Por que engordamos com o passar dos anos?

13/11/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Nós sabemos que a fórmula clássica de redução de peso (mais exercícios, menos comida) funciona por um determinado tempo e que depois disso o dilema do peso volta a nos rondar. O efeito sanfona é devastador: é um tal de “vai e volta” que é capaz de nos nausear pelo movimento!

 

efeito-sanfona-11-300x210

 

O metabolismo humano é um sistema complexo, que evolui para manter nosso peso estável em tempos de abundância e escassez. Como foi, então, que se transformou em um jogo de cara ou coroa em que as opções são: “cara, você ganha peso” e “coroa, você ganha ainda mais”?

O problema reside em uma condição de saúde chamada inflexibilidade metabólica, uma condição que aponta para dieta simples, exercícios e mudanças de estilo de vida que podem ajudar você a emagrecer e continuar magra. E por que o aumento da obesidade em uma única geração não deveria ter acontecido? E como você pode assumir o controle do próprio metabolismo e guiá-lo em águas tranquilas?

Desde o início do século 20, quando a obesidade era incomum até a década de 1980, nossa quantidade per capita de alimento permaneceu mais ou menos a mesma. Por que, então, o aumento do peso? Reflita lendo abaixo o que acontece em uma alimentação normal:

1. O alimento se torna progressivamente menos apetitoso. Por mais que os primeiros pedaços de bife estejam incríveis, no final você apenas repete os movimentos, de modo automático.

2. O estômago se expande, há liberação do hormônio grelina, emitindo mensagens químicas ao cérebro, aumentando o hormônio leptina, pedindo que não se coma mais.

 

Mulher comendo chocolate

 

3. O metabolismo se acelera à medida que o corpo trabalha para transportar o alimento pelo sistema digestivo, queimando 10% das calorias que você acabou de ingerir.

4. Nas próximas horas, e até mesmo dias, o corpo monitora o equilíbrio de energia – a quantidade de calorias que entram e saem. Se você comer mais do que precisa, isso será compensado por um metabolismo mais rápido – seja queimando mais calorias na malhação, seja produzindo mais hormônios, como a leptina, que reduz o apetite.

O mecanismo também funciona ao contrário. Se você comer menos do que o necessário para manter seu peso, seu metabolismo ficará mais lento para preservar energia, e os níveis do hormônio da fome, grelina, subirão para aumentar o apetite.

O objetivo desse sistema é atingir um equilíbrio no qual seja difícil ganhar ou perder peso. Somente estímulos poderosos podem se sobrepor a esse sistema e alterar seu metabolismo para que ele não responda como deveria. Eis que surge o principal adversário: a indústria alimentícia moderna.

Quando a Frito-Lay (dona da Elma Chips) lançou o famoso slogan “é impossível comer um só”, no início dos anos 1960, não foi à toa. Seus cientistas trabalhavam para apagar os limites do nosso apetite, e como sociedade, começamos a burlar sinais de “pare” que haviam existido durante séculos.

 

tumblr_m3gcbbqEs21qzl4lb

 

Eles descobriram formas de combinar açúcar, sal e gordura para que o “suficiente” nunca fosse realmente suficiente. Nosso metabolismo não estava preparado para contrapor a recompensa hedonista desses novos alimentos. O alimento associado a estimular muitas partes do cérebro, incluindo regiões de recompensa. Ao estimular diretamente esses circuitos de recompensa, você pode ter profundo impacto na preferência alimentar e na gordura corporal.

Os fabricantes tentam maximizar a recompensa. O resultado: somos levados por uma correnteza de alimentos fartamente disponíveis, densos em energia, altamente palatáveis e com alto poder de recompensa. Os alimentos comerciais produzem um estímulo excessivo dessas conexões cerebrais.

Quando comemos volumes massivos de alimentos superestimulantes – um saco de chips regado a um litro de refrigerante -, nosso sistema digestivo converte tudo isso em quantidades massivas de glicose sanguínea. É aí que entra o hormônio da insulina. Ele é uma espécie de “porteiro” encarregado de abrir a porta das células para a glicose. Se o nível de glicose estiver muito alto, ela se torna tóxica. O corpo fará o possível para expulsá-la.

 

imagesCAGHJZ3S

 

Quanto mais tempo o nível de insulina permanecer elevado, menos eficaz ela se torna, e quando menos eficaz ela se torna, mais longos são os períodos em que seus níveis ficam elevados. A finalidade da insulina é eliminar a glicose do sangue, armazenando-a no corpo. Consequentemente, a insulina inibe nossa capacidade de queimar gordura. Níveis do hormônio cronicamente elevados significam que o corpo está sempre usando menos gordura como fonte de energia do que normalmente usaria, e por isso a gordura se acumula aonde você menos deseja. O corpo humano foi criado para funcionar com um mix de combustíveis, utilizando, predominante, a gordura em repouso ou durante exercícios de baixa intensidade. Na medida em que os exercícios ficam mais difíceis, passamos a uma maior dependência de carboidratos. Se você é metabolicamente flexível, consegue passar facilmente de uma fonte de combustível para outra, aproveitando as abundantes reservas de gordura do corpo e poupando os limitados carboidratos para quando eles forem realmente necessários. Uma pessoa com níveis cronicamente elevados de insulina vira “inflexível”, queimando carboidratos em excesso o tempo todo e deixando as reservas de gordura intocadas. Um desastre metabólico para um organismo que possui mais gordura do que é capaz de utilizar – um organismo que, em circunstâncias normais, exploraria a gordura como uma reserva subterrânea de petróleo. Os sistemas se esforçam ao máximo para cooperar um com o outro, mas não conseguem.

