria

        Bom dia! MCelia! O produto que você comentou anteriormente é da herbalife importado.. Queria o nome certinho pra pesquisar! Quanto ao Centrum, estou tomando faz 4 dias e já percebo que estou dormindo muito bem! Estava bem debilitada pelo jeito, estou dormindo pesado…. Acordo renovada, louvo a Deus por sua indicação … Estou com maior carinho com o meu Centrum Silver .. Uma dica legal que descobri e que Ta me ajudando muito é o Chá de Ortelã que tem inúmeros benefícios e me deixa bem relaxada!!! Estou muito feliz de caminhar com amigas como vocês que valem Ouro!!! Deus abençoe cada uma desse grupo! Uma semana cheia de alegria para todas Nós que estamos no mesmo Barco! Bom Dia!

        • MCelia

          Oi, Sonia, ahhhh lembrei : chama-se ” Woman’s Choice” ainda não é vendido aqui no Brasil. Que bom que voce ja esta sentindo a diferença, continue assim, se cuidando! E fica a dica para outras Vivas50: Cha de Hortelã! Fora que é uma delicia , né, Sonia? Volte sempre aqui no Viva50, adoramos ter amigas assim como voce cheia de energia positiva! Bjs

  9. Silvia

    Olá tudo joia? minha cunhada vai fazer 56 anos faz muito tempo que parou
    de menstruar e de repente voltou e com muita cólica e ainda não procurou
    seu ginecologista para ver a causa disso, poderia me adiantar qual seria o motivo e o risco? gosto de me manter informada e quero aproveitar a oportunidade do site para me esclarecer. grata aguado, bjo

    • Virginia

      Bom dia Silvia, infelizmente não podemos ajudar pois seria irresponsabilidade da nossa parte fazer qualquer avaliação do caso, é necessário que sua cunhada procure um especialista por que somente ele, através de exames clínicos, poderá diagnosticar os motivos do sangramento.
      Uma ótima semana pra você,
      Bjs

  10. ana maria

    Adorei o vosso artigo, as dicas tudo..e

    Obrigada. Continuem 😊.

    • MCelia

      Que bom que gostou, Ana Maria! Bjs e obrigada pela força!

  11. Aléxia Maia

    Minha querida menopausa e minha amiga ! Querida sim, pois e da minha natureza, do meu corpo que tanto amo. Mas tomei uma decisão sobre ela e sobre mim. Que enfrentaríamos as mudanças de “cara limpa” , sim, sem remédios. Usei e uso da natureza os auxiliadores para essa fase. Estamos muito bem, obrigada. Não foi fácil. Mas assim como veio minha amiga menstruação, ela se despediu normalmente. Acredito que mente controla tudo, minha felicidade, meu livre arbítrio, minha sexualidade. O sexo, optei por deixa-lo. Sim ! e estou muito bem. Fui Feliz com ele, mas agora tenho outros prazeres na minha vida, que não são os carnais. Mais importante – estou muito bem. Sexo e fundamental na vida, mas a vida muda e vc precisa entende-la para acompanha-la e ser feliz.Tomar as decisões para seguir sempre bem com vc mesma. Aprender a ser feliz, essa e uma das essências da vida. Os momentos felizes… Fui entender somente agora. Saber superar os problemas. Tudo passa. Solidão nunca ! Somente o amor e caráter fica. bjo a todas

    • MCelia

      Alexia, vou discordar na parte que você fala do sexo…você é ainda muito nova para descartar o prazer do sexo…mas o tempo lhe dira isso, com certeza você ainda vai encontrar com “ele” e bons momentos vão te mostrar que ainda tem muita agua para passar debaixo da ponte rssrs É muito bom ter você aqui no Viva50 com suas palavras positivas, volte sempre , por favor!!! bjs

      • Aléxia Maia

        flor kkkk, Mas estou tão bem ! não sinto falta alguma ! Sou muito bem resolvida. Sou amada e amo. Amor não carnal, pois essa acaba, mas amor eterno. Esta na mente a minha alegria de viver ! Mas vamos viver, e aproveitar o sal de cada manhã. Tantos não veem a luz.. Bjo a todas

        • MCelia

          Verdade, Alexia! Que bom que você nos passa essa alegria contagiante! Volte sempre, beijos querida!

