Alumínio (papel, panelas, embalagens…), cuidado com ele!

17/04/20 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Amigas, recebi esta matéria e achei muito esclarecedora, por isso repasso a vocês. É um bom alerta de Ricardo Penna, consultor gastronômico.

……………………………………………………………………………………………………………..

O papel alumínio é largamente utilizado na gastronomia, mas na grande maioria das vezes isto acontece de forma incorreta. Vejo pessoas usando-o direto nos mais variados pratos e, também no seu dia a dia.

É que os usuários tendem a colocar o lado mais brilhante virado para fora, pois deixa o visual do prato mais bonito.

O lado mais brilhante é assim porque recebe um polimento para criar uma barreira ao contato direto do alumínio com o alimento e, por conseguinte, a liberação do alumínio para a nossa receita.

O alumínio é altamente tóxico e é comprovadamente o responsável por complicações gerais no funcionamento do nosso organismo e uma grande alavanca para o Mal de Alzheimer, inclusive fomentando sua aparição precoce.

O lado brilhante deve estar sempre voltado para o alimento.

Como usar corretamente o papel alumínio:

Além de usá-lo com o lado brilhante voltado para o alimento, deve-se evitar dar mais de uma volta no alimento, pois na segunda volta em diante os líquidos que gravitarem entre as camadas serão poluídos com o alumínio e voltarão impiedosamente para a nossa receita. Assim, é importante fazer a finalização em forma de trouxa que deve ficar situada na parte superior, para evitar essa comunicação dos caldos do alimento com a parte ruim do papel alumínio.

Sobre as panelas de alumínio:

Na minha cozinha é expressamente proibida a areação de panelas na parte de dentro, pois quando isto acontece, toda vez que cozinhamos algo estamos também incorporando o temível alumínio à nossa receita.

Quando isto acontece por alguma pessoa desavisada ou quando a panela ou caneca é nova, fervo algumas cascas de ovo na panela cheia de água,  as cascas de ovo liberam o carbonato de cálcio, que vão impermeabilizar nossa panela, dando a segurança que necessitamos para nós mesmos e para as pessoas que mais amamos: nossa família e nossos amigos.

 

aluminio

 

Sobre o alumínio: útil e mortal

Se seu cabelo está caindo, desconfie do alumínio…

Muitas vezes, a queda de cabelos vem acompanhada de dormências ou formigamentos (o mesmo quando se fica na mesma posição com as pernas cruzadas, por exemplo).

Além dos seus cabelos, todo o seu organismo está sendo prejudicado: o alumínio deposita-se no cérebro causando o Mal de Alzheimer e expulsa o cálcio dos ossos, produzindo osteoporose. Este cálcio vai se depositar em outros lugares, produzindo bursite, tártaro nos dentes, bico de papagaio, cálculos renais…Também pode se instalar dentro das artérias, estimulando a pressão alta e a possibilidade de isquemias cardíacos (infarto), cerebrais (trombose) e genitais (frigidez e impotência).

Como o alumínio entra no organismo:

Através de panelas de alumínio, por exemplo, que vem sendo proibidas em muitos países do mundo. Na Itália, famosa por seus restaurantes, nenhum deles pode usar essas panelas, devido a proibição do governo italiano.

As panelas de alumínio contaminam a comida intensamente.  Para você ter uma ideia, a Universidade do Paraná demonstrou que as panelas vendidas no Brasil deixam resíduos de alumínio nos alimentos que vão de 700 a 1.400 vezes acima do permitido.  Isto só para guardar a comida. Se a comida ficar guardada na panela de alumínio por algumas horas, ou de um dia para o outro, este valor pode triplicar ou quadruplicar.

Descoberto em 1809, o alumínio é um metal muito leve (só é mais pesado que o magnésio) e já foi muito caro. O alumínio é um metal de espantosa versatilidade, sendo utilizado em muitas ligas metálicas. Depois do aço, é o metal mais usado no mundo, seja em panelas, embalagens aluminizadas de sucos, iogurtes, e outras, papel alumínio para embalar alimentos, (um dos piores, pois os alimentos vão ao forno ou estão quentes), latas de refrigerantes, de cervejas, antiácidos e desodorantes, assim como vasilhames para cães e gatos comerem e beberem.

