Menopausa – por Hilda Lucas

08/01/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

É mais ou menos assim: um dia você acorda quadrada, ou talvez, ballonnée, ou pior, com jeito de matrona!

A menopausa não é colega – ouvi de uma mulher numa sala de espera de dermatologista. Estávamos as duas com os rostos inchados e chamuscados por lasers e peelings, folheando perversas revistas de moda e frivolidades, onde todos são jovens e felizes, depositando míseras gotículas de esperança nos raios que nos partem daqueles aparelhos de última geração. Balancei a cabeça como uma vaca no matadouro e, sem pestanejar, movida pela absoluta cumplicidade daquele instante, falei para a minha colega: A menopausa é uma filha da mãe, isso sim! Caímos na maior gargalhada e assim ela se tornou a minha primeira amiga de menopausa.

A menopausa é um sequestro. Uma versão, só para mulheres, de praga bíblica. Inferno astral que antecede a terceira idade. É tragicômica, portanto, para encarar, só rindo. Um dia você está no meio da sua normalidade, é arrancada de tudo que você tem como referência física de si mesma e é lançada a uma espécie de funilaria às avessas. A libido diminui na mesma proporção em que aumenta a irritabilidade.

Você não só não pensa tanto, nem gosta tanto, nem se importa tanto mais com sexo, como para compensar vira uma criatura instável, pavio curto, sem paciência para nada, capaz de discutir com um poste, de deprimir à toa, ter crise de choro com anúncio de seguradora e ataque de ansiedade ao ler o jornal. Enfim, você vira uma pessoa bem complicada, ou melhor, complexa. E, até então, você achava que TPM era o pior que podia acontecer.

Os sintomas aparecem inadvertidamente, como assaltantes, em maior ou menor intensidade, bizarros e infalíveis. Lá estão eles: ressecamento – escolha onde você terá; celulite – a pele de pêssego é substituída pela casca de laranja; flacidez – é a triste irrevogabilidade da lei da gravidade; manchas senis – essas pelo menos trazem o consolo dos muitos verões bem vividos; insônia – e com ela balanços complicados da vida; calores – esses são um requinte de crueldade, tão desprovidos de sentido que nos fazem refletir sobre a transcendência da agonia dos ovos cozidos; esquecimentos – sua memória vira uma espécie de vácuo e você passa por constrangimentos inenarráveis como aquela frase típica: “sabe aquele filme, daquele diretor, com aquela atriz, como é mesmo o nome?”; ossos de papel – e o perigo de tombos ridículos resultarem em cirurgias espetaculares onde pinos e próteses são implantados sem cerimônia; cabelos ralinhos de palha de milho – a sua trança de potranca virou um tererê; cintura – convexa ou quase inexistente com direito àqueles dois afundadinhos nas costas, como se você fosse feita de massinha de modelar; olhar – embaçado por uma nata azulada (catarata, não!!!) toldado por pálpebras fofas, generosas – e você começa a achar que tem ascendência mongol; juntas sacanas – com data de validade vencida e, como se não bastasse, a lembrança recente, acachapante, perturbadora e descompassada de como você era antes da menopausa. Você era jovem ontem! Que dó, que desperdício!

Esse é o ponto crucial: o estranhamento entre o que vemos e a nossa imagem interna. Não se trata da negação da velhice, da morte. Não. É bem mais simples e raso: você simplesmente não gosta do que vê! Trata-se de uma incapacidade temporária para sobrepor imagens, aceitar limitações, apurar um outro olhar.

Você ainda não tem parâmetros para entender em que você está se transformando. Você resiste bravamente. Convoca uma legião de especialistas, as forças do Bem, o exército da salvação. Faz reposição hormonal, contrata um personal, dá uma passadinha na sex shop, engole quilos de soja, linhaça e sucos de cranberry, toma antidepressivo, Ômega 3, aplica botox, faz drenagem linfática, vai ao plástico, ao dermatologista, ao ortomolecular, à nutricionista, ao psicanalista, ao astrólogo, à fisioterapeuta e ouve o seu ginecologista como se ele fosse o oráculo de Delfos. Seus modelos e referências estão no passado e a menopausa – trombeta apocalítica – anuncia um futuro onde você vai ter de mostrar que aprendeu lições, mereceu cada ruga e está pronta para mais trinta anos.

A menopausa é uma puberdade invertida. E, como tal, é também casulo, travessia, transformação. Divisor de águas, experiência de deserto, freio de arrumação, faxina. Teste crucial de espírito esportivo, capacidade de adaptação e instinto de sobrevivência.

Passa. Demora, mas passa, e você sobrevive, como sobreviveu à pororoca hormonal da adolescência; você há de superar o declínio daqueles mesmos hormônios e seus asseclas que um dia já te enlouqueceram. (Esqueceu que você sobreviveu, com muito menos recursos, às cólicas, às espinhas, aos pelos encravados, aos ovários policísticos, à vergonha do próprio corpo, à oscilação de humor e à melancolia dos anos tenebrosos da adolescência?)

E aí, passada a tempestade, vem a bonança, a libertação. Você estará livre de ter que ser bonita, magra, eficiente, querida, desejável, vencedora, fértil, competitiva, invejada, elegante, gostosa, informada, culta, legal, conectada, tudo ao mesmo tempo. Ufa!!!

Depois dos achaques, perrengues e mudanças, a menopausa inaugura a maturidade: a síntese da mulher que você construiu ao longo dos anos, fases e etapas, a essência que fica, depois que os papéis de jovem fêmea produtiva estão cumpridos. Seu rosto é a cara da sua vida. Sua bagagem é tão grande que dá para jogar fora um monte de supérfluos e pesos mortos. Seu tempo é só seu e você não precisa provar mais nada para ninguém. Seu maior desafio é ter-se tornado uma boa companhia para si mesma. Você reformula premissas, um estar no mundo mais relaxado, uma maior complacência com suas imperfeições, dificuldade e vícios. Você já não quer mudar o mundo, você quer compreendê-lo; você já não precisa agradar às pessoas, você quer viver em paz e ser respeitada. Não há mais pressa; a vida vira um bom vinho a ser apreciado, com generosidade e prazer.

A menopausa é um tremendo rito de passagem. Talvez o último antes da definitiva passagem. Inevitável e necessário. Coisa de gente grande. O relógio biológico é inclemente, imparcial e, portanto, justo. Haja coragem e bom humor! Não há negociação possível, apenas a vida seguindo seu curso.

Então, que venham os ciclos, todos. Com seus sustos, sombras e transformações. Com suas libertações, rearranjos e alegrias. Que venham os dias, as horas, as marés, as auroras, todas.

 

Hilda Lucas

 

imagesCAMH7P9I

 

São Paulo, 24 de fevereiro de 2013. Texto publicado no site www.mdemulher.abril.com.br

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

304 Comentários:Menopausa – por Hilda Lucas
  1. Maria Cecilia M Gallasch

    Pois ehhhh, assim que me senti da noite pro dia… mas vamos enfrentar tudo isso com fe que isso tambem vai passar e como tudo na vida da mulher eh uma fase, esta tambem eh uma fase.

    • Virginia

      Oi Maria Cecilia, o importante é não ter medo e aprender os ensinamentos de cada fase. Bjs

  2. Maria Tereza S de Melo

    Então tens mais uma amiga de Menoausa……..estou bem assim td igual ao seu texto…….ainda bem q não sou Euuuuuuu……abraço.

    • Virginia

      Oi Maria Tereza, formamos uma legião de amigas de menopausa, estamos juntas nos apoiando e compartilhando essas experiências “transcendentais”. Bjs, bem vinda ao viva50!

  3. Ana Castro

    Maravilhoso texto!! Me senti representada 100%.Parabéns Hilda Lucas !

    • Virginia

      Nós também Ana, por isso resolvemos publicá-lo, ele diz exatamente o que estamos vivendo. Bjs

  4. Rosa Maria W. Fontes

    Excelente materia!!!!!!! Estou passando bem esta fase da transformação da menopausa.
    Mas com a graça de Deus estou passando por tudo com muita tranquilidade sei que todos estes sintomas indesejaveis irão passar, procuro manter meu corpo e mente em constantes atividades para não pensar e nem sentir muito estes efeitos relatados na materia.
    Bjs meninas.

    • Virginia

      Oi Rosa, você está fazendo certo, manter corpo e mente ativos, não perder os interesses e a alegria de viver. Bjs

  5. Lúcia Soares da Silva

    Amei o texto! Parabéns!
    É assim mesmo, depois da tempestade, vem a bonança…

    • Virginia

      Olá Lucia, que bom que você gostou, a Hilda Lucas traduziu em palavras exatamente o que estamos vivendo. Bem vinda ao viva50, é muito bom ter você aqui com a gente. bjs

  6. Milda

    Muito bom o texto.
    Esta escritora tem algum livro publicado?
    Muito obrigada

  7. maria regina silva

    Simplesmente é isso!!!Você acertou …estou assim mesmo! Espero sobreviver a ciclo também !
    abraço imenso
    Maria regina

    • Virginia

      Olá Maria Regina, estamos todas juntas nesse barco apoiando umas às outras, esperamos chegar maiores e melhores ao final desse ciclo. bjs e bem vinda ao viva50!

  8. graça santos

    Que Deus me dê paciência para aguentar isso tudo!

    • Virginia

      Amem! todas nós precisamos de muita paciência Graça. Bjs

  9. monica

    muito bom!!!!!

    • Virginia

      Olá Monica, que bom que gostou, esse texto traduz exatamente o que estamos vivendo né? bjs

  10. Elaine

    Ler para me entender um pouco!!!

    • Virginia

      Oi Elaine, exatamente isso, eu, depois que li esse texto me senti melhor por isso resolvi publica-lo. Tenho certeza que ele pode ajudar muitas mulheres que como nós, se encontram nessa fase da vida. bjs e volte sempre ao viva50

  11. Silvana

    Fantástico texto, me fez lembrar Jean Bolen em seu livro “Las Brujas não se quejan”.
    Caminhemos…

    • Virginia

      Concordo com você Silvana, caminhemos juntas, assim a jornada pode se tornar mais rica e produtiva. bjs e bem vinda ao viva50!

  12. Iris Benvindo

    Estou maravilhada! Nunca li algo tao verdadeiro, que transcreve exatamente a menopausa, eu me sinto exatamente como esse texto.
    Obrigada…

    • Virginia

      Oi Íris, eu me senti exatamente assim com relação a esse texto, de alguma forma me vi compreendida. bjs

  13. Sandra

    Amei ler esse texto!

