7 causas para seu metabolismo estar lento

13/02/19 | postado por: MCelia

 

7 causas para seu metabolismo estar lento

 

1. Genética

A primeira causa de um metabolismo lento é algo que não pode ser controlado: a genética. Algumas pessoas são abençoadas com um metabolismo rápido. Mas não é para se acomodar se sua genética não for muito favorável! Procure um programa regular de exercícios, que inclua tanto a atividade aeróbica e exercícios de resistência, para construir a massa magra do corpo. Isso pode fazer muito para acelerar o metabolismo.

2. Idade 

É sabido que a massa muscular magra queima mais calorias do que o tecido adiposo. Quando você tem uma maior percentagem de massa muscular, o metabolismo é mais rápido. Com a idade, o percentual de massa muscular magra que você tem naturalmente diminui, deixando seu metabolismo mais lento. Exercitar-se é importante para qualquer faixa etária, mas é especialmente importante para os adultos após a idade de 25 anos.

 

images-94

 

3. Estilo de vida

O estilo de vida pode ser uma das causas para o metabolismo lento. Alguns medicamentos, especialmente aqueles que são utilizados para tratar a depressão, podem provocar a desaceleração do metabolismo. Pular refeições ou fazer jejum não é legal: se você pular uma refeição, seu corpo entra em um “modo de descanso”. Nesse estado, o corpo responde à falta de alimentos, diminuindo seu metabolismo, em um esforço para armazenar calorias. Isso leva à diminuição da taxa metabólica e, provavelmente, o ganho de peso. Para evitar que o corpo entre neste “modo de descanso” e para manter seu metabolismo funcionando efetivamente, coma pequenas refeições ou um lanche a cada duas ou três horas.

 

increase-metabolism-2_0

 

4. Comer muitas calorias de uma vez só 

Quando as pessoas recebem mais calorias do que conseguem queimar, eleva-se o aumento do açúcar no sangue. O corpo não consegue assimilar a glicose parcialmente dividida e ela se acumula nas células, provocando a lentidão do metabolismo.

Embora existam alguns hábitos de vida ou a idade avançada que podem causar um metabolismo lento, a diminuição da taxa metabólica, muitas vezes, é consequência de distúrbios hormonais.

5. Síndrome de Cushing

Uma doença que se desenvolve quando os tecidos são expostos ao cortisol, que é um hormônio responsável pela manutenção do metabolismo das proteínas, carboidratos e gorduras, por um período de tempo prolongado. Essa exposição prolongada retarda o metabolismo, o que pode resultar em obesidade, aumento da gordura ao redor do pescoço e uma face arredondada.

6. Hipotireoidismo

Caracteriza-se por uma hipoatividade da tireóide. Quando esta glândula não produz hormônios da tireóide suficiente para todos os processos que ocorrem em nosso corpo, ocorre o metabolismo mais lento.

7. Diabetes

Ainda não está totalmente claro porque os diabéticos têm metabolismo lento, mas eles parecem ter mais problemas para perder peso que os não-diabéticos. Esse fato pode estar relacionado com os níveis mais elevados de açúcar no sangue, que “engana” o corpo, fazendo-o acreditar que há muita energia em volta, resultando em uma desaceleração no metabolismo.

 

Procure seu médico e cuide-se! Procure sempre entender seu corpo, para poder mantê-lo sempre saudável!

 

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

29 Comentários:7 causas para seu metabolismo estar lento
  1. sonia pesaresi

    adorei as orientaçoes dadas e sei como edificil emagrecer

    • Virginia

      Olá Sonia, que bom que elas foram úteis para você. Bem vinda ao viva50, esperamos te ver sempre por aqui! bjs

  2. conceicao

    eu acho que tenho este síndrome de c. como saber ? que tipo de exame? obrigada

    • Virginia

      Olá Conceição, procure o seu médico e fale com ele sobre isso, somente ele vai poder te indicar os exames necessários. bjs

  3. Edina Mendes Shepherd

    Ótimas dicas, sempre aprendendo, muito bom…….Bjs

  4. Edina Mendes Shepherd

    Boas dicas, estou sempre aprendendo….Bjs

    • MCelia

      Oi Edina , é verdade estamos sempre aprendendo , né? Que bom que gostou ! Bjs

  5. Bebel Artom

    Bom saber que para quase tudo tem um jeito!!
    Bju gurias

    • Virginia

      Você tem razão Bebel, como se diz: vamos pra frente que atrás vem gente. Bjs

  6. Terezinha Mello

    Muito bom o artigo. Muito me ajudou, pois estou tentando emagrecer e nao endendo muito de metabolismo. Obrigada

    • MCelia

      Ola ,Terezinha , que bom que te ajudou ! É bem difícil mesmo entender nosso metabolismo, mas se prestarmos mais atenção ao nosso corpo fica tudo mais facil , não é? Bjs e bem vinda ao Viva50 !

  7. gilza martins webler

    Adoro! Obrigada!

