Viva 60 com ousadia e estilo

01/12/15 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Viva 60 com ousadia e estilo

por Virginia Pessoa Pinheiro

 

É comum observar que o mundo da moda – e às vezes, as próprias mulheres – acredita no mito de que as mulheres com 60 anos ou mais não se preocupam com a aparência e com o estilo daquilo que vestem. É verdade que grande parte das mulheres mais velhas prioriza o conforto e a qualidade em detrimento de moda e de estilo, no entanto, sabemos que dentro de cada mulher de 60 anos habita uma bela individualidade que carece de expressão e  as roupas que usamos devem se constituir em um meio para expressar essa individualidade (valores pessoais, caráter, modo de ser, temperamento etc.).

Porém, criar um estilo pessoal aos 60 anos é complicado. Quando somos jovens, nossas escolhas de moda são fortemente influenciadas pelas últimas tendências, e também no que nossos amigos usam; nos espelhamos neles para afirmar nossa personalidade. Na juventude, as escolhas que fazemos quanto as roupas que vestimos servem mais para identificar e reafirmar a identificação e inclusão em determinados grupos, aqui damos grande importância ao julgamento alheio.

À medida em que envelhecemos vamos ficamos menos interessadas no que os outros pensam de nós. Se por um lado isso é positivo por não permitirmos que os outros definam o que é bom para nós, por outro, sentimo-nos confusas e perdidas a respeito do que vestir, encontramos dificuldade para criar um estilo pessoal que atenda exclusivamente nossa individualidade e não as expectativas do mundo externo.

A partir dos 60 anos fica claro que para desenvolver um estilo pessoal é preciso primeiro começar pelo processo de autoconhecimento, pois agora o que vestimos deve ser o reflexo daquilo que somos. Nessa fase, a definição do estilo está intimamente ligada à personalidade, à história de vida de cada uma de nós.

Faça uma autoanálise, perceba-se, procure saber quem você é de verdade, do que gosta, o que lhe dá alegria, quais são os seus interesses… Enfim, procure se conhecer melhor!

Abra seu guarda roupa e analise peça por peça, sinta, observe, experimente cada uma e veja se ela tem o poder de traduzir a sua alma, se ela representa a sua personalidade. Se isso não acontecer, descarte-a sem dó, procure deixar somente aquelas peças que realmente expressam a sua personalidade. Depois disso, dê asas à imaginação, monte looks com as roupas que ficaram, procure descobrir novos arranjos, experimente, ouse, dê toques de ousadia ao seu estilo recém-descoberto. Quando for comprar novas peças faça-o imbuída do espírito de aventura e criatividade. Não se esqueça de que as suas roupas devem, cada uma, expressar a grande mulher que você é.

 

viva-60-7-viva_50

viva60-com-estilo-2

viva-60-4-viva_50

viva-60-10-viva_50

viva-6-9-viva_50

viva-60-6-viva_50

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

4 Comentários:Viva 60 com ousadia e estilo
  1. Bernadete de Carvalho Sila

    Curto e adoro todas publicações e tento copia-los.Bjs e obrigada.

    • MCelia

      Que bom , Bernadete!!! Bjs

  2. Sonia Nordqvist

    Muito bacana esse post!

    • MCelia

      Oi, Sonia, muito bom ver você por aqui ! Bjs