    • Virginia

      Que bom Sandra, eu também, no momento em que o li resolvi publicá-lo, tive a certeza que todas as vivas50 iriam ama-lo. bjs e bem vinda ao blog

  14. Maria Luzia Stahelin Richter

    Ótimo texto!!
    Bem assim que estou me sentindo…estou num turbilhão de sentimentos, questionamentos.
    Parece que acordei de repente e já não me reconheço… que estranho!

    O que me conforta é que não estou sozinha…rsrsrsrs
    …isso também passará!
    Beijo,

    Maria Luzia

    • Virginia

      Olá Maria Luiza, todas nós estamos passando por isso, vamos caminhar juntas, um caminho solidário é muito melhor que um caminho solitário não é? bjs e seja muito bem vinda ao viva50!

  15. Fatima Valentim Mendes

    Adorei!
    Eu costumo dizer:No céu, só tem mulher, que passou pela menopausa, pois o inferno, é a própria menopausa! …

    • Virginia

      Você tem toda a razão Fatima, vamos todas para o céu porque a menopausa… uau! gente como às vezes é difícil né? bjs

  16. Silvia M Sanzovo

    Parabéns !!!!
    Gostei muito do texto, estou entrando nessa fase , espero passar por tdo bem rápido.
    E como tdo em nossa vida , é mais uma fase a ser cumprida.
    Só espero sair dela com sabedoria.

  17. Ana Maria Zanetti

    Caiu como uma luva. Assim mesmo,e é maravilhosa a maturidade……..Sentimento de dever cumprido..

    • Virginia

      Olá Ana Maria, concordo com você, a Hilda Lucas traduziu em palavras exatamente o que estamos vivendo, que venham as fases, pois elas podem se sornar etapas de transformação criativa. Bjs e volte sempre ao viva50

  18. dorinha

    Texto SHOW !!!!!!!!! Parabéns!!!!!!

  19. marisa klauck

    Parabéns.Excelente matéria são poucas pessoas que conseguem lidar com a menopausa, o único jeito mesmo é nos aceitar-mos como somos.Abraços.

    • Virginia

      Oi Marisa, você tem razão, o jeito é nos aceitarmos e procurar nunca perder o bom humor né? bjs, bem vinda ao viva50!

  20. Gizelda

    Amei esse texto escrito com tanta verdade, parabéns! muito bom mesmo retrata na íntegra o sentimento de nós mulheres de 50 anos e ao mesmo tempo nos esclarece, para que possamos passar por todas essas angústia de um momento ou de uma fase que é tão profundamente nossa.

    • Virginia

      Olá Gizelda, faço minhas as suas palavras, muitas vezes nós ficamos perdidas nessa fase da vida e, um texto como esse tem o poder de iluminar o caminho que estamos trilhando. Bjs e volte sempre ao blog, espaço criado para nós, mulheres viva50

  21. Iracema

    Oi,

    muito bom, adorei olhar sob esse ângulo. Bom Humor é essencial em todas as fases. Lá vamos nós!!!!

    • Virginia

      Oi Iracema, concordo plenamente com você, o bom humor pode nos ajudar, e muito, a vivenciar, transformar e superar essa, e outras, fase da vida. Grande beijo e vamos que vamos!

  22. Sueli Prando

    Amei seu texto, incrível, estou com 47 anos, e me preocupo muito com esta fase que está por vir. Lendo seu texto senti que há vida após menopausa. Bj

    • Virginia

      Oi Sueli, que bom que você gostou, realmente, a menopausa, se corretamente encarada, pode se tornar uma fase de grande transformação criativa para nós mulheres. Seja muito bem vinda ao viva50

  23. ANa Luiza Etchalus

    Excelente texto, reflexivo, intenso e bem-humorado, enfim, leve, como a vida de ser!
    Parabéns!

    • Virginia

      Olá Ana Luiza, a arte da vida está ai, não precisamos encarar a existência, com todas as suas fases, como um fardo melancólico difícil de carregar não é? Leveza e bom humor, agora e sempre! bjs e bem vinda ao viva50!

  24. Rosângela Lima

    Nossa eu amei lê tudo isso, fez um grande eco dentro de mim. Tomei a decisão de repassar para as pessoas próximas para que possam me entender melhor. Você falou tudo o que está acontecendo comigo as meus 51 anos. E digo-lhe me ajudou também a entender pois as vezes eu não tenho muita paciência comigo e acho que tudo pode ser fruto da minha cabeça agora sei que É apenas uma grande fase, acho que a melhor da minha vida, pois sei que mostra quem eu realmente sou APENAS UMA MULHER!!!! Obrigado pelo grande ensinamento não esquecei de que isso me tornará uma MULHER melhor. Obrigado e estarei sempre atenta a novas publicações. Beijos

    • Virginia

      Nossa Rosângela, que lindo depoimento! saiba que você não está sozinha, sinta-se acompanhada e compreendida por inúmeras mulheres que, como você, estão passando pela mesma experiência. A Hilda Lucas soube transformar em palavras tudo isso que vivemos mas que, muitas vezes, temos dificuldade de entender e de explicar, que bom que esse texto te ajudou a clarear essa etapa da vida. Um grande abraço e seja muito bem vinda ao viva50!

  25. Sueli Prando

    Que texto maravilhoso, estou com 47 anos e tenho muito medo dessa inevitável fase que as mulheres passam, mas lendo seu texto pude perceber que existe vida após menopausa. Que lindo!!! Parabéns, bj.

  26. Cyntia

    Adorei o texto, esclarecedor e bem humorado!
    Iniciei a minha fase pré-menopausa (climatério) aos 43 anos, daí, iniciou o meu inferno astral. Tudo ficou muito complicado para administrar. Senti tudo o que vc relatou acima. Uma das coisas que mais me incomodou foi a baixa eficiência ( diminuição do pique) – não conseguia ser tão dinâmica e eficaz. Com o decorrer, vieram os outros sintomas, principalmente, a depressão. Entrei mesmo na menopausa aos 45 anos. Hoje, com 53 anos, sei que a depressão é mais acentuada pela não aceitação dessa nova fase de vida. Existe uma forte resistência a deixar fluir, a aceitar, o novo ciclo da vida- a velhice. A gente acha que tem que ser produtiva, eficiente, a ter e ser tudo o que sempre foi, até a morte. A diminuição dessa produtividade, da vitalidade, é visto como uma morte – como uma pessoa sem valor, desinteressante. Nesse mundo tão dinâmico, que cada vez mais cobra, pressiona as pessoas a serem cada vez mais produtivas, rápidas, eficazes, de repente, vc se torna o contrário, é como desse um cavalo de pau na sua vida. Temos que ter muita autoestima, autoconhecimento, aceitação, para iniciar um novo ciclo, é muito difícil.É um renascer! É reiniciar uma vida, com menos pressa, menos pressão interna e muita sabedoria – autoconhecimento e a aceitação são ingredientes fundamentais. É muito difícil tb para todas as pessoas a sua volta, pois se vc mesma não se reconhece quanto mais eles. É muito difícil para o seu companheiro, sua família, amigos, etc compreenderem o que está acontecendo com vc e tentarem ajudá-la. Tudo muda. Ainda estou passando pelo processo de aceitação e reinicio de atividades profissionais. A cada dia mata-se um leão, é um novo caminho…. Não gostei da mudança, mas fazer o que, é inevitável! Bom saber que não estamos sós, que é normal ser assim… Enfim, obrigada pela matéria e pelo espaço para desabafo. Parabéns por tudo! Bjs.

    • Virginia

      Olá Cyntia, que bom que você gostou do texto da Hilda Lucas, ele é muito bom mesmo né? Também agradecemos o seu depoimento, muitas vezes um texto como o seu pode ajudar outras mulheres que se encontram na mesma situação. bjs e seja muito bem vinda ao viva50!

  27. Miriam

    Texto maravilhoso! É tudo isso mesmo. De repente, um dia você acorda e aquela mulher que te olha do espelho não é você, não pode ser você!

  28. Marisa

    Vc disse tudo , PACIÊNCIA , que temos que ter com nós mesmas. rssss

    • Virginia

      Também penso assim Marisa, paciência com a gente mesma é a atitude correta para lidar com todas essas transformações que a menopausa nos trás. Bjs

  29. lucia

    Parabéns por conseguir retratar tão bem este processo!

    • Virginia

      Oi Lucia, todas nós agradecemos a Hilda Lucas por esse texto tão esclarecedor. bjs e volte sempre ao viva50

  30. Sonia Sueli

    Texto simplesmente maravilhoso, reflete a realidade dos sentimentos desta fase tão feminina, guerreiras como sempre, passa a ser apenas mais uma etapa para o aprimoramento da nossa sabedoria, e sempre encontraremos por este caminho uma amiga da menopausa e sentiremos o conforto de que não estarmos sozinhas nesta jornada.
    Bjs amigas

    • Virginia

      Pelo contrário Sonia, estamos todas juntas nos apoiando mutuamente. Obrigada pela sua participação. bjs

  31. sueli

    Nossa é assim mesmo. Esse texto identificou o que eu estou passando e me perguntando o que estava acontecendo. Ufa relaxei! Muito bom.
    Parabéns.

    • Virginia

      Oi Sueli, quando li esse texto me senti como você: aliviada. Esse foi o motivo pelo qual resolvemos publica-lo. Bjs e bem vinda ao viva50!

  32. INDIAMARA

    LEIA

  33. Rute Neide P. Lira

    Olá! Genial o texto ,é exatamente assim que eu me sinto.Que bom está acompanhada nessa.Parabéns!

    • Virginia

      Oi Rute, que bom ter você aqui no viva50 junto com a gente pois, como você disse, nessa fase da vida é muito reconfortante nos sentirmos acompanhadas. bjs e volte sempre!

  34. Cristina Aparecida Nunes Trofino

    Hilda, parabéns pelo seu texto, maravilhoso é tudo isso mesmo…

    • Virginia

      Olá Cristina, todas nós agradecemos à Hilda Lucas, esse texto traduz maravilhosamente bem tudo o que estamos vivendo. bjs e obrigada pela sua participação

  35. Tina Gomes

    Parabens Hilda Lucas! Disse tudo sem rodeios. Bjs
    Ah! Sou mais uma da legião das MENOSpausadas.

    • Virginia

      Oi Tina, obrigada pela sua participação. Seja muito bem vinda ao viva50! bjs

  36. Berenice

    Adorei o seu texto! Tim-tim por tim-tim….

  37. Lucia

    Este texto me representa! 🙂
    Soma-se a tudo isto a falta de paciência p/encarar os últimos anos de vida profissional em meio a jovens que pensam que tudo sabem…. mas como tudo passa, o melhor a fazer é se concentrar no lado positivo que existe em todas as fases!
    Obrigada por ter publicado este artigo!

    • Virginia

      Olá Lucia, obrigada pela sua participação, você lembrou de um dado importantíssimo que acontece nessa época e que se soma a toda essa transformação pela qual estamos passando: aposentadoria. bjs e bem vinda ao viva50!