 

Dra. Maria Candida Zacharias

ImageProxy

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

20 Comentários:Por que engordamos com o passar dos anos?
  1. valeria aparecida da silva

    muito interessante, geralmente toda essa sabedoria, fica escondida….a gente precisa saber dessas coisas….adorei

    • Virginia

      Que bom que você gostou Valeria, achamos que é importante conhecer mais profundamente o funcionamento do nosso corpo. Obrigada pela sua participação, esperamos te ver sempre aqui no viva50, bjs

  2. Vera

    Leia com atencao

    • Virginia

      Olá Vera, o texto da Dra. Maria Candida é ótimo mas, como você disse, é preciso lê-lo com muita atenção. Bjs

  3. ceice da matta

    Gostei muito do texto , vou espalhar aos amigos. Eu tenho 53 anos e sempre fui bem magra , mas agora estou precisando combater uma gordurinha que insiste em ficar nmeu abdômen . Adoro a pagina de vcs , parabens ! Abracos meninas !

    • MCelia

      Oi , Ceice , os textos da Dra Maria Candida são otimos mesmo , né? É que ela é uma Viva50 antenada e sabe exatamente como nos sentimos …Obrigada pelas palavras de carinho !! Bem vinda aqui nos comentarios e volte sempre ! Bjs

  4. Lucia

    Olá Virgínia, parabenizar pelo trabalho de vocês é chover no molhado…rs

    Gostaria de compratilhar a matéria na minh página danod os créditos a vocês, posso?

    Obrigada.

    Aguardo a resposta 🙂

    PS: eu te envio o link para ver ok?

    Um ótimo dia!

    Lucia

    • Virginia

      Oi Lucia, agradecemos o seu interesse, claro que pode publicar a matéria na sua página mas não se esqueça de nos mandar o link tá? Um ótimo dia para você também!

  5. Edina Mendes Shepherd

    Exelente matéria, hoje mesmo eu estava lendo sobre o hormônio leptina, sobre o metabolismo e etc.. e tal. Essa matéria veio muito a acrescentar para meu conhecimento…..Bjs

    • MCelia

      Que legal , Edina ! Vou me informar tambem sobre a leptina ! Obrigada pela indicação ! Bjs

  6. LYRA FRAGA

    EXCELENTE!!! LYRA FRAGA

    • MCelia

      É bom para estarmos atentas , né, Lyra ? Bjs

  7. Carla

    Tudo muito bem explicadinho… Mas, qual é a solução? O que se deve comer? O que NÃO se deve comer? Eu, pessoalmente, aos 65 anos, já fiz todas as dietas conhecidas e desconhecidas, com e sem medicamentos, com e sem exercícios… Agora estou de saco cheio da Dukan, perdi 14 kg em 4 meses, mas se eu vacilar um dia que seja, subo na balança e vejo o aumento. Terei que passar o resto da vida sem comer carboidratos (para mim são as únicas dietas que emagrecem de fato, as que tiram os carboidratos)…

    • MCelia

      Ola,Carla, o ideal é balancear s sua alimentação e comer um pouco de cada coisa … Ja que vc ja perdeu muitos quilos , procure uma nutricionista e faça uma dieta bem balanceada para voce não perder todo o esforço feito com a dieta do dr Dukan … Bjs

  8. Luciana

    Adorei o texto,gostaria de saber mais sobre os alimentos.
    Os que aceleram o metabolismo,os que podem me dar massa magra..enfim.
    Faço treinos de boxe e Muay Thai,alem de exercicios aerobicos como Jump e Pilates.
    Adoro comer de tudo,verduras e legumes..porem não sei como combinar esses alimentos.Alem de ter 32 anos e 3 filhos não estou contente com a tal barriguinha…
    adoraria receber informações sobre esses alimentos!

    • MCelia

      Vou pedir para a Dra Maria Candida te responder , ok ? Bjs

  9. ana claudia trois Maestri

    Desejo voltar para meu peso normal. 62 kg qe tive sempre e agora depois

    • MCelia

      Ola,Ana, é dificil voltar ao nosso bom peso, não é mesmo? Mas não desanime, siga uma boa dieta e exercite-se, isso é a base de tudo , agora tem que ter muuuita força de vontade, por isso coragem e coloque esta meta para este ano! Boa sorte! Bjs

  10. Elaine Maria da Costa

    GOSTEI MUITO DESTAS INFORMAÇÃO DA Dra MARIA Candida, parabens.

    • MCelia

      A Dra Maria Candida é demais, né? É que ela é uma verdadeira VIVA50, então ela nos entende perfeitamente, ela fala a nossa lingua, não é mesmo? Obrigada, Elaine, bjs .