          • Sonia Maria S. Costa

            boa tarde meninas… estava com saudades de postar, entao… pesquisando sobre esse novo quadro do meu viver… tava passando por fases bem angustiantes, como postei anteriormente, aí fui buscar ajuda na medicina modular, aí fiz 53 tipos de exames, e por fim a médica me passou vitamina E , omega 3, e o DHEA, então… li muito sobre o assunto, e realmente pra mim, fez uma revoluçao no meu organismo, já que no exame que media minha taxa hormonal, ja estava acusando baixa, mas para meu ginecologista convencional, ele faltou me xingar, mas ignorei pois do jeito que estava nao podia ficar, tive 2 perdas na familia, e meu emocional tava bem ruim , muito esquecimento, e tudo que as amigas imaginar eu passei, mas o DHEA me trouxe equilíbrio em tudo, estou me sentindo muito bem, dormindo e até sonhando… muito… mas vou retornar este mes na médica, pois minha menstruaçao voltou mas com grande fluxo, e fiquei apreensiva, pois tinha um mioma que tava la no cantinho dele e que nao me traria nenhum dano, aguardando o fim do ciclo menstrual, agora, estou preocupada, estava tao feliz com o DHEA, agora preciso voltar lá e saber o que fazer, estou compartilhando com minha amigas queridas, porque se alguem, passou por essa experiencia fico muito feliz de trocar esta informaçao, pois afinal todas estamos no mesmo barco tentando se dar bem né….. Amo muito todas voces, cada uma com seu jeitinho todo peculiar!!! grande abraço na MCelia, e Virginia, que são as Princesas do grupo… Oro a Deus pela vida de voces, pois faz os nossos dias mais feliz e acreditar que vai valer A Pena. Com voces aprendi, a ver as coisas sobre um outro Angulo,… Beijos minha amigas lindonasssssssss!!!!!

          • MCelia

            Bom dia, Sonia, querida! Muito bom ter você aqui com a gente! Vamos torcer que não seja nada e que você possa voltar a tomar o DHEA , ja que te fez tão bem… Vamos postar seu comentário para ver se alguém se manifesta … Mas seria bem legal se você pudesse nos contar o que aconteceu com você depois que você descobrir, boa sorte ai e aguardamos noticias! Beijos

  12. Maria

    Adorei a matéria, foi muito importante as dicas para mim,
    pois estou passando por este período.

    • MCelia

      Que bom Maria! Bem vinda ao clube!!! bjs

  13. Lucineide Santos

    Parabéns pela materia, muito e esclarecedora pra mim.
    Um grande abraço.
    Bjs

    • MCelia

      Oi, Lucineide, bem vinda ao Viva50! Que bom que este post te ajudou , volte sempre estamos sempre falando sobre esse assunto! Beijos

  14. Maria Veridiana de Paiva

    Muito válida esta reportagem sobre a menopausa. Eu gostei bastante, porque estou passando por ela e muitos sintomas que achava absurdo e insuportáveis, passei a aceitar com mais naturalidade. Sem desespero.

    • MCelia

      Ola, Veridiana, que bom que gostou! A menopausa é realmente uma fase bem difícil para nós e quanto mais lermos e sabermos sobre ela nos faz aceitar mas a tambem procurar ajuda para dar uma amenizada nela, não deixe de procurar alternativas para diminuir os sintomas , ta? Muito bom ter você aqui com a gente! Beijos

      • Naire Paiva

        Olá companheiras de menopausa! DEixo aqui minha dica: Tintura de amora.
        Gostei de ler cada declaração e aprendi muito com a experiência de cada uma.

        • MCelia

          Oi, Naire, muito bom ter você aqui com a gente …e amora é bom mesmo! Beijos