Perda muscular: sarcopenia

13/09/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Perda muscular: sarcopenia

Uma das mais importantes alterações que ocorre com o envelhecimento natural (conhecido como senescência) é a diminuição da massa muscular esquelética.

O pico da força no ser humano é atingido entre os 20 e 30 anos de idade. Após este período tem início uma redução gradual e progressiva, tornando-se clinicamente perceptível a partir dos 60 anos. Indivíduos saudáveis entre 70 e 80 anos têm perda 20% a 40% da sua força física. Essa perda gradativa é conhecida como sarcopenia, que indica a perda da massa, força e qualidade do músculo esquelético e que tem um impacto significante na saúde.

A força muscular é a adaptação funcional que sempre acompanha os níveis de massa muscular, sendo importante no dia a dia de todas as pessoas para a realização das mais diversas tarefas, em especial no idoso, pois geralmente este é um sedentário que perdeu a aptidão física geral. A perda de força muscular é a principal responsável pela deterioração na mobilidade e na capacidade funcional do indivíduo que está envelhecendo.

 

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A massa muscular humana constitui de 40% a 50% do peso corporal total. As células musculares constituem de 70 a 80% das nossas células e representam, aproximadamente, 50% das nossas proteínas. Por este motivo, uma grande perda muscular é incompatível com a vida.

A redução gradativa no tamanho e no número das fibras musculares (especialmente tipo II – fibras de contração rápida) com a idade decorre da morte das células musculares e/ou de processo degenerativo causado pela perda de contato com o nervo. As fibras musculares desnervadas são subsequentemente substituídas por tecido gorduroso e fibroso.

A degradação dos sistemas nervoso e muscular decorrente do processo de envelhecimento não é a única causa da sarcopenia. Com o envelhecimento, temos: diminuição do hormônio de crescimento, dos hormônios sexuais (estrogênio e testosterona), fator de crescimento (IGF1); resistência à insulina que provocam e agravam a sarcopenia.

Quando a perda de músculos é proveniente de regimes alimentares, fome, caquexia, doenças catabólicas (hipertireoidismo, insuficiência cardíaca, bronquites crônicas etc.), estresse, sepses e câncer, configura-se a chamada “síndrome sarcopênica”, que é diferente da sarcopenia que ocorre no idoso hígido, descrita anteriormente.

 

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A prevenção é a melhor conduta na sarcopenia, ou seja, idosos que praticam exercícios dinâmicos três vezes por semana, ganham e conserva a força muscular, prevenindo quedas, perda do equilíbrio e invalidez.

Porém, na ausência da ingestão de alimentos, o balanço ainda permanece negativo. Por outro lado, a ingestão de aminoácidos isoladamente aumenta a taxa de síntese proteica muscular. Contudo, o mais potente iniciador dessa síntese é a combinação de exercício  com aumento da disponibilidade de aminoácidos.

Beat-the-middle-aged-spreadOs aminoácidos de cadeia ramificada (ACR) apresentam potenciais efeitos terapêuticos, uma vez que esses aminoácidos podem atenuar a perda de massa magra, sobretudo músculos, durante a redução de massa corporal; favorecer o processo de cicatrização; melhorar o balanço proteico muscular em indivíduos idosos; e propiciar efeitos benéficos no tratamento de doenças hepáticas e renais.

Papel dos aminoácidos de cadeia ramificada (ACR) – A massa muscular é de cerca de 40-45% da massa corporal total do ser humano, e os ACR correspondem a cerca de 35% dos aminoácidos essenciais em proteínas musculares, assim, verifica-se que grande quantidade de ACR está presente em proteínas musculares, e sua necessidade na dieta para evitar a desnutrição e a perda da massa muscular que ocorre no idoso.

Aminoácidos são as unidades básicas da composição de uma proteína. Portanto, é necessária a ingestão destes elementos para formar proteínas e no caso tecido muscular. No ser humano, nove aminoácidos são considerados essenciais, uma vez que não podem ser sintetizados endogenamente e, devem ser ingeridos por meio da dieta. Dentre os aminoácidos essenciais, se incluem os três aminoácidos de cadeia ramificada (ACR), ou seja, leucina, valina e isoleucina. A concentração de ACR é 20-30% maior em fibras de contração lenta em comparação àquelas de contração rápida.

Fontes naturais

 

A leucina é um aminoácido encontrado em qualquer produto protéico, como ovos, carne e suplementos protéicos. Já a isoleucina e a valina são encontrada em carnes de peixes, carneiros, bovinos, farinha de soja e queijo cottage. Em muitos aspectos a isoleucina é parecida com a valina por serem os dois precursores da alanina e da glutamina.

 

Dra. Maria Candida Zacharias

mcz@vidanutritiva.net

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43 Comentários:Perda muscular: sarcopenia
  1. Eliete

    Adorei o artigo…Parabéns!…

    • Virginia

      Obrigada Eliete, é importante saber o que se passa com o nosso corpo, só assim podemos cuidar da nossa saúde de forma correta e consciente. Grande abraço

    • Lucia

      Olá!!!!
      Como muito pouco. Por isso gostaria de saber que complemento eu poderia usar para ajudar na recuperação muscular.