      • Heloisa

        Olá!
        Muito bom o texto.
        Já me encontro nessa fase,e pode acreditar,não é nenhum bicho como muitos pintam,pelo menos pra mim….estou levando tudo numa boa,porque o mais importante é saber que não é uma coisa permanente e como já foi dito…..passa.
        Parabéns pela iniciativa.

        • Virginia

          Oi Heloisa, que bom ter você aqui no viva50, espaço voltado para troca de experiências, obrigada pelas suas palavras, elas sempre podem ajudar. bjs

  38. Aparecida Gorete

    A do rei !

    • Virginia

      Oi Aparecida, que bom! Esperamos te ver sempre aqui no viva50, bjs

  39. VALDERESA

    ADOREI, É O TEXTO QUE EU GOSTARIA DE TER ESCRITO. É O RESUMO DE MIM MESMA. FANTÁSTICO!!

    • Virginia

      Oi Valderesa, o texto é excelente por isso mesmo, ele descreve tudo o que nós estamos vivendo. Obrigada pela sua participação. Bjs

  40. Lucélia R. P. Molinari

    Como é bom saber que temos pessoas passando pelos mesmos
    sintomas e compartilhando, o que é confortador. Sigo dia a
    dia procurando viver melhor, na graça de Deus.

    • Virginia

      Oi Lucélia, estamos todas juntas nesse caminho, compartilhando e nos ajudando mutuamente, bem vinda ao viva50! bjs

  41. Maristela Paiva

    Parabéns pela matéria sobre a menopausa,Hilda Lucas, que por sinal, explica exatamente e muito bem, o que acontece fisicamente, psicologicamente e emocionalmente com a mulher.
    Estou atravessando o meu deserto,mas sei que não estou sozinha, e que é só mais uma etapa da vida.
    Grande beijo!!

    Maristela Paiva

    • Virginia

      Oi Maristela, realmente você não está sozinha, estamos todas juntas nos apoiando e compartilhando experiências para que a travessia se torne uma grande oportunidade de aprendizado e de crescimento. Bjs e bem vinda ao viva50!

  42. Milania Ines florindo Afonso

    Esse e o relato mais fiel que li ate hoje do que acontece comigo há alguns anos. Parabéns a autora desse texto que soube expressar com elegância e humor essa parte da vida das menopausadas.

    • MCelia

      Oi , Milania, realmente a Hilda conseguiu passar o que todas nós sentimos, né? Obrigada ! e bem vinda ao Viva 50 ! bjs .

    • MCelia

      A hilda foi muito bem no seu texto né? Que bom que gostou e bem vinda ao Viva50 ! Bjs

  43. Ruth

    É confortador quando lemos ou escutamos alguma coisa e sentimos que não estamos sozinhas no mundo.
    Um texto verdadeiro que retrata sem frescuras a mulher de 50.
    Obrigada!

    • MCelia

      Oi, Ruth , um dos motivo que fizemos esse blog foi para alertar as muheres de que nós não estamos sós , estamos todas no mesmo barco dando força para quem esta precisando e este texto da Hilda esta mesmo muito bom ! Bem vinda ao Viva50 !Bjs

    • Virginia

      Oi Ruth, concordamos com você, esse texto, além de esclarecedor, nos provoca o sentimento de não estarmos sós nessa jornada. Bjs e seja muito bem vinda ao viva50!

  44. Janete de Freitas

    Apesar dos pesares, a gente sobrevive. O pior são os calores que chegam de repente e nos deixam constrangida: todo mundo com frio e a gente feito umas loucas suando como se estivesse no Saara. O fim da fertilidade! Quando reparei nas minhas pálpebras…surtei, mas fazer o quê. We will survive!!!!!

    • MCelia

      Sim , Janete , sobreviveremos e com muita elegancia , certo ? O negócio é ir tocando o barco e tentar tirar o melhor da vida ! Bjs e bem vinda ao Viva 50 .

    • Virginia

      Olá Janete, “we will survive” com toda a dignidade. Grande abraço e bem vinda ao viva50!

  45. Risoneide Malveira

    Minha menopausa foi aos 48 anos em dez/1998 e veio com tudo que tinha direito e que não tinha, calor impossível descrever era de dentro para fora, acordava molhada, em seguida vinha aquele frio, meu humor ficou tão insuportável que nem eu me aguentava, comecei a romar reposição hormonal em seguida descobri que estava com osteoporose no femur e na coluna, mais hoje aos 63 não tenho mais osteoporose devido ao tratamento ferrado.Descobri que tudo que fazemos na adolescencia achando que não tinha nenhyum problema as consequencias vem bem depois, colesterol engordar sem fazer força para isso .Passsei metade de minha vida tentando engordar só consegui 6 kg aos 33 ansos, depois dos 55 só aumenta um kulino aqui outro ali, mais uma coisa não tem médico que me faça mudar, prefiro morrer sarisfeita comendo o que gosto que ficar magra como era até os 32 anos pesava 41 quilos.Só temos que ficar ligadas em alguma coisa diferente, descobri depois d anos procurando uma razão que tinha 3 aneurísma cerebrais operei dois pois o outro era no osso, na UTI 2 dias após cirurgia tive um AVC-isquemico, fiz doiis anos de fisio, estou bem, mais ainda não domino totalmente o movimento de minha mão esquerda ou melhor os dedos para digitar sem erros, mais não ligo quem quizer pode falar eu sei o motivo e isto que importa. O importante é que estou andando dirigindo e cuidei de minha mainha até ela falecer aqui em casa dia 06/03, ela também tinha tido avc-isquemico aos 70 e poucos anos de um susto que levou de meu irmão e foi diagnosticada com parkinson em Recife.

    • Virginia

      Olá Risoneide, obrigada pelo seu depoimento, ele é muito tocante. Você, com certeza, é uma guerreira, exemplo para muitas viva50. Seja muito bem vinda ao viva50, bjs

  46. thereza christina pinheiro

    Muito bom o texto da Hilda!!!!!!!!!! No primeiro momento ela tira esta coisa romanceada da entrada na idade madura, ela lembra os calvários pelo que temos que passar e depois ela nos dá um colinho,com as vantagens que trazem os aninhos a mais!!!
    Adorei, meus parabéns!!!!!!!

    • Virginia

      Oi Thereza, esse texto é muito bom mesmo, sensível, engraçado e verdadeiro, nós, como você, agradecemos à Hilda Lucas. Um grande abraço!

  47. Cléo Rejane

    Oi querida companheira! Texto sublime, sobre uma fase realmente surpreendente. Desejei tanto chegar nessa “tal” menopausa, para parar de menstruar, e agora q estou aqui me surpreendi com todos esses fatos relatados, da noite para o dia (q loucura!). São verdadeiro os fatos, mas o bom, como vc falou, passa! E vamos pra frente. Aqui mais uma amiga de menopausa…………rsrsrsrs . Bjs

    • Virginia

      Olá querida amiga Cléo, bem vinda a nossa comunidade viva50. Grande abraço

  48. rosmari a almeida

    Pois é isso mesmo, hj ainda me olhava no espelho, ontem e vi uma imagem de rosto quadrado, uma papadinha q odeio. DEpois de horas de academia, 1 mês de reposição hormonal com testosterona(q me dá o maior gaz e retorna a libido), selênio, 5htp, formula ortomolecular ,vejo alguma melhorinha…mas..cadê aquela mulher bonita q me achava afff…não é fácil…não!!! O texto “totalmente certo” , espero q tbm atinja essa fase de Libertação, ainda não cheguei lá. Ainda estou na fase da saudade do meu corpo(embora seja adepta de academia como um vicio) e rosto. Nem adianta falarem “vc esta bonita!!”…afff agente n acredita 🙂 …Mas estou caminhando, sabendo q Deus faz assim com TODOS, homens e mulheres. Faz parte do plano Dele perdermos a beleza física pra desenvolvermos outras coisas, que na verdade, é mais importante e é oq realmente importa.Resta depois de algum “sofrimento” entendermos isso!!!

    • Virginia

      Olá Rosmari, pelo visto estamos todas no mesmo barco, procurando modos de enfrentar e compreender a menopausa e, se possível, extrair dela motivos de crescimento e de sabedoria. Vamos pra frente que atrás vem gente né? Grande abraço!

    • Maria C Moliterno

      Isso mesmo Rosimere, a gente não acredita quando falam que estamos bonitas! Não nos sentimos bonitas! Mas vai passar, já rstá melhorando! A paz e o consolo do Criador para todas!:-)

  49. Isabel

    ADOREI O TEXTO…ME IDENTIFIQUEI DEMAIS E COMO É BOM SABER QUE NÃO ESTAMOS SOZINHAS….PARABÉNS PRA NOS MULHERES,BJUS A TODAS QUE LEREM.

    MUITO Obrigado……pelas matérias e VIVA50.

    • Virginia

      Oi Isabel, obrigada pela sua participação. Viva nós todas, mulheres maravilhosas!bjs

  50. Vanda

    Eu também entrei na menopausa com 38 anos, hoje estou com 43anos.Como é difícil olhar no espelho, e vê que vc está envelhecendo a cada dia.
    Que o seu rosto, não é mais o mesmo que ontem, que tudo mudou tão rápido e sem aviso, é muito triste, o pior ´enão ter tido fihos e está nesta fase crucial.

    • Virginia

      Nossa Vanda, você entrou cedo na menopausa mas, como disse a Hilda Lucas, o importante é conseguirmos extrair de cada fase aprendizado e sabedoria e para isso é necessário cultivar a coragem e o bom humor. Bjs e bem vinda ao viva50!

  51. MARISA MACHADO

    PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TEXTO. A PURA REALIDADE DA VIDA, JÁ PASSEI POR TODAS ESSAS FASES POIS ESTOU COM 67 ANOS. UM ABRAÇO.

    • Virginia

      Oi Marisa, muito obrigada pela sua participação ela é importante para todas nós. É muito bom ter você aqui no viva50. Grande abraço

  52. Tereza Cristina

    Adorei!!!!!Muito verdadeiro,engraçado,inteligente!!!,Parabéns!!!!

    • Virginia

      Foi justamente por isso que resolvemos publica-lo Tereza, esse texto é muito bom! bjs e bem vinda ao viva50!

  53. Rosana Helena pires

    Estou vivendo este momento,de um dia para o outro tudo mudou,é vida que segue e vamos ser feliz amigas de menopausa,lindo texto Obrigada bjs !!!

