Por que estou tão cansada? Possíveis causas para um estado de fadiga

20/10/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Por que estou tão cansada? Possíveis causas para um estado de fadiga

Você se sente sempre cansada, sem energia para realizar as suas tarefas diárias? Já pensou que talvez essa fadiga constante seja sintoma de algo que você não se deu conta?

Algumas possíveis causas para um estado de fadiga:

1- Não dormir o suficiente

Pode parecer óbvio, mas talvez você não esteja dormindo o suficiente. A insuficiência de sono pode afetar negativamente a sua capacidade de atenção, de concentração e a sua saúde como um todo. Um adulto deve dormir de 7 a 8 horas por noite, se você dorme muito menos que isso procure se programar para que consiga descansar o tempo necessário. À noite faça uma refeição leve, desligue o celular, não deixe a TV ligada no quarto, tome um chá calmante de capim cidreira ou camomila, deixe seu quarto escuro e calmo, vista um pijama confortável e, na hora de dormir, procure pensar somente em coisas boas. Se o problema persistir procure a ajuda de um médico, você pode estar sofrendo de um distúrbio do sono.

 

mulher_cansada_materia

 

2- Apneia do sono

Talvez você pense que está dormindo o suficiente e não percebe que pode sofrer de apneia. A apneia paralisa brevemente a respiração durante a noite, cada interrupção pode acorda você por um momento sem que esteja consciente disso. O resultado é um sono sem qualidade. Se você acha que pode sofrer de apneia, procure um médico para constatar e orientar seu tratamento.

3- Alimentação inadequada

Comer muito pouco pode ser uma das causas da fadiga, mas comer alimentos errados também pode ser um problema. Observe a sua alimentação e veja se ela é saudável e equilibrada, caso não seja, procure uma nutricionista para ajudá-la a compor uma dieta adequada.

 

alimentação-saudável

 

4- Anemia

A anemia pode ser uma das causas principais da fadiga. A anemia é causada pela deficiência de ferro no organismo, para combatê-la procure ingerir alimentos ricos em ferro como bife de fígado, espinafre, frutos do mar, carne magra, feijão e cereais enriquecidos. Se você acha que está anêmica, procure seu médico. Com certeza ele solicitará um hemograma  para verificar a suspeita e indicar o tratamento correto.

5- Depressão

A depressão é um transtorno emocional que contribui para o surgimento de vários sintomas físicos, fadiga, dores de cabeça, perda do apetite, são alguns deles. Se você está se sentindo cansada, triste, “para baixo” por mais de algumas semanas, consulte o seu médico.

 

432233-A-depressão-necessita-de-acompanhamento-especializado_

 

6- Hipotireoidismo

A tireoide, pequena glândula situada na base do pescoço, controla o metabolismo, a velocidade com que o organismo converte o combustível em energia. Quando a glândula está hipoativa e as funções do metabolismo muito lentas, você pode, além de engordar, se sentir muito fraca. Consulte o seu médico para realizar exames da tireoide.

7- Excesso de cafeína

Em doses moderadas, a cafeína pode melhorar a atenção e a concentração, mas em excesso, ela pode aumentar a frequência cardíaca, a pressão arterial e o nervosismo; já em algumas pessoas, a cafeína pode causar fadiga. Aos poucos, procure eliminar da sua dieta o café, chá preto, chocolate, refrigerantes e outros alimentos que contenham cafeína.

 

papel_de_parede_de_copo_de_cafe-36562

 

8- Desidratação

O seu cansaço pode ser um sinal de desidratação. O corpo precisa de água para funcionar bem e manter o seu equilíbrio. Beba água durante o dia todo para manter-se sempre hidratada.

9- Doenças cardíacas

Se você sente um cansaço constante durante as suas atividades diárias isso pode ser um sinal de que seu coração não está bem. Caso perceba que está se tornando cada vez mais difícil realizar as tarefas que antes eram fáceis para você, converse sobre isso com o seu médico para checar o que de fato está acontecendo.

