Sacanagem – por Martha Medeiros –

02/07/17 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Vou falar de amor, mas não vou falar sobre ursinhos de pelúcia nem sobre bombons. O momento é ideal para falar de sacanagem.

Se dei a impressão de que o assunto será ménages-à-trois, sexo selvagem e práticas perversas, sinto muito desiludi-los. Pretendo, sim, falar das sacanagens que fizeram com a gente.

Fizeram a gente acreditar que o amor mesmo, amor pra valer, só acontece uma vez, geralmente antes do 30 anos. Não contaram para nós que o amor não é racionado nem chega com hora marcada.

Fizeram a gente acreditar que cada um de nós é a metade de uma laranja, e que a vida só ganha sentido quando encontramos a outra metade. Não contaram que nascemos inteiros, que ninguém em nossa vida merece carregar nas costas a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se estivermos em boa companhia, só é mais rápido.

Fizeram a gente acreditar numa fórmula chamada “dois em um”, duas pessoas pensando igual, agindo igual, que isso era que funcionava. Não nos contaram que isso tem nome: anulação. Que só sendo indivíduos com personalidade própria que poderemos ter uma relação saudável.

Fizeram a gente acreditar que o casamento era obrigatório e que desejos fora de hora devem ser reprimidos.

Fizeram a gente acreditar que os bonitos e magros são mais amados, que os que transam pouco são caretas, que os que transam muito não são confiáveis, e que sempre deve haver um chinelo velho para um pé torto. Ninguém nos disse que chinelos velhos também têm seu valor, já que não nos machucam, e que existem mais cabeças tortas do que pés.

Fizeram a gente acreditar que só há uma fórmula de ser feliz, a mesma para todos, e os que escapam dela estão condenados à marginalidade. Não nos contaram que estas fórmulas dão errado, frustram as pessoas, são alienantes, e que poderíamos tentar outras alternativas menos convencionais.

Sexo não é sacanagem. Sexo é uma coisa natural, simples – só é ruim quando feito sem vontade.

Sacanagem é outra coisa. É nos condicionarem a um amor cheio de regras e princípios, sem ter o direito à leveza e ao prazer que nos proporcionam as coisas escolhidas por nós mesmos.

MARTHA MEDEIROS

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

37 Comentários:Sacanagem – por Martha Medeiros –
  1. francisca eliana da silva

    É a primeira vez, que contatei este blog, e sinceramente amei, gostaria de ter acesso a outras publicações, bom demais.

    • MCelia

      Bem vinda, Francisca !!! Que bom ler seu comentario… se voce assinalou que gostaria de receber avisos de novos posts , voce recebera , ok ? Bjs

  2. Brejna

    Gostei!

    • MCelia

      Que bom !!! Volte sempre ! Bjs e bem vinda ao Viva50!

  3. Tania

    Encontrei este blog procurando como tirar manchas amareladas de roupas brancas. Achei interessante encontrar as dicas neste blog de companheiras dos 50 anos. Grata surpresa. Vou aparecer mais vezes!
    Ótimo texto da sempre sensível e atenta Martha Medeiros. Adoro!

    • MCelia

      Oi, Tania, que bom que nos encontrou! Bem vinda!Este texto é mesmo muito bom …volte sempre , adoraremos!!! bjs

  4. márcia costa

    Amo Martha Medeiros… adorei tudo aqui!!

    • MCelia

      Que bom quw gostou , Marcia ! Bem vinda e volte sempre !!! bjs

  5. Clara

    Muito bom! Muito certo! E acho que sempre é tempo de aprendermos e mudarmos. O problema é que muita gente fica se lamentando que a vida a levou a tal lugar e que este lugar é ruim, perverso e solitário e não para para pensar o que deve fazer de DIFERENTE no presente para poder esperar um futuro melhor e o futuro, apesar de parecer muito longe é também as horas que estão por vir, o jantar ainda não servido, o encontro recém marcado ou a viagem planejada…

    • MCelia

      Lindo, Clara!!! Puxou a mãe e a vó, escreve muito bem!!! E voce tem toda razão, lamentar é facil, fazer algo para mudar isso sim é dificil… bjs

  6. neide

    Verdade tem que ser compartilhado e uma troca de prazer de carinho um bem melhor

    • MCelia

      Isso mesmo, Neide , boa semana para voce ! Bjs

  7. Orlando

    Me deu vontade de compartilhar com você ..,
    Sandra

    • MCelia

      Ola, Orlando , espero que a Sandra tenha visto o post … abraços!

  8. Edina Mendes Shepherd

    Gostei muito desse texto, muito sensível e envolvente………

    • MCelia

      A Virginia é craque em achar textos com a nossa cara, né, Edina? Bjs e boa semana!