    • Virginia

      Olá querida Rosana, obrigada pela sua participação, seja bem vinda à comunidade viva50! bjs

  54. Ana Lucia de Vries F. Fontes

    Obrigada pelas informações. As vezes me pego a pensar o poeque a minha menopausa começou aos 38 anos. Agora ja estou com os meus 43 anos e as vezes tenho esse calor que da uma agonia que fico louca que passe logo. E o que li aqui, pra mim é tbem um pouco assustador, pois ainda nem cheguei aos 50 anos e ja estou passando por isso. Fico perdida as vezes pensando que vou ficar mais cedo acabada por causa da antecipada menopausa.Se puderem enviar informações sobre, ficaria muito agradecida. Obrigada
    Atenciosamente,
    Ana Lucia

    • Virginia

      Oi Ana Lucia, para ter as respostas corretas às suas perguntas, é importante que você procure um medico, somente ele pode avaliar a sua condição e, se necessário, indicar um modo correto de tratar o seu caso. Apesar da menopausa ser um fenômeno comum a todas nós, não podemos esquecer que cada mulher é única e que por isso mesmo, cada caso deve ser tratado individualmente. Gande abraço e seja muito bem vinda ao viva50!

  55. Wanda pavarini

    Pois é, estava me questionando esses dias atrás, se eu era normal…..essas mudanças de humor, de opiniões….de atitudes….isso tudo junto e misturado….estava muito triste.
    Aí, chega esse texto esclarecedor…verdadeiro e simples assim….obrigada amiga da menô….não some não, vai ajudando a atravessar essa etapa. bjks.

    • Virginia

      Oi Wanda, obrigada pela sua participação, ficamos felizes que tenha gostado do texto da Hilda Lucas, para nós ele também foi muito importante no sentido de trazer luz a uma situação onde, muitas vezes, ficamos confusas por não compreender o que se passa. Querida amiga, esperamos te ver sempre por aqui no viva50. bjs

  56. Ruthinha

    É tão bom sentirmos que não estamos sozinhas nesse mundo de perdas!!
    Texto claro e verdadeiro, amei!
    Parabéns para Hilda, parabéns para nós mulheres com mais de 50!

    • Virginia

      Olá Ruthinha, percebemos que não estamos sozinhas quando compartilhamos as nossas experiências e nos vemos compreendidas, seja muito bem vinda ao viva50! bjs

  57. Miriam

    Achei muito bom esse texto. Ébem isso que nós mulheres passamos. Para mim menopausa é terrivellllll. Miriam

    • Virginia

      Olá Miriam, esperamos que o texto da Hilda Lucas tenha te ajudado a compreender a menopausa como um processo natural da vida, difícil sim, mas também um processo de aprendizado e de transformação. Bjs

  58. teresa cristina flores moura

    Querida Hilda,
    Como sempre MARAVILHOSAMENTE colocando suas idéias,que também são nossas!!!!!
    Parabéns e obrigada.
    Um beijo da sua amiga (que um dia você denominou com “árvore”.
    Com meu carinho sempre.
    Te.

    • Virginia

      Oi Teresa Cristina, obrigada ela sua participação. O texto da Hilda Lucas diz exatamente o que todas nós estamos vivendo, por isso nos identificamos tanto com ele. Grande abraço

  59. valeria

    Pura verdade…
    A aceitação desta nova fase é a parte mais difícil…..Até porque não é exatamente isto que gostaríamos de estar vivendo.
    Estabelecer limites, é sempre complicado

    • Virginia

      Oi Valéria, realmente não é fácil, mas, já que é inexorável, o melhor é procurar compreender, aceitar e lidar com isso da melhor forma possível. Bjs e bem vinda ao viva50!

  60. Débora

    Olá querida Hilda!, pois é eu acabei de sair de um tratamento de câncer de mama, graças a Deus estou muito bem, apenas esperando o cabelo, as sobrancelhas e os cílios crescerem, e então me surpreendo com ondas de calores e etc… falei com minha médica oncologista e a mesma disse que posso estar entrando na menopausa, enfim parei de menstruar no meio do tratamento e até agora não voltou.
    Que coisa né, eu gostava de menstruar, acho que o que é da natureza devemos respeitar, mas não foi por vontade própria o que ocorreu, então… também respeito as reações do corpo. Mas posso dizer que estou encarando numa boa, pois tenho apenas 42 anos, sei que é cedo para estar ocorrendo isto comigo, mas se analisarmos tudo o que acontece de transformação na vida de uma mulher, essas reações são apenas experiências que devemos de alguma maneira passar e repassar para aquelas que necessitam um pouco mais de atenção.
    Muito obrigada pelas palavras, foram de muita valia para mim.
    Um grande abraço.

  61. Rita Sandner

    Nossa, os meus sintomas são muito piores do que toda a matéria, mas, agradeço porque eu achava que estava com uma doença grave.
    Obrigada!

    • MCelia

      Oi, Rita , não é mada grave mesmo ! O negocio é tentar tirar de letra essa fase , como a Hilda fala tão bem … Bem vinda ao Viva 50 ! Bjs

  62. felicidade zago

    Hilda
    Que maravilha!!!! Estamos vivas, em condições de ler e entender esse texto muito bem elaborado e verdadeiro
    Parabéns! Já passei essa fase difícil, hoje colho os frutos da velhice saudável.
    Abraços

    • Virginia

      Olá Felicidade, que bom que você gostou! O texto da Hilda Lucas é muito bom, ela soube colocar em palavras aquilo que todas nós estamos vivendo, ou já vivemos. Grande abraço e um excelente fim de semana para você

  63. Regina Celi Lisbôa Flôres

    Pois é…é assim mesmo que muitas de nós se sentem. Um dia estou maravilhosa e de repente, me encontro num turbilhão de acontecimentos esquisitos…calorões, irritabilidade…desânimo, tudo isso de uma vez só e nos perguntamos…meu Deus, quando isso passará?
    Mas esta é só mais uma fase que atravessaremos, assim como atravessamos tantas outras.
    Lindo seu texto, me identifiquei totalmente nele, parabéns.

    • Virginia

      Oi Regina, que bom que você gostou do texto da Hilda Lucas, ela conseguiu traduzir em palavras tudo aquilo que nós, mulheres, vivemos e sentimos nessa fase da vida. Grande abraço e seja muito bem vinda ao viva50!

  64. Sonia

    para mandar para amigas e alunas

  65. Maria C Moliterno

    Maravilhoso! Alivia-me saber que vai passar! Essa semana faço 52! Vida nova, com ânimo, apesar dos altos e baixos da menopausa! Bola prá frente, meninas!

    • Virginia

      Olá Maria, o texto da Hilda Lucas além de dizer tudo o que estamos passando, nos dá animo e incentivo para viver essa fase com todas as oportunidades que ela nos trás. Bola pra frente mesmo! Bjs e bem vinda ao viva50

  66. Maria Paula da Rocha

    Acho que esse texto fala tudo o realmente sentimos, traduz nossas verdades interiores!

    • Virginia

      Oi Maria Paula, concordo com você, a Hilda Lucas soube traduzir em palavras o que todas nós estamos vivendo. Obrigada pela sua participação, esperamos te ver sempre por aqui! bjs

  67. sandra guimaraes

    gostaria de saber tudo sobre esse assunto!

    • Virginia

      Olá Sandra, nós temos aqui no blog algumas relativas ao assunto, dê uma olhada. bjs

  68. Regina Helena

    Simples assim…como sempre as definições de Hilda Lucas nos colocam no lugar. Texto inteligente. Só quem passa ou já passou pela menopausa sabe que são verdades, às vezes crueis, outras até divertidas. mas verdades. O importante é enfrentar. Obrigada mais uma vez por um texto como este.

    • MCelia

      Regina Helena ,ótimo comentario ! bem vinda ao Viva50 , volte sempre … bjs

  69. Elan

    Excelente texto tragicômico que me fez rir dessa fase tenebrosa que estou vivendo. Mas, como tudo, vai passar. Fica mais leve quando sentimos que não estamos sozinhas nessa “empreitada”. Parabéns!!!!!!!!

    • MCelia

      Essa é exatamente a idéia deste nosso blog , Elan , mostrar para as mulheres que estamos todas juntas nesse barco ! Bjs

  70. leticia satt

    adorei

  71. Nil

    Nossa!!!! Chorei, ri, me acabei lendo esse texto. Nunca alguém escreveu de forma tão simples e tão poderosa sobre esse momento tão importante na vida de uma mulher. Parabéns, você Hilda Lucas, é maravilhosa!

    • MCelia

      Nil , Bem vinda ao Viva 50 ! A Hilda Lucas realmente arrasou ! Bjs

  72. maria elena lucas noal

    Sinto muito em decepcioná-las, em dizer que estou com 65 anos e nada disto senti, aliás houve tombos mas não a ponto de pinos etc…Agradeço a genética e a Deus, pois nada disto ocorreu comigo, passei por esta fase trabalhando e normalmente.Calor no rosto , isto sempre senti deste adolescência e continuo cada vez pior.Agora me encontro em viagem de 3 meses na Amazônia extremamente quente e estou muito bem.Graças a Deus!!!Honestamente,não sei do que me queixar sobre isto!!Atenciosamente Maria Elena

    • MCelia

      Nossa que pessoa sortuda !!! Primeiro , não teve os sintomas chatos da menopausa , e agora esta em uma viagem de 3 meses pela Amazonia???? Muito legal ! Mande noticias da sua viagem , vamos adorar ! Bem vinda ao Viva50, 60 …. bjs

  73. Lia Noll

    Adorei o texto da Hilda Lucas sobre a menopausa.
    Incrivelmente verdadeiro, preciso e realista, sobre o que acontece com a mulher nesta fase da vida. Passei e passo ainda por este momento e sinto exatamente o que ela descreveu.
    Que preciosidade de detalhes! Parabéns! Continue nos presenteando com maravilhas como este texto.

    • Virginia

      Oi Lia, o texto da Hilda Lucas é incrível mesmo, ela soube descrever em detalhes o que todas nós estamos vivendo nessa fase da vida. Grande abraço e seja muito bem vinda ao viva50!