10- Falta de exercícios

Se você sente uma fadiga leve e não consegue associá-la a nenhum fator, talvez você precise se exercitar mais; procure fazer mais exercícios físicos. Os exercícios podem lhe proporcionar uma dose significativa de energia. Fazer exercícios aeróbicos (caminhar, correr, andar de bicicleta) três vezes por semana por 20 minutos, pode ser o suficiente para combater a fadiga.

 

M

Fonte: webmd.com/women

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

18 Comentários:Por que estou tão cansada? Possíveis causas para um estado de fadiga
  1. Edina Mendes Shepherd

    As vezes eu me sinto assim…….

    • MCelia

      De uma analisada para saber o que esta te deixando cansada, Edina… Bjs

  2. josefa lino

    Amaei esses conselhos, alertas… ja adotei algumas que se identificou comigo.
    Obrigada…..
    Me sinto cansada quando caminho mesmo quando estou indo ao trabalho tenho que caminha aproximadamente um km. tem algumas subidas hum… essas subidinha curtas mas me deixa praticamente cansada… quando faço atividades da caminhada melhora um pouco. Tenho preguiça de sair de casa para fazer uma caminhada…. mas vou me corrigir. Por favor continue me mandando dicas como essas.

    • MCelia

      Josefa, faça um esforcinho e não pare com as caminhadas, voce vai se sentir tão melhor que vai querer fazer cada vez mais vezes e mais tempo…e não vai se sentir tão cansada no seu dia a dia…Cuide-se! E obrigado por estar aqui com a gente, procuramos sempre postar coisas positivas para nós mulheres 50+++ bjs

  3. Rosane Pinheiro

    Excelentes matérias!

    • MCelia

      Desculpe a demora em liberar seu comentario… que bom que gostou, Rosane! Bjs

  4. monica

    bom artigo este!
    tem mais uma coisa que pode resultar em cansaço que é a intolerância a glúten e/ou lactose e que pode resultar em anemia por deficiência na absorção de micronutrientes. Eu tive este cansaço por anos e fiz algum tratamentos para combater a “preguiça”. Até que descobrimos a intolerância, no meu caso aos dois elementos, e que resultava em deficiência de Fe e vitaminas.
    Pouco tempo depois de começar a dieta eu era outra pessoa! A densitometria óssea agora também indica valores normais para minha idade, coisa que não acontecia há 20 anos….Hoje sou mais ativa e não necessito mais de complementos vitamínicos e tratamentos extras. Estou feliz !

    • MCelia

      Ola, Monica, que otimo comentario , acrescenta ainda mais ao nosso post! Obrigada!!! Vamos procurar falar mais sobre esta assunto tão importante para nós mulheres 50+++ . Volte sempre e desculpe a demora para liberar seu comentario… Bjs

  5. Regina

    Adoro as publicações,são muito esclarecedoras.

    • MCelia

      Que bom que gosta!!! Obrigada! Volte sempre …beijos.

  6. Rosana

    Muito bom!

    • MCelia

      Oi Rosana , que bom ver você por aqui!!! Este post é bom , né? Da um alerta para a gente ver o que esta nos incomodando e leva a gente a se cuidar… Bjs

  7. solange oliveira

    preciso exercitar muito, sinto muito cansada só pensar que tenho que sair de casa, trabalho muito sentada e quando chego em casa não tenho animo pra fazer nada….

    • MCelia

      Oi, Solange , experimente tomar um multivitaminico para mulheres 50+++ e de uma olhada na sua alimentação se esta legal, procure comer muito verde, fibras e proteínas, ta ? Cuide-se! Bjs

  8. Isabela Carolina

    Meu deus, lendo eu só vejo que provavelmente minha fadiga é justificável por todos esses motivos, minha alimentação é péssima, como batata frita todos os dias, eu só durmo tarde e acordo cedo, tomo café em exagero pra ficar acordada, se vou colocar uma colcha na cama meu coração já acelera, e vejo que tudo isso só me prejudica.

    • MCelia

      Nossa, Isabela, voce precisa se cuidar querida! Comece indo dormir mais cedo , tire o café… Boa sorte! Beijos

  9. Zenaide.

    isso mesmo. vou averiguar. obrigada.

    • MCelia

      Zenaide, veja mesmo, se cuide, viu? Um beijos