15 dicas simples para economizar dinheiro

28/03/19 | postado por: MCelia

 

Saiba como você pode economizar no seu dia a dia

 

Todas nós estamos sentindo que as coisas estão cada vez mais difíceis. Despesas que antes não contabilizávamos, agora temos que repensá-las.

Procurando meios de como reduzir as minhas próprias despesas, resolvi fazer uma lista de dicas de como podemos economizar no dia a dia.

São dicas básicas, mas importantes. Você vai ver que algumas delas não são levadas em consideração por muitas pessoas por parecerem banais, mas se as colocarmos na ponta do lápis, no final do mês (ou do ano), veremos que a economia valeu a pena.

Vamos lá:

1 – Saia de casa sem seu cartão de crédito

O grande problema do cartão de crédito é a falsa impressão de que temos mais dinheiro do que na realidade temos. Tire o cartão de crédito da carteira por alguns meses e pague tudo à vista. Leve dinheiro, você ainda pode conseguir um descontinho por estar pagando com dinheiro vivo!

 

image

 

2 – Experimente novas marcas de roupas…

Por que você faz tanta questão de comprar roupas de marca? Você já experimentou comprar, pelo menos as peças básicas, em lojas de departamento? Os preços são bem mais convidativos.

3 – … Mas compre também algumas peças de qualidade

Entretanto, é importante também gastar um pouco mais com algumas peças de melhor qualidade que duram mais. O barato muitas vezes pode sair caro. O segredo é equilibrar algumas compras nas lojas de departamento e outras, que valham mais a pena, em lojas que ofereçam produtos mais caros, desde que sejam mesmo de melhor qualidade.

4 – Antes de comprar, avalie se não vale a pena consertar

Quando um eletrodoméstico quebra ou uma roupa que você gostava não serve mais, você sai correndo para o shopping? Da próxima vez reavalie a necessidade de ter uma coisa nova. Muitas vezes consertar sai mais barato.

5 – Saia menos para jantar fora

Experimente chamar mais vezes seus amigos para uma reuniãozinha em sua casa. Você vai gastar bem menos e se divertir bem mais!

6 – Cuidado com os cafezinhos e lanchinhos fora de casa

Comece a se policiar com a quantidades de cafezinhos que você toma quando está na rua. Parece besteira, mas se você cortar um por dia, faça as contas no final do mês e veja o quanto terá economizado.

7 – Apague a luz

Uma prática super simples que pode ajudar, e muito, a diminuir sua conta de energia elétrica.

 

image

 

8 – Seque a roupa no varal

Nada de máquina de secar. Esta dica também ajuda a diminuir sua conta de energia elétrica.

9 – Aprenda o básico da costura

Saber pregar um botão ou fazer a barra de uma calça não é nenhum bicho de sete cabeças. Vale pedir ajuda para a tia ou a avó para aprender a se virar na costura e economizar no conserto das roupas.

10 – Tente resolver as coisas sozinha em vez de contratar um serviço

Será que você precisa mesmo de uma faxineira duas vezes por semana? Ou de um pintor para mudar a cor das paredes do seu quarto? Sempre que possível, procure fazer as coisas sozinha para não ter que gastar contratando alguém.

11 – Não corte gastos com saúde

Esse deve ser seu último gasto a ser revisado. Ter um bom plano de saúde e fazer check ups periódicos são práticas fundamentais para manter a qualidade de vida.

12 – Alimente-se bem

Isso pode parecer uma dica de saúde, mas comer bem também faz bem para o seu bolso. Quem mantém uma alimentação saudável e equilibrada adoece menos e, logo, gasta menos no médico.

13 – Compre medicamentos genéricos

Eles são bem mais baratos do que os medicamentos que carregam as marcas dos grandes laboratórios. A dica é seguir o princípio ativo da receita do médico.

14 – Cultive uma pequena horta em casa

Além de ser um passatempo interessante, você pode economizar na compra de verduras e temperos.

15 – Compre um filtro de água

Em vez de gastar com galões de água mineral, uma boa ideia é comprar um filtro de água. Há desde os modelos mais simples, como os de barro, até os purificadores de água, que filtram e gelam a água da torneira.

16 – Guarde suas moedas

Arrume um lugar bonitinho para guardar as moedas de todos da sua casa, você vai ter uma boa surpresa no final do mês!

 

image

Os comentários estão fechados.