  74. Beatriz

    Muito grata pelo texto. Leste minh’alma. Beijo e muito sucesso nas próximas palavras ( sim, eu as esperarei! 🙂

    • Virginia

      Olá Beatriz, você, assim como nós, se sentiu tocada com esse belo texto da Hilda Lucas, ele nos ajuda a lidar melhor com a menopausa não é? Beijos e bom fim de semana para você

  75. Lucilena Meirelles

    Realmente, é tudo isto. E o melhor de tudo é que quando percebemos o quanto crescemos para nós mesmas, é maravilhoso, porque percebemos o quanto fomos adolescentes como são os de hoje… tornando-nos mais compreensivas, ver as “tias” que não sabem nada e admitir o quanto estávamos enganadas… “as tias” já tinham adquirido as lições que a Vida torna-as graduadas, pós graduadas e muitas vezes com PHD. Mas ainda acredito que o homem, o companheiro desta mulher deve (deveria) já ter conhecimento de tudo que engloba a MENOPAUSA, pois as mudanças que abrangem as mulheres é muitas vezes encaradas por eles como uma mudança de sentimentos, de procedimentos, sem qualquer influência hormonal. Eles não estão preparados para enfrentar esta fase feminina como verdadeiros companheiros, o que precisa “segurar a barra” até que tudo se estabilize, assim muitos relacionamentos vão pro espaço.
    Grande abraço,

    • MCelia

      Ola , Lucilena , quando um relacionamento tem amor e compreensão , não tem menopausa que acabe com esta união …eu acho que a mulher deve conversar com seu parceiro e explicar para ele essa nossa fase, fica bem mais fácil. Se é novo para nós e cada mulher tem um tipo de menopausa , fica dificil para o homem ter esse conhecimento. Bjs e bem vinda ao Viva50 !

  76. Raquel

    Ainda não cheguei a menopausa, mas estou a caminho. Me identifiquei em algumas situações. Adorei o texto, vai me ajudar a enfrentar algumas dificuldades!!!!

    • MCelia

      Raquel, que bom que te ajudou ! Bem vinda ao Viva 50 ! bjs

  77. Aglae

    A menopausa tem me ajudado a compreender e aceitar meu novo ciclo de vida, a encarar a próxima etapa com entendimento e disprovida de medo.
    Parabéns à autora Hilda Lucas pelo artigo verdadeiro. Me diverti muito com ele.

    • MCelia

      Que bom que voce ja entendeu como lidar com a menopausa, sua vida vai ficar bem mais tranquila , bjs .

  78. Hilda

    Ainda bem que não estou sozinha nisso..ufaaaaa!!!!!!!!Vou resistir enquanto puder, estudar,caminhar muito, para deixar a flacidez demorar a chegar…..mais o melhor de tudo é saber que aprendemos a conviver com a nossa transformação.

    • Virginia

      Oi Hilda, sozinha, jamais! estamos todas juntas nos apoiando mutuamente nessa jornada difícil mas também transformadora. Cabe a cada uma de nós fazer dessa caminhada um motivo de grande aprendizado. Bjs e seja muito bem vinda ao viva50!

  79. leila

    …ainda bem que não estou sozinha,

    • Virginia

      Ao contrário Leila, você está acompanhada por milhares de mulheres… bem vinda ao viva50! bjs

  80. DAMIANA DOS SANTOS

    Tenho 55de idade me sinto as veses,a pior das mulheres:”A menopausa deixa mulher fora de si’,nessa fase da vida,mas bola pra frente somos mulher e aquentamos tudo.

    • Virginia

      Bola pra frente Damiana, essa fase passa e já que não podemos lutar contra ela o melhor é aprendermos com ela. Bem vinda ao viva50, esperamos te ver sempre por aqui, bjs

  81. Cristina

    Hilda!adorei o texto…e assim pude compreender o meu início de sintomas?!e eu achando que estava depressiva, calorosa, mal humorada, sem paciência…enfim, vi que tudo isso é a “menô” como minhas amigas dizem!Que seja bem vinda então
    Obrigada

    • Virginia

      É isso mesmo Cristina, não adianta lutar contra a menopausa, ela faz parte da nossa natureza. A questão é procurar, nessa fase, aprender e conseguir descobrir novos meios de transformação. Um excelente final de semana para você, bjs

  82. neusa

    Muito bom o texto, chorei de rir.
    Estou entrando nessa bendita fase
    e me identifiquei com muita coisa
    me senti um pouco mais animada pra seguir em frente
    muito bom saber que nao estou ficando louca
    ja estava pensando em marcar consulta com psiquiatra.
    bjs, amei o blog.

    • Virginia

      Oi Neusa, que bom que gostou do texto da Hilda, ele também foi ótimo para mim que, assim como você, achei que estava enlouquecendo mas, depois do texto, ao invés do psiquiatra, marquei consulta com o meu ginecologista. Vamos que vamos que a vida não para e nós temos muito o que aprender ainda. Grande abraço

      • Ivone

        Minha nossa!!! é isso mesmo, me senti acolhida com o texto da Hilda Lucas (cuja coluna eu não conhecia) e depois, a medida que lia os depoimentos, ia pensando… preciso urgente visitar meu ginecologista. Acho que encontrei respostas para o que estou sentindo. Obrigada, sou fã do Viva50!

        • Virginia

          Que bom Ivone, esse texto da Hilda é incrível, ela soube dizer como ninguém o que se passa com a gente né? Eu também me senti, como você disse, “acolhida” por ele, o que me trouxe um grande alivio, todas nós vivemos essa fase mais ou menos da mesma forma, daí a importância de compartilhar as nossas experiências para não nos sentirmos sozinhas e isoladas. Grande abraço e obrigada pela sua participação.

  83. Rosane

    Texto ótimo. Mostra como me sinto pois não me reconheço. Fico muito triste mas estou tentando lidar com as mudanças. Obfigada por compartilhar ideias tão verdadeiras.

    • MCelia

      Ola , Rosane , desculpe a demora para falar com vc … este texto da Hilda Lucas é mesmo muito verdadeiro , né? Mas não é para ficar triste …é para encarar as mudanças e tentar o mais feliz possivel, pois essa vida é maravilhosa!!! Um bom ano para voce ! Bjs

  84. Míria

    A mais pura verdade…

    • MCelia

      Bem vinda ao Viva50 , Míria…Bjs

  85. Sonia Angeloni

    Simplesmente um primor! Irretocável e verdadeiro. PARABÉNS!

    • MCelia

      Oi , Sonia , é mesmo muito verdadeiro esse texto , não é? Que bom que voce gostou ! Bjs

  86. Gislaine Rosa

    Agradeço o texto. Estou passando por tudo isso e penso: Ninguem merece!! Ja fui e tomei varios medicamentos, e nada… E o medico ainda diz que puxamos a mae, vixe Maria… minha mae durou dez anos… eu nåo dou conta….

    • MCelia

      Oi , Gislaine , continue procurando algum medicamento natural para voce … tem muita coisa por ai !!! sua mãe sofreu , mas os tempos são outros , insista com seu medico em outras coisinhas , ha de aparecer algo para voce !!! Boa sorte ! bjs e bem vinda ao Viva50 !

  87. Alderise

    Gostei muito do texto, estou passando por tudo isso, dei muitas risadas!
    abraços!

    • MCelia

      Oi ,Alderise , que bom que gostou !!! Bjs e bem vinda ao Viva50 !

  88. Marilene Dorneles

    adorei este assunto estou passando por esta fase.

    • Virginia

      Olá Marilene, coragem, como disse a Hilda Lucas, a vida é feita de fases e a menopausa é uma, entre tantas outras, pelas quais passamos. O importante é não fazermos disso um drama mas, procurar a melhor forma de vive-la uma vez que tudo é aprendizado. Obrigada pela sua participação e seja muito bem vinda ao viva50. Bjs

  89. Waldemarina

    É tudo que tenho passado, e esse calor que me enlouquece é um horror

    • Virginia

      Olá Waldemarina, realmente, às vezes esse “calor” torna-se insuportável, mas, fazer o que? ventilador, banho frio e procurar manter o bom humor, isso sempre ajuda. Grande abraço

  90. NORANEI

    saber que não sou a única a sentir tudo isso, até conforta, mas também não há muito que fazer, e segurar o casamento fica difícil, não sei se vou conseguir, muita pressão.

    • MCelia

      Ola , Nora , de uma olhada no post: 4 segredos para manter um casamento feliz , quem sabe te ajuda? Para a menopausa, ajuda em remedios naturais e muita paciencia rsrsrs… bjs

  91. Luiza Bitencourt

    Ótimo texto! Identifiquei-me em várias situações descritas. Parece que vou enlouquecer! De um dia para o outro comecei a sentir uma fraqueza, falta de apetite, náuseas, tremor e agora um calor quando me alimento ou quando me emociono, depois dá uma friagem por dentro, estou sem menstruar a tres meses, porém não fui ainda a um ginecologista, talvez por medo , que é outro sintoma bem exacerbado no momento. Além de tudo, estou triste, choro e sem ânimo pra nada, nem saio do lugar. Que coisa horrível de se sentir! Quanto mais posts sobre o assunto, com depoimentos , mais informações vamos adicionando e nos acalmando por saber que não estamos passando por isso sozinhas. Parabéns pelo Blog, completo , atual e sério em suas informações!

    • MCelia

      Oi, Luiza , muito bem vinda!!! Que bom que nos encontrou e gostou da gente !!! Realmente voce não esta só, somos milhares de mulheres passando por coisas bem parecidas…Pare de sofrer tanto e corra a um ginecologista!!! Veja o que é melhor para voce e cuide-se! Este texto da Hilda Lucas é muito bom mesmo, procure em outros posts sobre a Menopausa aqui no Viva e se tiver tempo leia os comentarios , tem muita legal para vc ler e ver que se voce se cuidar voce consegue sair dessa, volte sempre , ta ? bjs

  92. Cida Perez

    Adorei o texto! Me vi…

    Parabéns!!

    • Virginia

      Oi Cida, eu também adoro esse texto, ele diz de um modo leve e engraçado tudo aquilo que vivemos. Bjs

  93. Edna Nascimento

    Muito bom!
    Descreveu divinamente a transformação por que possamos e com excelentes doses de humor.
    Parabéns!

  94. Soraya

    Texto delicioso sobre matéria indigesta. Difícil passagem, rito doloroso. Ótimo ter cultivado o amor próprio durante os bons anos, agora chegou o tempo de recorrer ao estoque… Que venham os próximos anos!!! E que sejam plenos.

    • Virginia

      É isso mesmo Soraya, faço minha as suas palavras… que os próximos anos sejam plenos. Grande abraço

  95. roseli milani

    Nossa!!!!!! nunca tinha lido um texto tão lindo e tão encorajador…ficamos tanto tempo presas as rotinas do dia a dia que não demos conta que estamos livres de tantas coisas. AMEI!!!!

    Grata por ter compartilhado conosco este texto maravilhoso e nos faz ver o lado bom de tudo isso.

    bjus

    roseli

    • Virginia

      Oi Roseli, você disse tudo, esse texto é antes de mais nada encorajador pois nos incentiva a aproveitar a nossa nova liberdade, vamos que vamos… Bjs

  96. marina

    Hilda, vc descreveu extamente como a gente se sente com a menopausa, infelizmente é isso…e vida p/frente!

    • Virginia

      Oi Marina, como diz o ditado ” é pra frente que se anda, pra traz só vai atrasar”, o importante é seguirmos adiante aproveitando cada minuto da vida sabendo que a menopausa é apenas mais uma fase dessa caminhada. Bjs

  97. Eliana

    Sensacional!! Nada como rir da própria desgraça, e concluir com leveza e sabedoria!#identificaçãopura!