      • MCelia

        Procure comer mais proteínas , principalmente antes e depois de exercitar-se …Experimente o Whey protein, disse que é bom, mas nunca tomei. Beijos

  2. Cristina Carvalho

    Adorei a matéria, e ainda mais, te ver no programa da Fatima……casal lindo! Deus os abençoe.

    • Virginia

      Oi Cristina, muito obrigada pelas palavras de carinho, ficamos felizes em ter você aqui no viva50, seja bem vinda viu? Bjs

  3. marcia hennemann

    gostei muito quero saber mais.
    Obrigada

    • MCelia

      Ola , Marcia , bem vinda ao Viva50! Fique ligada aqui com a gente que sempre trazemos novidades neste assunto ! Bjs e obrigada

  4. Íria Maria Davanse Pieroni

    Parabéns!

    • MCelia

      Ola Íria , bem vinda ao Viva 50 ! Que bom que gostou , obrigada ! Bjs

  5. graca

    Como é triste envelhecer….
    sinto já o peso da idade, me sinto cansada, sem força
    Obrigada pela matéria

    • MCelia

      Oi,Graça, envelhecer é inevitavel …procure ajuda para conseguir curtir cada fase da melhor maneira e sem tristeza! Bjs

  6. crys nunes

    adorei este tema ,parabéns

    • MCelia

      Crys, que bom que gostou!!! Bjs

  7. marluce

    Gostei muito da matéria.

    • MCelia

      Ola , Marluce, que bom ! Bem vinda ao Viva50! Bjs

  8. Maria da Penha Pacifico

    Parabens pelo excelente artigo e muito obrigada pelas informacoes compartilhadas!

    • MCelia

      Ola Penha , obrigada voce por estar aqui com a gente! Que bom que gostou!!! Bjs

  9. Salete

    Amei a dica.Obrigado.Para nos mulheres envelhecer hoje em dia as vezes se torna pesado.Bjs

    • MCelia

      Oi Salete, é verdade a idade as vezes chega com alguns inconvenientes, né? Mas vamos seguir nos cuidando e procurando sempre uma vida com qualidade ! bjs

  10. terezinha

    Parabéns ao site!!!!!!!!!!!!!

    • MCelia

      Oi Terezinha , Obrigada !!! bjs e bem vinda ao Viva50!

  11. terezinha

    Muito feliz com o site!!!!!!!!!!!!!

    • MCelia

      Que bom Terezinha!!! Entre sempre…bjs

  12. Thais Corrêa

    Essa matéria é de interesse de todas nos….Assim ficamos sabendo como reage o corpo e, podemos acompanhando teus conhecimentos, saber como podemos melhorar e evitar perdas maiores ao nosso corpo
    Gostei mui da matéria….parabéns
    Thais

    • MCelia

      Oi, Thais, tambem achamos muito interessante sabermos sobre a sarcopenia , a Dra Maria Candida esta sempre nos enviando otimos posts ! Bjs e bem vinda ao Viva50!

  13. Benildes Brandão

    Amei as dicas, super atuais. Vou segui-las.

    • MCelia

      Ola, Benildes , siga mesmo , temos que nos cuidar sempre, não é mesmo? Bjs e bem vinda ao Viva50.

  14. Edina Mendes Shepherd

    Ótima matéria, boas dicas, sempre aprendendo…….Bjs

    • MCelia

      Cada nome, né? rsrsrs bjs

  15. Dalva Machado Gonçalves

    Gostei da matéria

    • MCelia

      Que bom, Dalva!! bjs

  16. izabel cristina rodrigues da costa

    Bom dia!!! Adorei este site. Tenho 56 anos e gostaria saber além da musculação que faço, gostaria de saber o que posso fazer mais para aumentar a minha massa muscular.

    • MCelia

      Ola, Izabel, bem vinda ao Viva50! De uma olhada em um post nosso: Ganhando massa muscular a partir dos 50 anos , é só colocar em PESQUISAR , dentro de qualquer post que aparecera para voce ok? Espero que te ajude! Bjs e volte sempre…

  17. dirce maria da silva

    muuuuuuuuuuuito bom!

  18. Maria

    Informações de grande relevância para mulheres após os 50 anos.

    • MCelia

      Precisamos estar atentas, não é, Maria? Beijos

  19. Antonia Marilete Vieira nunes

    Não existe essas uma forma de a gente adquirir ? Como suplemento .
    Tenho uma grande perda de músculos e vivo cansada e durmo mais do q deveria.
    Eu faço exercícios porém não consigo segurar e não é de hoje .
    Obrigada !

    • MCelia

      Oi, Antonia, uma boa alimentação pode te ajudar , mas não conheço outra forma sem ser exercitando , coragem , exercite-se mais que você vera os resultados …Beijos

  20. Aldenira

    Adorei os comentários , obrigada.
    A

    • MCelia

      Que bom, Aldenira! Volte sempre ! beijos

  21. mailsa costa

    Parabéns! Também quero saber mais sobre os tipos de alimentos que devemos ingerir antes e depois da academia e sugestão de lanches para o dia e noite

    • MCelia

      Vamos procurar postar mais sobre esses assuntos, mas se você colocar em BUSCAR as palavras ‘alimentos’ e depois ‘lanches’ , você vera todos os posts que ja fizemos sobre o assunto, ta? Um beijo Mailsa