 

aluminio3_06

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

13 Comentários:Alumínio (papel, panelas, embalagens…), cuidado com ele!
  1. Edina Mendes Shepherd

    Sem dúvida exelentes dicas. Parabéns Viva 50 sempre nos ajudando aprender mais coisas…..Bjs

    • MCelia

      Edina, obrigada pelo comentario, voce como sempre nos enviando palavras de incentivos! Bjs

  2. Zulmira Rito Cardoso

    Gosto muito destas dicas. São muito importantes para nós e para as transmitirmos aos amigos.
    Obrigada

    • MCelia

      Ola , Zulmira , obrigada pelo comentario, que bom que gostou desta dica… passe mesmo para seus amigos e volte sempre aqui no Viva50, vamos adorar ter voce aqui com a gente ! bjs e bom fim de semana!

  3. Pietro Jacobina

    FALOU SOBRE O ALUMINIO E NO FINAL DA REPORTAGEM NÃO FALOU QUE PANELA PODEMOS USAR SEM CORRER O RISCO DE CONTAMINAÇÃO, POR FAVOR QUAL MATERIAL PODEMOS USAR ?

    • MCelia

      Ola Pietro, voce pode usar qualquer panela, desde que faça a dica ensinada para as panelas de aluminio, quando voce se sentir ameaçado, ok ? Segue a dica:quando a panela ou caneca é nova, fervo algumas cascas de ovo na panela cheia de água, as cascas de ovo liberam o carbonato de cálcio, que vão impermeabilizar nossa panela, dando a segurança que necessitamos para nós mesmos e para as pessoas que mais amamos: nossa família e nossos amigos., boas festas !

  4. sandra mello

    Muito boa a matéria do uso do ALUMINIO, esclarecendo o mal que pode nos causar. Obrigada mesmo pela informação, Viva 50. Com certeza muito importante para o nosso dia dia, para uma qualidade de vida melhor. Obrigada..bjs.

    • MCelia

      Que bom que voce gostou, Sandra! A gente posta tudo que nos interessa…falamos a mesma lingua , não é mesmo? Bjs e volte sempre!

  5. Martha Dondeo

    O alumínio, também, entra no organismo através daqueles medicamentos usados para combater azia e má digestão. São os chamados antiácidos, que na maioria das vezes têm como principal componente, o hidróxido de alumínio.

    • MCelia

      Obrigada pela informação , Martha!!! Fica a dica … Beijos

      • Eva Lúcia

        Caramba…assustador, o que fazer? Que tipo de panelas devo usar? Após longos anos de uso a panelas de alumínio ainda a tempo de recuperação a saúde?
        Obrigada pela dica, não vou área as panelas por dentro a partir de hoje.
        Obrigada.

  6. Marcos Lepos Ferrari

    Concordo com o texto que explica o mal que o alumínio faz ao corpo humano. Gostaria de deixar claro algumas informações sobre o papel alumínio: Em folhas mais finas (menos que 20 micra) a laminação do papel alumínio é feita de forma dupla (2 folhas no meio dos cilindros) as faces que estão em contato com a outra folha ficam brilhantes e as faces que estão em contato com os cilindros laminadores ficam opacas. Quanto ao lado a utilizar, caso a reflexão da luz não tenha importância tanto faz o lado. Quando a moléculas de alumínio entram em contato com o ar ela oxida quase que instantaneamente, e este óxido de alumínio protege o alimento de contaminação. O cuidado deve ser tomado quando se cozinha algo muito ácido como limão, por exemplo, que pode retirar total ou parte deste óxido, expondo assim o alumínio aos alimentos. Espero contribuir para um melhor entendimento deste texto.

    • Virginia

      Puxa Marcos, obrigada pelos esclarecimentos, tenho certeza que as leitoras vão aproveitá-los.
      Abraço