    • Virginia

      Olá Eliana, você tem toda razão, é importantíssimo ter e manter o bom humor, afinal a menopausa faz parte do nosso processo de vida, vamos procurar encará-la com leveza, rindo de nós mesmas e tentando aprender os ensinamentos que este ciclo existencial nos apresenta. Grande abraço

  98. maria aparecida salla

    Lindo texto. Me reconheci nele.

    • Virginia

      Que bom que gostou Maria Aparecida, é impossível não nos reconhecermos nas palavras de Hilda Lucas, ela soube descrever muito bem todos os meandros e características da menopausa. Grande abraço

  99. WIRLEI

    SENSACIONAL esse texto!!!!!!!
    Ela escreveu absolutamente TUDO o q sinto( ou sentimos)!!!!!

    • Virginia

      É isso mesmo Wirlei, é impossível não nos reconhecermos nesse texto, para mim, o mais importante nele é que a Hilda Lucas nos aponta um caminho que decorre dessa fase da vida: a liberdade. É importante ter consciência disso para encarar a menopausa como sendo o fim do mundo. Bjs

  100. Iara

    Em tudo na vida ha onus e bonus, precisamos agora focar nos bonus, procurar incansavelmente as vantagens e tentar tirar proveito dessa sacanagem que nos prepararam e que se chama velhice. Um dia um grande homem me disse ;
    Primeira qdo nascemos e temos que conhecer o mundo
    Segunda qdo ja maiores precisamos nos sustentar neste mesmo mundo
    Terceira é aproveitar o que de bom nos oferece este mundo.
    Então vamos para Paris e ver tudo o que ha de mais lindo nesta cidade maravilhosa, tomar cafe na Champs Elysees e ali, sentada ver o mundo passar diante dos nossos olhos, coreanos, indianos, alemães, japoneses, africanos, enfim..o mundo converge para Paris!

    • Virginia

      Uau Iara, você apontou o caminho certo: vamos todas para Paris, eu topo! não há dor que Paris mão cure. Obrigada pelas suas palavras, bjs

  101. Beth soares

    É sempre bom encontrar pessoas que têm o dom de escrever sobre transformações que mexem com o universo feminino, causando efeitos por vezes indesejáveis.

    • Virginia

      Oi Beth, você tem razão, os bons escritores tem o dom de penetrar profundamente na nossa alma, a Hilda Lucas é uma mestra nesse quesito. Bjs

  102. Edna Maria Scabello Duarte

    Tudo tão real…. ainda não cheguei na fase, de ter o tempo só prá mim…..e tirar algum proveito da situação.Ainda estou sentada no “banquinho de vítima”, como diz minha terapeuta (com razão), achando tudo muito injusto. Junto com a menopausa veio um desemprego aos 55 anos. O que poderia ser pior? Eu sei, eu sei: tem coisas piores. Ok!
    Mas este é o meu drama do momento e tenho que digerir da melhor maneira,
    As vezes me pergunto quando isso vai ficar menos sofrido.

    • MCelia

      Ola, querida Edna, lembre de suas experiencias ja vividas e junte forcas para tocar em frente. Vao direto ao problema e tente resolve-lo da melhor maneira. Seu tempo pra voce esta no seu dia a dia , veja se consegue dedicar-se alguns minutos por dia , tente meditação , yoga, vão te ajudar a estar com a cabeça melhor no resto do dia … Boa sorte pra voce nesta fase passageira ! bjs

  103. Marilinda

    Adorei! Belíssimo texto!

    • MCelia

      Marilinda este texto é realmente retrata muito bem essa nossa fase , não é mesmo ! A Hilda Lucas é otima ! Bjs

  104. eliana timoteo

    amei saber sobre tudo isso,dito por palavras que eu mesma não conseguiria expressar de qualquer forma ,servindo de consolo aceitando e seguindo adiante ate onde nossas pernas invisiveis e fortes aguentarem o termino deste ciclo .

    • MCelia

      Isso mesmo, Eliana ! Da um certo conforto saber que não estamos sozinhas nesta travessia , não é mesmo? Bjs

  105. Edina Mendes Shepherd

    Ótimo texto, me identifiquei totalmente. A menopausa é reinício de uma nova vida, temos que encarar pois, é um ciclo difícil que todas nós temos que passar. As vezes não somos compreendidas nessa fase, más nós mesmas temos que nos envolver em várias atividades diferentes para melhorar essa fase……Bjs

    • MCelia

      Oi, Edina, é uma fase bem chata mesmo, né? Mas nós, Viva50, tiramos de letra, não é mesmo? Bjs

  106. gabriela klink

    ótimo texto!!!!!

    • MCelia

      Que bom que gostou, Gabriela, beijos …

  107. LUCIA

    SINCERAMENTE,DEU VONTADE E DE SUMIRRRR,DE ACABAR COM TUDO EU TO BEM ASSIM DA VONTADE E DE SE MATAR ME PERDOEM MAIS E O QUE EU SINTO E UMA BARRA ESSA TAL MENOPAUSA MULHER SOFRE MUITO…

    • MCelia

      Lucia, calma !!! Procure ajuda com seu ou sua medico/a, hoje tem muita alternativa…não fique nesta agonia , o quanto mais rapido vc for a um especilista melhor para voce…e volte sempre e fique aqui com a gente , ok? Bjs

  108. Vania Lopes

    É bom saber que não estou sozinha nesta! E que os maridos sobrevivam!

    • MCelia

      hahaha, Vania!!! Mas não se esqueça que eles tambem tem a andropausa e tem suas alterações de humor e outras coisas mais…a paciencia tem que ser reciproca… bjs

  109. soraya

    Puxa, pensei que estava ficando doida. Mas como sou gêmea e minha irmã mora longe, corri para saber dela se ela estava sentindo os mesmos “sintomas”… Não deu outra, estamos em franco processo “menopausiano”. Seu artigo foi consolador e também animador. Obrigado ( por nós duas).

    • MCelia

      Nossa que legal, gemeas? E passando juntas pelas mesmas coisas? Bem legal hein?Voces podem experimentar coisas diferentes e ver qual é o melhor … Bem vinda ao Viva50 ( as duas )

  110. ELIETE SOUTO

    Amei! estava de baixo-astral por conta dessa maldida MENOPAUSA. Vamos viver como manda o figurino. Parabéns!!

    • MCelia

      Que bom que voce leu e saiu desse baixo astral! Lute contra ela … Bjs e volte sempre aqui no Viva50!

  111. Meire Oyamada

    Hilda,
    Obrigada por compartilhar a informação. Além de divertida, muito útil para o meu futuro. Li ao lado do meu esposo para que ele possa me compreender quando chegar a minha crise.
    Abraço

    Meire Oyamada
    45 anos

    • MCelia

      Obrigada , Hilda por compartilhar com suas amigas e Obrigada voce tambem , Meire , por estar aqui com a gente, estamos sempre postando coisas que interessam a todas mulheres, é bem bom pra voce que esta a alguns anos da Menopausa, voce ja sabera tudo quando ela começar, bjs

  112. Adriana

    Muito bom este texto! Tenho 51 anos e fala extamente do que acontece e como nos sentimos e o melhor é que nos faz rir disso tudo!!

    • MCelia

      Oi, Adriana, bem vinda ao Viva50! Que bom que gostou! A Hilda Lucas escreve muito bem o que sentimos, não é mesmo? bjs e volte sempre !

  113. Lucia Rocha

    Sim, é mais ou menos assim, “esse é o ponto crucial, o estranhamento entre o que vemos e nossa imagem interna”!

    • MCelia

      Isso mesmo , Lucia ! É dificil nos acostumarmos com a imagem do espelho … Bjs

  114. luzieth

    ola gostei muito do testo ,parabens

    • MCelia

      Que bom que gostou! Estamos sempre procurando textos que nos digam algo..Bjs

  115. Odete Maria

    Texto muito bom, adorei!

    É tudo isto e mais ainda. Como se já não bastasse passarmos por tudo isso, contamos com a incompreenssão de nossos companheiros.
    – O que tá te faltando?
    – Tá irritada por que?
    – Vc tem o que?

    Ou seja: A mulher só vale alguma coisa para o homen quando está com um baita sorrisão estampado na “cara” quando ele chega em casa. Mulher nunca se aborrece, nunca tem motivos pra chorar quando quer, nunca fica irritada e assim vai. ( É claro que existem excesões).

    • Virginia

      Olá Odete, às vezes é difícil mesmo, precisamos ter uma dose enorme de paciência e tentar conversar com nosso parceiro procurando explicar a ele o que significa essa fase da vida, mostre a ele o texto, talvez compreenda melhor o que se passa com você. Grande abraço e bom domingo

  116. Anna Esther Cunio

    Eu nunca vi um texto de outra pessoa que falasse tão bem de sentimentos meus! Estou no início desse rito de passagem e apavorada com essa mulher absolutamente irreconhecível que me transformei tão de repente… É um tsunami que assola nossa vida. É realmente inesperado e é da noite para o dia mesmo!
    Estou odiando minhas formas, minha pele, minha celulite, minha flacidez! Essa não sou eu…
    Não vejo a hora de chegar no ponto que a Hilda descreveu como “a libertação”.
    Texto preciso, bem redigido e muito esclarecedor.
    Parabéns Hilda!

    • MCelia

      Oi,Anna,realmente a Hilda diz exatamente como nos sentimos, não é mesmo? Mas acho que voce deve fazer as pazes com o espelho, cuide- se mais , mude sua alimentação , e busque sua libertação! Bjs e volte sempre!

  117. Isabel Pereira

    Texto sobre a menopausa

    • MCelia

      Estamos sempre postando textos sobre a menopausa , Isabel, este da Hilda é otimo, né,? bjs

  118. SUELI

    Hilda,

    Simplesmente fantástico! Glorioso, mesmo o seu texto. Fiquei fascinada, pois você pareceu ler meu corpo, minha mente, minha alma! Parabéns! Não sei se as palavras brincam com você ou se você brinca com elas!

    Abraços,

    Sueli

    • MCelia

      Sueli, a Hilda realmente escreve o que estamos sentindo em relação a menopausa, não é mesmo? Que bom que gostou ! Beijos.

  119. sonia bontempo

    Adorei, como ela conseguiu retratar tão bem esta fase nada fácil de transitar.
    um abraço.

    sonia

    • MCelia

      Oi, Sonia, ela realmente retrata muito bem essa fase da mulher , que bom que gostou , beijo grande , volte sempre !

  120. Johnb27

    I’ve been absent for a while, but now I remember why I used to love this website. Thanks, I’ll try and check back more frequently. How frequently you update your site? egkadagkdccb

    • MCelia

      Hello, Thanks for passing by… we update everyday ,welcome to Viva50!

