A importância do colágeno para mulheres 50++

12/04/18 | postado por: MCelia

Muito se tem falado da importância do colágeno para mulheres 50+

O colágeno é uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade para a pele e é produzida naturalmente pelo organismo humano. Essa proteína, além de ser  importante para a nossa pele pois mantém as células firmes e unidas,  também é fundamental para manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações.

Podemos pensar no colágeno como a “cola” que mantém todas essas coisas juntas,  na verdade, a palavra colágeno vem do grego “kólla”, que significa literalmente cola.

A partir dos 25 anos de idade a produção natural de colágeno pelo corpo diminui 1% a cada ano o que facilita a degeneração dos tecidos mencionados,  a pele fica mais flácida, surgem linhas de expressão e rugas.

Podemos observar que nas mulheres 50+, um dos sinais mais visíveis causados pela queda da produção de colágeno é alteração da consistência e da aparência da pele, ela se torna menos firme e flexível e as rugas aparecem, muitas vezes, como que “do dia pra noite”.

Para tentar suprir a perda do colágeno é possível ingerir suplementos de colágeno,  que podem ser utilizados quando  a concentração desta proteína diminuem no corpo.

Sintomas de que a sua produção de colágeno está baixando:

  • Diminuição da espessura dos fios de cabelo
  • Aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele
  • Surgimento de rugas e de linhas de expressão
  • Aparecimento de estria
  • Diminuição da densidade dos ossos como, por exemplo,  nos casos de osteopenia e osteoporose
  • Enfraquecimento das articulações e dos ligamentos.

Além dos suplementos, também podemos, e devemos, repor  o colágeno no organismo através de uma alimentação bem orientada  ( de preferência com acompanhamento de uma nutricionista), procurando consumir alimentos ricos em colágeno, tais  como:

  • Carnes vermelhas
  • Carnes brancas
  • Gelatina
  • Geleia de mocotó
  • Caldo de ossos ( ferver ossos de galinha e outros animais)

Alimentos ricos em Vitamina C como laranja , Kiwi, limão, mamão etc…., estimulam a produção de colágeno

Aconselha-se ingerir o suplemento de colágeno juntamente com  os alimentos ricos em vitamina C  para que se obtenha uma melhor absorção pelo organismo.

  • Suplementos

  • Podemos fazer uso de suplementos alimentares de colágeno hidrolisado em capsulas, pó ou  comprimido para ajudar a repor os níveis de colágeno no corpo. O uso desses suplementos devem ser sempre feito com a orientação e acompanhamento do seu médico ou nutricionista por que muitos suplementos apresentam uma combinação de diferentes aminoácidos, vitaminas e minerais.

    – Colágeno hidrolisado

  • É o mais fácil de ser absolvido pelo organismo, feito principalmente a partir de ossos e de cartilagem bovina, pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em pó e deve ser diluído em água, sucos ou chás.

    – Colágeno em cápsulas

  • É a forma mais fácil e rápida de suplementar colágeno. Para consumi-lo corretamente é importante tomar diariamente a quantidade que o fabricante e o próprio produto sugerem, além de seguir rigorosamente a orientação médica.
  • Colágeno em pó

O colágeno em pó, por sua vez, pode ser encontrado com ou sem sabor. Ele é uma ótima opção para ajudar               na saciedade,  é fácil de ser preparado uma vez que pode ser diluído na água.

Uma dica é prepará-lo com suco de laranja, que é muito rico em vitamina C.

       Cuidados necessários com a suplementação

Antes de começar a fazer uso de qualquer tipo de suplementação é muito importante consultar um médico. Somente ele poderá determinar se você realmente precisa de mais colágeno no seu organismo.

Se você já apresentar quantidade suficiente desta proteína, a suplementação pode sobrecarregar os rins. E colágeno em excesso também é eliminado pela urina.

       Preço e onde comprar

O preço do colágeno  ( hidroliasado, capsulas ou em pó ) varia de acordo com a forma de apresentação do suplemento, sendo de aproximadamente 20 reais para 150 gramas de pó, e 30 reais para 120 cápsulas.

Ele pode ser encontrado em farmácias, drogarias, lojas de produtos naturais e pela internet. Ele também pode ser encontrado como ingrediente em produtos alimentares como balas de colágeno e barrinhas de cereais com colágeno, por exemplo.