    • Virginia

      Gilza, nós é que agradecemos a sua presença aqui no viva50, seja muito bem vinda! Bjs

  8. patricia

    Gostei muito!!!!!

    • Virginia

      Oi Patrícia, seja bem vinda ao viva50, que bom que gostou da matéria! bjs

  9. José

    Eu acho que tenho a sindrome de cushing, pois eu tive insuficiência renal grave quando eu era criança e tive que tomar meticorten com outros medicamentos durante mais de 5 anos. Tenho o metabolismo lento demais, as vezes eu faço coisas que uma pessoa normal estaria abaixo do peso se estivesse no meu lugar e eu sempre tive dificuldade para emagrecer. Quando eu estava na academia, em um feriado prolongado fiquei 4 dias em casa e na segunda quando fui me pesar estava 4 kilos mais gordo, sendo que eu comi normal, sem excessos. Gostaria de uma orientação se é possível reverter esse quadro e qual especialista eu devo procurar. Parabéns pelo ótimo site!

    • MCelia

      Ola , Jose, procure um endocrinologista para uma melhor orientação e se puder faca uma dieta assistido por uma nutricionista. Eles com certeza irão te ajudar, viu? Legal ter voce aqui com a gente no Viva50, volte sempre e boa sorte !

  10. elisangela

    Meu nome e Elisangela.tenho 38anos.sou diabetica e obesa nao consigo emagrecer.nao sinto animo pra fazer nada.mas quero melhorar e emagrecer.sera q meu metbolismo e lento .o que devo fazer para melhorar

    • MCelia

      Ola, Elisangela,procure ajuda com uma nutricionista, talvez com alguem organizando sua alimentação voce se anima a exercitar-se e trazer seu metabolismo ao normal e voce a uma vida mais saudavel! Boa sorte !!! bjs

  11. sandra

    ola, meu nome é Sandra e fui em uma clínica estética e o médico responsável fez uma bioimpedância e disse que meu metabolismo estava muito baixo(1384) tenho 47 anos. Disse que o normal era entre 1500 a 1900.
    mandou eu parar de fazer exercício físico pq estava com o metabolismo baixo e outras coisas. Não entendi pq vai contra td que sempre ouvi falar.
    obrigada
    sandra

    • MCelia

      Ola, Sandra, desculpe mas por que você não perguntou mais sobre o assunto para o médico? Ele deveria ter te esclarecido melhor o porque parar de fazer exercícios, quando todos dizem que exercício faz bem para o seu corpo…Não sei te responder sobre o assunto, acho que voce deve ou voltar la e perguntar ou pedir uma outra opinião. Mas não deixe de se cuidar, ta? Bjs e boa sorte !

  12. paulo agostinho bezezza

    muito interessante e bem esclarecido

    • MCelia

      Obrigado, Paulo, volte sempre! Abraços

  13. jessica oliveira andrade godoy

    Estou tendo dificuldades de perder peso porem so estou perdendo medidas.
    depois que engravidei ficou dificil de perder peso antes perdia rapido hoje não mais gostaria de saber o motivo …

    • MCelia

      Jessica, não sei a quanto tempo você teve sua gravidez, mas espere um pouco. Seu corpo demora um pouco a voltar a como era antes. Não pare de se cuidar com sua alimentação e com os exercícios físicos que logo mais ele ira responder , ok ? Boa sorte , bjs

  14. Luzia Cassiano

    Foi
    bastante esclarecedor preciso de ajuda de Endoclinologista

    • MCelia

      Oi, Luiza , não espere ,procure logo a ajuda de um medico endocrinologista e cuide-se,ok? Bjs

  15. ANTONIOMARIA NEGRINI

    A ALGUNS ANOS ATRAS EU TRABALHAVA NUMA PADARIA EEU MORAVA A DUAS HORAS DO MEU TRABALHO ATE A MINHA CASA,EU ENTRAVA NA PADARIA AS 7HS E SAIA AS 2HS,EU SAIA DE CASA AS 5 DA MANHA,JA COM 2 PAES NO ESTOMAGO SAIA DE CASA DE BICICLETA ERA DUAS HORAS PEDALANDO,ATE CHEGAR AO TRABALHO,E QUANDO CHEGAVA COMIA MAIS DOIS PAESE TRABALHAVA NO PESADO FAZENDO PÂO ,O HORARIO ERA DAS7 DA MANHA AS 15 DA TARDE SEM PARAR PARA ALMOÇO,ALIAIS,NÂO TINHA ALMOÇO,EU SO VIA JANTA,E CHEGUEI A PESAR 55 KILOS,ISSO PROVA QUE VC PODE FICAR SEM JANTAR,SO ALMOCAR, QUE VC EMAGREÇE ,PODE COMER DE TUDO DE MANHÂ É SÓ NÂO JANTAR

    • MCelia

      Antonio, você comia muito pouco e trabalhava muito… Você gastava muita energia por isso emagreceu tanto. O mais saudável é comer nas horas certas mas sem exageros. Mas obrigado pelo seu comenatario! Volte sempre e desculpe a demora em te reesponder, abracos!