9 dicas para dormir melhor!

01/07/15 | postado por: MCelia

 

Aprenda alguns truques para você dormir melhor e ficar mais bem disposta no seu dia a dia!

Faça do seu horário de dormir uma rotina diária!

Escolha uma hora de ir para cama na qual você possa fazer dela uma rotina. Considere 15 minutos para você adormecer e coloque o alarme para um horário que dê uma quantidade de sono que a satisfaça e que cumpra o fim de um ciclo de sono de 1 hora e meia. Por exemplo: se você precisa de 7 horas de sono e vai para cama às 23:30h, ajuste o alarme para às 7:15h. Assim, você terá 5 ciclos de sono completos.

 

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Não durma menos do que um ciclo (1 hora e meia)!

Seu corpo pede por relaxamento, e este ciclo cumpre o sono “real”. Procure não ser acordada no meio de um ciclo. Se for dormir tarde, coloque o alarme para seu horário habitual, tentando conseguir o maior número de ciclos ininterruptos possível. Tire uma soneca (um ciclo) na tarde seguinte para repor o sono perdido.

Abrace o sol!

De manhã, ao acordar, dedique 10 minutos ao sol! Dez minutos de luz direta de sol para iniciar o seu relógio interno é tudo de bom. Segundo estudos, essa prática a ajudará nos esportes, dietas e até mesmo em prevenção de doenças.

 

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Coma refeições menores!

Se você está se sentindo cansada durante o dia, considere fazer refeições menores. A digestão é um grande consumidor de energia; comendo menos, sua digestão fica mais fácil e seu corpo gasta menos energia, deixando-a mais disposta para suas atividades do dia a dia.

Tome café em horários certos!

Se, ao final da manhã, você estiver cansada, café é um bom aliado para deixá-la mais acordada para as atividades da tarde. Mas evite café após seu jantar. Para algumas pessoas, o café tira o sono.

 

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Exercite-se!

Estudos mostram que pessoas que correram ou caminharam pelo menos 40 minutos, 3 vezes por semana, experimentaram períodos mais longos de sono mais profundo do que pessoas que não se exercitaram. E não se preocupe com o horário de malhar. Também segundo estudos, não muda a qualidade de sono se você se exercitar 4 horas antes de dormir ou se exercitar e ir dormir em seguida.

 

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Tire uma pequena soneca (10 a 15 minutos)!

Tire aquela sonequinha de 10 minutos após o almoço. Sugestão: procure um lugar calmo, escuro e com pouco barulho. Tire seus sapatos, desligue o som do seu telefone e coloque o alarme para 15 minutos depois. Respire profunda e lentamente, deixando sua mente vagar. Se você não adormecer em 5 minutos, provavelmente não precisa do cochilo. Mas cuidado, soneca é viciante…

 

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Soneca maior!

Um bom cochilo à tarde em fins de semana é muito eficaz. Mas atente-se: não acorde após 20 minutos e antes de 90 minutos, pois senão você estará interrompendo o ciclo do sono profundo.

Abrace o escurinho!

Esta dica é simples: mantenha seu quarto escuro, fresco e silencioso, e procure não fazer nada neste quarto além de dormir e sexo!

 

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Bom sono!

 

2 Comentários:9 dicas para dormir melhor!
  1. Rose Alencar

    Olá meninas.
    Gostei muito da matéria, porém não entendi sobre os ciclos do sono…
    🙁

    • MCelia

      Ola, Rose, cada ciclo deve ter 1 hora e meia, então a sugestão é por exemplo, se for dormir a tarde, dormir pelo menos 1 hora e meia que é o tempo que seu corpo leva para relaxar e voce realmente descansar. Espero ter te esclarecido…se não,volte que tento explicar mais ta? bjs