  121. Johnd187

    Happy to become one of several customer for this wonder inspiring site D. egcdkcaakdde

  122. Smithd907

    Very nice post. I certainly appreciate this website. ddddeggkbekebkdg

  123. Cristina

    Que texto lindo , e muito verdadeiro !!!! Eu simplesmente acordei assim!!!!Parabéns!!!

    • MCelia

      Oi ,Cristina, a Hilda Lucas fala por nós, não é mesmo? Bjs

  124. debora

    PERFEITO!!!!

    • MCelia

      Ola. Debora este texto da Hilda Lucas é realmente demais ! Bjs

  125. Maria do Rosario

    Muito Bom!!!menopausa é isso tudo aí mesmo,fazer o que ?temos que encarar faz parte da vida da mulher que vai envelhecer agora temos escolha, buscar qualidade de vida e desencanar com os problemas que ela gera no nosso organismo e procurar alternativas para conviver com ela da melhor forma possível e aproveitar a nova fase com muita força de vontade para superar todos os obstáculos e viver a vida mais intensamente!!!

    • MCelia

      Maria do Rosario , voce pelo jeito vai passar por esta transição sem perceber , pois voce tem uma energia maravilhosa e vai tirar os desabores da menopausa de letra !Beijo grande!

  126. Rosa Maria Pereira Bastos

    Adorei o texto. Consegui me identificar em tudo.

    • MCelia

      Este texto da Hilda Lucas é demais, né, Rosa? Bom ter voce aqui com a gente , bjs .

  127. Menô

    Texto maravilhoso, obrigada por compartilhá-lo. “Tremendo rito de passagem”, sem dúvida. Repito sempre para mim mesma, para tentar me convencer de que tudo dará certo: “minha mãe sobreviveu a isso, minha avó materna sobreviveu a isso, minha avó paterna sobreviveu a isso. Vou conseguir também.” É difícil, mas não é impossível. Atravessaremos essa fase como já atravessamos outras. Somos fortes. Somos muitas navegando este mar revolto, todas no mesmo barco (que sempre parece prestes a afundar), mas o final será feliz.

    • MCelia

      Oi, Menô, muito bem colocado, somos fortes…mas hoje temos varias alternativas de tratamento que nossas mães não tinham , procure-as e veja se voce pode usa-las, não sofra. E vamos juntas felizes neste barco, bjs

  128. Ana Schmidt

    É exatamente assim que estou me sentindo,só que sem forças,imensa e completamente reclusa.

    • MCelia

      Ana, não fique assim, procure ajuda…a menopausa as vezes nos deixa assim, mas depende da gente lutar para fazer da nossa vida uma vida mais alegre. Procure um bom ginecologista que te aconselhe o que é melhor para voce. Talvez uma reposição hormonal, um acompanhamento psicologico, enfim alguma coisa voce tem que fazer para te tirar dessa fase ruim! Cuide-se procure ajuda agora mesmo! Bjs

  129. Joanez Aparecida Aires

    Gostei muito do texto sobre a menopausa….

    • MCelia

      Ola,Joanez, esse texto da Hilda Lucas é otimo, não é mesmo? Bjs e um bom feriado para voce…

  130. Ivone Boechat

    Para quem tem mais de 65 anos

    Ivone Boechat (autora)

    1 – Tome posse da maturidade. A longevidade é uma bênção! Comemore! Ser maduro é um privilégio; é a última etapa da sua vida e se você acha que não soube viver as outras, não perca tempo, viva muito bem esta. Não fique falando toda hora: “estou velho”. Velho é coisa enguiçada. Idade não é pretexto para ninguém ficar velho. Engane a você mesmo sobre a sua idade, porque os psicólogos dizem que se vive de acordo com a idade declarada!

    2 – Perdoe a você antes de perdoar os outros. Se você falhou, pediu perdão? Deus já o perdoou e não se lembra mais. Mas você fica remoendo o passado… Não se importe com o julgamento dos outros. Só há dois times no Universo: o do Salvador e o do acusador. Neste último você sabe quem é goleiro. Continue no time do Salvador.

    3 – Viva com inteligência todo o seu tempo. Viva a sua vida, não a do seu marido, dos filhos, dos netos, dos parentes, dos vizinhos… Nem viva só pra eles, viva pra você também. Isto se chama amor próprio, aquilo que você sacrificou sempre! Nunca viva em função dos outros. Faça o seu projeto de vida!

    4 – Coma muito menos; durma o suficiente; não fique o dia inteiro, dormindo, dando desculpa de velhice. Tenha disciplina. Fale com muita sabedoria. Discipline sua voz: nem metálica, nem baixinha; seja agradável!

    5 – Poupe seus familiares e amigos das memórias do passado. Valorize o que foi bom. Experiências caóticas, traumas, fobias, neuroses, devem ser tratadas com o psicoterapeuta. Não transforme poltrona em divã, ouvido em descarga.

    6 – Não aborreça ninguém com o relatório das suas viagens. Elas são interessantes só pra quem viaja. Ninguém aguenta ouvir os relatórios e ver fotografias horas e horas. Comente apenas o destino e a duração da viagem, se alguém perguntar. Aprenda a fazer uma síntese de tudo, a não ser que seus amigos peçam mais detalhes. Se alguém perguntar mais alguma coisa, seja breve.

    7 – Escolha bons médicos. Não se automedique. Não há nada mais irritante do que um idoso metido a receitar remédio pra tudo o que o outro sente. Faça uma faxina na sua farmácia doméstica.

    8 – Não arrisque cirurgias plásticas rejuvenescedoras. Elas têm prazo curto de duração. A chance de você ficar mais feio é altíssima e a de ficar mais jovem é fugaz. Faça exercícios faciais. Socorra os músculos da sua face. Tome no mínimo oito copos de água por dia e o sol da manhã é indispensável. O crime não compensa, mas o creme compensa!

    9 – Use seu dinheiro com critério. Gaste em coisas importantes e evite economizar tanto com você. Tudo o que se economizar com você será para quem? No dia em que você morrer, vai ser uma feira de Caruaru na sua casa. Vão carregar tudo. Não darão valor a nada daquilo que você valorizou tanto: enfeites, penduricalhos, livros antigos, roupas usadas, bijuterias cafonas, ouro velho… prataria preta, troféus encardidos, placas de homenagens. Por que não doar as roupas, abrir um brechó ou vender todas as suas bugigangas, apurar um bom dinheiro e viajar?

    10 – A maturidade não lhe dá o direito de ser mal educado. Nada de encher o prato na casa dos outros ou no self-service (com os outros pagando); falar de boca cheia, ou palitar os dentes na mesa de refeições (insuportável).

    11 – Só masque chiclete sem testemunhas. Não corra o risco de acharem que você já está ruminando ou falando sozinho.

    12 – Aposentadoria não significa ociosidade. Você deve arranjar alguma ocupação interessante e que lhe dê prazer. Trabalhar traz muitas vantagens para a saúde mental, além do dinheiro extra para gastar, também com você.

    13 – Cuidado com a nostalgia e o otimismo. Pessoas amargas e tristes são chatíssimas, as alegres demais, também. Elogie os amigos, não fique exigindo explicações de tudo. Amigo é amigo.

    14 – Leia. Ainda há tempo para gostar de aprender. A maturidade pode lhe trazer sabedoria. Coloque-se no grupo sempre pronto para aprender. Não se apresente em lugar nenhum dizendo: sou muito experiente!

    15 – Não acredite nas pessoas que dizem que não tem nada demais o idoso usar roupas de jovens, cuidado. Vista-se bem, mas com discrição. Cuidado com a maquiagem, se for pesada, você vai ficar horrível.

    16 – Seja avó do seus netos, não a mãe nem a babá. Por isso nem pense em educá-los ou comprometer todo o seu tempo com as tarefas chatas de ir buscar na escola, levar a festinhas, natação, inglês, vôlei… Só nas emergências. Cuidado com aquela disponibilidade que torna os outros irresponsáveis.

    17 – Se alguém perguntar como vão seus netos, não precisa contar tuuuuuuuudo! Evite discorrer sobre a beleza rara e a inteligência excepcional deles. Cuidado com a idolatria de neto e o abandono dos filhos casados…

    18 – Não seja uma sogra chata. Nunca peça relatório de nada. Seu filho tem a família dele. Você agora é parente! Nunca, nunca, nunca mesmo, visite seus filhos sem que seja convidado. Se o filho ligar pra você, não diga: ah! lembrou finalmente da sua mãe? É melhor dizer: Deus o abençoe meu filho.

    19 – Cuidado em atender ao telefone: se a pessoa perguntar como você vai e você responder “estou levando a vida como Deus quer”; “a vida é dura”; “estou preparando a partida”; “estou vencendo a dureza”; você vai ver que as ligações dos amigos e dos parentes vão rarear, cada vez mais.

    20 – A maturidade é o auge da vida, porque você tem idade, juízo, experiência, tempo e capacidade para se relacionar melhor com as pessoas. Então delete do seu computador mental o vírus da inveja, do orgulho, da vaidade, promiscuidades, cobranças, coisas pequenas e frustrantes para tomar posse de tudo o que você sempre sonhou: a felicidade.

    Extraído do livro Educação-a força mágica de Ivone Boechat

    • Virginia

      Olá Ivone, super obrigada por nos enviar esse texto incrível da sua autoria, parabéns! Vamos publicá-lo na forma de post no domingo, dia 12/7, assim ele terá maior visibilidade. Mais uma vez obrigada! Uma ótima semana pra você, bjs

  131. Eloisa

    Ao ler esse texto maravilhoso não sei se começo a rir ou chorar porque a colunista me descreveu sem me conhecer. Pensei que estava ficando louca, mas pelo visto não estou sozinha. Vamos a luta meninas!

    • MCelia

      Eloisa, este texto da Hilda Lucas é perfeito, não é mesmo? É a menopausa sem mascaras rsrsrs bjs

  132. sarita simone pereira

    Otimo texto, exatamente assim sao esses dias, um turbilhao de emocoes, nao e a adolecencia e a envelhecencia, temos de nos acostumar ao nosso novo “ser”. Sem chance de negociacao.

    • MCelia

      Isso mesmo, Sarita! Bem vinda ao Viva50!! Bjs

  133. Zuleica

    Excelente !!!

  134. Denize Beckel Amaral Prates

    Me representou.

  135. Melanie

    Adorei o texto! Recomendo o blog.

    • MCelia

      Obrigada, Melanie!!! Bjs

  136. rosa angela

    texto bom

    • MCelia

      Bom mesmo, né, Rosa? Bjs

  137. Rita Leao

    MMeu Deus. E bem assim que estou . e bom saber que nao sou so eu.