20 Comentários:A importância do colágeno para mulheres 50++
  1. Rosana

    Ótima matéria a respeito do colágeno, infelizmente com o passar da idade, a maioria das pessoas deveriam fazer uso do colágeno industrializado, porque infelizmente não conseguimos obter através dos alimentos a quantidade necessária para suprir sua falta, com a ajuda de um profissional é claro, porque tem produtos no mercado que não vale a pena comprar, principalmente em cápsulas porque a quantidade de colágeno de cada capsula é muito pouco. Obrigada pela matéria!

    • MCelia

      Oi, Rosana, que bom que gostou! É sempre bom comprarmos esses suplementos de empresas de confiança e com orientação medica, obrigada você prestar aqui com a gente !Beijos querida!

  2. Marcia

    Comprei da Sanavita colágeno com vitaminas 110,00 reais, não este preço que você sita; Mas ainda não senti nenhuma diferença e sim já tenho osteoporose femur e lombar 🙁

    • MCelia

      Oi, Marcia, precisa esperar um pouco para ver o efeito, os preços variam mesmo, mas essa empresa é de confiança …Boa sorte! beijos

  3. diva nunes duro

    Informação excelente.
    De utilidade Pública.

    • MCelia

      Obrigada, Diva… Beijos

  4. Claudia

    Satisfeita com as reapostas sobre colágeno.

    • MCelia

      Que bom Claudia!Beijos

  5. Maria Ribeiro

    Excelente matéria, muito bem explicado.
    Estou tomando o colágeno hidrlisado com minerais em cápsulas o da stem. Ainda não vi resultado.
    Já tomei a metade do vidro.

    • MCelia

      Oi, Maria, mas nõa pare , voce vai perceber sua pele menos seca , seu cabelo mais volumoso, mas leva um tempinho ok ? Beijos

  6. Aldair Ferreira Dos Santos

    Boa noite meninas amei o blog de vocês, seguirei algumas informações pois tenho 55 anos e venho observando flacidez em minha pele, não só do rosto + braços pescoço etc… Também sofro o efeito sanfona engordo e emagreço basta me aborrecer ou não dormir direito, o que vem acontecendo constantemente devido a problemas de coluna, também sou muito alérgica, nem tudo eu posso consumir graças a Deus até o momento não tive alergia a verduras, folhas que consumo demais,+ tenho a certas frutas e medicações. Agradeço pelas informações dadas e daqui pra frente quero estar sempre com vcs.

    • MCelia

      Ola, Aldair, que bom que nos encontrou, use e abuse das nossas dicas ! Beijos querida!

  7. Marilene Corrêa benta

    Após os 55 anos posso fazer uso contínuo de cápsulas de colageno ??

    • MCelia

      Pode sim, não tem contra indicação … beijos

  8. Janeide

    Excelente indicação sobre o colageno. Eu não sabia que poderia comprar colageno em cápsulas.

    Obrigado.

    • MCelia

      Oi, Janeide, os que uso são comprados nos EUA , mas parece que aqui o Laboratório Achè ja esta fazendo… para mim funciona muito bem.Beijos

  9. Marlene

    Bom dia
    Adorei as dicas , mas gostaria de saber pq já tomei colágeno em cápsulas , gosto mas tem tempinho q não tomo apesar de gostar de frutas ,legumes me alimento bem …..mas quero voltar a tomar tenho 56 anos , posso continuar tomando ,e sempre tomei ômega tbm
    Obrigada 😘

    • MCelia

      Oi, Marlene, pode voltar a tomar o colageno sim… e continue a se cuidar , viu? Beijos

  10. Rosana

    Maria Célia, será que você poderia nos informar o nome do colágeno que você toma, ou mesmo o nome que o laboratório Ache está produzindo? obrigada.

    • MCelia

      Ola, Rosana , entrei no site da Ache e me enganei…é o cranberry que eles estão vendendo …eu tomo marcas americanas que compro quando viajo ou alguém traz para mim…uma é da NEOCELL -Collagen Beauty Builder ( é que tomo a mais tempo) e da RITE AID -Dietary suplement Collagen .Mas conheço uma pessoas que tomam colageno de sache de fabricação brasileira e gostam…não sei te falar qual marca brasileira é melhor, desculpe! Beijos