  9. Betine

    E quando você descobre que a vida é tão melhor sem regras e sem imposições, tudo fica melhor e mais gostoso. E redescobrir a vida depois dos 50, não. Tem preço, mas muito valor.
    Esse texto é meu número.
    Adoro o Viva 50.
    Beijos

    • MCelia

      E nós adoramos ter voce aqui com a gente, Betine! Que bom que gostou do texto! Beijos e um ótimo domingo para você!

  10. neide

    Eu amei essa materia por que sempre gostei muito de sexo com prazer entre quatro paredes vale tudo mesmo sem homem adoro me masturbar . peco que falem mais sobre isso por que quando a mulher tá sozinha e bom esse assumto para nó estimular muitas mulheres sozinha vale a pena beijos

    • MCelia

      Ola, Neide, este assunto nos interessa muito, não é mesmo? Vamos procurar falar mais sobre ele, afinal estamos vivíssimas! Um beijo grande para você!

  11. Sônia Lucas

    Amei Martha,
    concordo com seu pensamento sensível e aberto `a novas possibilidades de nos pensar como mulheres em novos tempos. Pensar em novos arranjos para as nossas vidas, colorir com novas cores a nossa existência feminina, mais íntegra, mais humana….de verdade….

    abs
    Sônia Lucas

    • MCelia

      Ola, Sônia, é exatamente isto que nós aqui do Viva50 queremos, incentivar a mulher a viver este novo tempo! É conscientizar-se que a vida esta apenas começando e que devemos procurar o que gostamos e cada vez mais fazer o que nos satisfaz! Uma boa semana para voce! Bjs

  12. Sônia Lucas

    obrigada Virginia pela postagem

  13. Marilene

    Ótima publicação!

  14. Claudio

    Parece que sou o único homem que viu – ou que vai ter a coragem de dizer que viu e que quer responder. Definir amor não dá. Mas dá p dizer que muitas das vezes abneguei da minha vontade para que a da minha CARA – maiúsculas, sim – metade fosse satisfeita. A diferença é que isso não me frustrou ou causou algum tipo de sentimento de débito dela para comigo. Qdo se ama – falo por mim – não há satisfação maior do que ver a felicidade do outro. Abandonando o EGO e dando lugar ao EU, promover a felicidade do outro, promovo também a minha. Sexo começa de manhã, qdo preparo o café e o levo na cama…qdo a acordo com massagem e qdo digo que o dia vai ser bom porque ela está ali. Se a tampa da panela não se ajusta muito bem, briguinhas e discussões respeitosas e sadias vão “limar” estas diferenças e promover boa convivência! Deus nos abençoe a todos e todas, Ele criou o amor e como parte d’Ele próprio, não dá p definir. Bj gde a todas.

    • MCelia

      Ola Claudio, muito bom ter voce aqui com a gente! E bom também saber que você pensa ( e age) assim! Tomara que muitos homens vejam seu comentário e comecem a agir como você! Obrigado por se manifestar aqui! Abracos!

  15. sueli garcia

    Adorei este testo,muita coisa nele é o que penso.
    Não sabia me expressar com palavras certas.
    Obrigada por este presente, foi sem querer
    Que eu encontrei este blog e ja me sinto parte
    Dele para aprender a me entender, sempre me
    Indagava sobre a maioria do que li,claro sem
    Obter respostas, me achava diferente, chata,
    Por mera opinião que vi lendo este testo que
    Não sou só eu que penso assim.

    Mais uma vez obrigada.

    • MCelia

      Oi , Sueli, que bom que nos encontrou!!! Bem vinda!!!Volte sempre, estamos sempre postando textos falando coisas para nós mulehres 50+ , esperamos que goste dos outros tambem! Bjs

  16. SANDRA NAVA

    PARABÉNS! EXCELENTE ARTIGO!

    • MCelia

      Obrigada! Feliz ano novo!!! Bjs

  17. Olda

    Muito bem descrito.mais saímos desses paradigmas e somos conscientes e vencemos, mesmo estando sem o parceiro. Mais sabemos..rs

  18. Aninha

    Adorooo td que ela escreve….
    Mtooo bommmm

    • MCelia

      Muito bom, né, Aninha? Beijos

  19. Neise

    Muito bem posicionada a idéia. Concordo quando se fala que sexo não é sacanagem. Sacanagem é o que as pessoas fazem, promiscuidade isso sim não está dentro do contexto.Mas sexo é amor e entrega.bj à todos.

    • MCelia

      Isso mesmo, Neise , a Martha expõe esse assunto muito bem , não é mesmo? Beijos

  20. Élida

    Amei!!!! Simplesmente verdadeiro!!! Muito esclarecedor

    • MCelia

      Bom, né, Elida? Beijos