    • MCelia

      Ola, Rita, não,você não esta só, somos muitas!!! Que bom que nos encontrou aqui no Viva50! Bjs e volte sempre!

  138. ADELISA MARIA ALBERGARIA PEREIRA SILVA

    Nossa! Genial!!
    Vi a minha vida transcrita aqui…
    É bom saber que não estou sozinha.
    Já faz quase nove anos! Quando será que acaba?
    Um dia, também escrevi à respeito em meu blog.
    Segue o link e que Deus nos abençoe e nos ajude! 🙂
    Beijos!

  139. ANA FATIMA MACHADO

    A mais pura verdade. Dito assim com bom humor, fica mais fácil.
    A famigerada menopausa m e transformou num monstro por dentro e por fora. Mas nada que academia, boa alimentação e hormônios, não resolvam. Aprendi, estou em paz com ela.

    • MCelia

      Isso mesmo, Ana Fatima, bom humor e determinação ajudam muito não é mesmo? bjs

  140. marcia da silva

    Olá,
    por acaso encontrei seu texto , buscando sobre “tombos na menopausa”.
    Gostei muito.Achei bem escrito, profundo, completo. Parabéns.
    Marcia.

    • MCelia

      Oi, Marcia, bem vinda ao Viva50! Obrigada , que bom que gostou! Esse texto da Hilda Lucas é realmente muito bom…de uma olhada em outros que postamos, acho que vai gostar… bjs e volte sempre.

  141. Ana

    Bom dia meninas!
    Cheguei aqui por um impulso de um último suspiro. Buscando no Google algo que me faça entender o que eu tenho passado.
    Estou tão desesperada num turbilhão de sentimentos e esqueço que não estou sozinha nessa!
    E para qualquer lado que eu corra, a resposta é sempre a mesma: isso passa, tenha paciência!
    Mas como ter paciência se vc se encontra nesse chacoalhar de sensações? Hoje eu só desejaria um chá, uma erva , algo mais natural para me trazer a paz, já que não posso fazer reposição hormonal😔
    Ontem uma amiga me indicou o 5HTP, ela toma desde que iniciou a pré menopausa. Diz que foi a salvação, pois uma vez que vc tem humor, vc consegue lidar com as dificuldades bem melhor.
    Marquei consulta e vou ver se minha gineco diz que posso tomar.
    Alguém aqui já tomou?
    Sei que existem medicamentos de tarja que podem te ajudar. Mas essa é uma opnião minha -respeito minhas amigas que lançaram mão desse tipo de recurso – sou mais pelo natural e estou pagando um preço mais alto por isso.
    Obrigada pela postagem, a leitura é maravilhosamente dramática e cômica. Como a autora mesmo descreve.
    Força!
    Um bj para todas.

    • MCelia

      Ola, Ana, veja o que encontrei sobre o 5htp…bjs
      Será que você pode tomar o 5HTP?
      Os efeitos são sedutores. Mas, alto lá! Essa substância não é para todo mundo. Se você toma antidepressivo, esqueça! A combinação do hidroxitriptofano com esse tipo de medicamento provoca confusão mental. Gestantes e lactantes devem ficar longe. Não é o seu caso? Ainda assim, consulte um médico endocrinologista ou ortomolecular: só ele pode definir a dosagem e o tempo de consumo do 5HTP, além de acompanhar o tratamento, pois há o risco de o produto provocar náuseas e problemas gastrointestinais, especialmente se ingerido numa dose inadequada. Não vale arriscar!

      • Ana

        Oi MCélia, desculpe a demora em responder e muito obrigada pelo carinho em saber mais sobre a substância.
        Fui consultar e a gineco disse que poderia tomar sem problemas. Demorou uma semana para começar o efeito positivo. Eu achei ótimo, pois me senti melhor em termos de humor para enfrentar as temperanças. O conjunto todo ajudou, alimentação, academia e a fórmula. Mas ainda assim tenho tido dores nas pernas que são fracas, mas muito irritantes. E uns calafrios em meio calor. Vai entender!!!!
        Hoje volto pq retornei em nova consulta e ela me passou nova formula com Gaba, vit B6 e magnésio. Pensa numa pessoa feliz, sou eu! Tenho até medo de ficar pensando que esse efeito possa acabar .
        Desejo que esta libertação venha para todas nós o mais breve possível!! 🙏🏼
        Um bj

        • MCelia

          Oi, Ana, que bom que voltou e com novidades boas, encontrou uma formula que bateu com você? Isso é ótimo!!! E fica a dica para outras mulheres que estão como você …Voce esta fazendo certinho: procurando ajuda e se cuidando! Parabéns! Um beijo para você e continue voltando aqui para nos contar como esta indo , ta? Um beijo grande!

  142. Raquel

    Que texto maravilhoso!
    Obrigada por compartilhar.

    • MCelia

      Obrigada voce por estar aqui com a gente! Bjs

  143. Sulanita Arruda

    Adorei! Muito bom este texto!

    • MCelia

      Esse texto sobre a menopausa é um dos melhores que ja li.. que bom que gostou também… bjs e boa semana.

  144. Ana Miranda

    Muito importante esta matéria, e assunto esclarecimentos primordiais p está fase passageira e delicada.

    • MCelia

      Que bom que gostou, Ana , Bjs

  145. Aida Fioretto

    Simplesmente maravilhoso, tudo que eu senti, e sinto.
    lindo, alma de mulher, tudo o que eu gostaria de falar, ouvi dela.
    Maravilhoso!!!!

    • MCelia

      Oi, Aida, a Hilda Lucas fala exatamente o que sentimos, não é mesmo? Bjs e volte sempre.

  146. sueane

    Nao gostei … Muito reflexivo, mas tô no olho do furacão e nao gosto do q ne tornei , os aspectos fisicos sao superáveis, mas desânimo, cansaço, deprê isso é um inferno . Preciso viver bem . Ja pensei ate q a morte seria uma boa… Imagine . Quero soluções . Nao vou morrer na praia 😉

    • MCelia

      Ola, Suane, voce realmente esta bem na pior fase da menopausa. Procure ajuda com seu medico urgente! O melhor seria se você puder fazer reposição hormonal, mas se você não puder tem outras opções naturais que também nos ajudam. Uma alimentação balanceada, exercícios, tomar um pouco de sol são alguns dos conselhos que você pode seguir.Não deixe de se cuidar porque esses sintomas acalmam bastante se você procurar ajuda, não se acomode, ta? E volte aqui se precisar desabafar com a gente! Beijos querida!

  147. Jajá

    Meu relato não é muito animador. Por mais otimista que eu tente ser, sucumbo aos sintomas que desconheço e não entendo. Entrei na menopausa aos 46 anos, foi um choque. Costumo dizer que deitei linda e acordei feia, envelhecida, com dores no corpo. mMeus cabelos longos e loiros caíram, minha barriga triplicou de tamanho meu manequim saltou 3 números e para sair da cama de manhã eu sentia tantas dores no corpo que me jogava no chão para ter apoio para levantar. Os calores foram os menores dos meus problemas. Comecei uma peregrinação por todo tipo de tratamento, chá de amora, isoflavona, Dhea, tibolona e por aí vai, nada funcionava, tudo me dava efeitos colaterais profundos, depressão monstra. O que me fez sentir melhora foi atividade física constante, mas meu corpo já estava tão debilitado, com artrites, artroses, bursites, fibromialgia que eu nem podia manter regularidade neles. Esse ano quase seis anos depois desse sofrimento, consegui começar uma reposicao hormonal, senti os efeitos positivos imediatamente, minha qualidade de vida voltou e eu não tive efeitos colaterais. Mas uns três meses depois comecei a me sentir melancólica, triste, desanimada. Voltei ao médico e ele trocou o medicamento,passei um mês cuspindo sangue, que por ironia foi a primeira vez na vida que não li a bula, achei que se lesse eu sentiria tudo. Mas exatamente a bula que não li era a que mandava suspender imediatamente o medicamento em caso de tosse com sangue. Agora voltei a tomar o remédio de antes e está muito difícil, não quero conversar, sair, fazer nada. Faço tudo na verdade, mas ê uma briga hercúlea com meu desejo de deitar e ficar quietinha para sempre. Continuo confusa, eu a garota mais animada, falante e farrista da turma, virei uma mulher quieta calada, recolhida que nem eu reconheço e tb não gosto. Acho um pecado essa menopausa, um pecado ninguém saber lidar com ela, para cada mulher ela vem em uma intensidade. Costumo dizer que é uma fase como a adolescência, onde a gente não entende nem sabe o que está acontecendo. Tenho um blog chamado Donamenopausa, que saiu do foco, mas lá tem descrito muitos dos remédios que tomei e o que eles fizeram comigo.

    • MCelia

      Oi,Jajá, nossa como voce esta sofrendo com essa fase … Você ja tentou fazer uma terapia com um bom psicólogo? As vezes uma boa terapia te ajuda a passar pro esta fase . E tente também outra reposição hormonal. Continue com exercícios físicos e com uma boa alimentação…Se cuida e fique atenta as reações!Volte aqui para nos contar como esta indo! Bjs

  148. Josemary

    Ótimo texto! Estou entrado nessa fase! Me conforta saber que é só uma fase e vai passar.

    • MCelia

      Bem vinda , Josemary! Que bom que gostou , esse texto é ótimo né? Um beijo e volte sempre!

  149. Thelma Cristina

    Bem assim. O tempo passa e a história se repete, agora Tem mais uma amiga aqui. Esta troca de experiências ajuda muito, tudo é aprendizado… Abraços!

    • MCelia

      É assim mesmo, Thelma, somos muitas e cada dia mais rsrsrs vamos nos ajudar! Um beijo e volte sempre!

  150. Maria Rita

    Fantástico!!! Exatamente, consegui me encaixar direitinho. Já estou na fase da bonança. 😍😘

    • MCelia

      Ja esta na bonança, Maria Rita? Que sorte a sua! Beijos querida!

  151. Leni da Silva

    Pois é, o texto é maravilhoso, nos representa muito bem, escrito com muita propriedade.
    Virgínia, que tal postar um texto que represente aqueles que convivem conosco (maridos, filhos, colegas de trabalho) e que sempre estão tateando com um cuidado danado pois não sabem qual vai ser a nossa reação para um simples “bom dia”, que aliás nem nós mesmas sabemos.
    Um abraço “menopáusico” pra vocês.

    • MCelia

      Oi, Leni, boa sugestão de post , vamos fazer sim um post ensinando os que estão ao nosso redor como lidar com as “menopausaticas” rsrsrs Beijos

  152. Serlei

    Melhor texto que já li , sobre o assunto!!!!

    • MCelia

      Tambem adoro , Serlei, nossa cara, né? Beijos