Cálcio: deficiência, efeitos e sintomas

13/07/16 | postado por: Virginia Pinheiro

 

O cálcio é o mineral mais abundante no corpo humano:

 

—  Aproximadamente 90% do cálcio do corpo está depositado nos ossos e dentes.

— 1% está envolvido em processos na corrente sanguínea, nos nervos e na estimulação dos músculos, na função do hormônio da paratireóide e no metabolismo da vitamina D.

 

Para funcionar adequadamente, o cálcio deve ser acompanhado pelo magnésio, fósforo e vitaminas A, C, D e, muito possivelmente, vitamina E.

A maior função do cálcio é, em conjunto com o fósforo, construir e manter ossos e dentes. É essencial para a saúde do sangue, alivio da insônia e ajuda a regular o batimento cardíaco. Participa, também, na contração e crescimento muscular e na transmissão nervosa. O cálcio aumenta a utilização do ferro pelo corpo, ajuda na ativação de várias enzimas e auxilia a regular a passagem de nutrientes para dentro e para fora da parede celular.

Problemas típicos da menopausa, como irritabilidade, insônia, dor de cabeça e estado nervoso, têm demonstrado melhoras com a administração de cálcio, magnésio e vitamina D. Quando não há cálcio suficiente para a absorção, a taxa de estrogênio baixa. O cálcio pode ajudar a prevenir a tensão pré-menstrual e câimbras musculares.

 

Menopausa

 

Absorção do cálcio pelo organismo

Muitos fatores influenciam a absorção do cálcio. Quando necessário, o organismo o absorve com maior eficiência (observamos uma absorção aumentada durante períodos de crescimento rápido).

A absorção do cálcio depende da presença adequada da vitamina D que trabalha com o hormônio da paratireóide para regular a quantidade de cálcio no sangue.

O fósforo é necessário, no mínimo, na mesma quantidade de cálcio. O organismo utiliza o cálcio e o fósforo juntos, para dar firmeza aos ossos. Se grande quantidade dos dois minerais é ingerida, como na típica dieta americana, com muito fósforo e pouco cálcio, o excesso não pode ser utilizado adequadamente.

 

Vitamina A e C também são necessárias para a absorção de cálcio. Gordura em quantidades moderadas, se movem devagar no trato digestivo, facilitando a absorção.

Certas substâncias interferem na absorção do cálcio. Quando grandes quantidades de gordura combinam com o cálcio, um composto insolúvel se forma, o qual não pode ser absorvido. Ácido oxálico, encontrado no chocolate e espinafre, quando combinados com cálcio, forma um composto insolúvel e pode formar cálculo renal ou na vesícula biliar.  Grandes quantidades de ácido fítico, presente em grãos e cereais, pode inibir a absorção de cálcio. Outros fatores que interferem incluem a falta de atividade física, stress, depressão  e passagem muito rápida pelo trato intestinal.

 

img_20080129_095935

 

Efeitos da deficiência de cálcio no organismo

Um dos principais sintomas da deficiência de cálcio são problemas nervosos, caracterizados por câimbras musculares, paralisia e formigamento nos braços e pernas. A deficiência de cálcio pode resultar em má formação óssea, causando raquitismo em crianças e osteomalácia em adultos. Outra doença causada pela deficiência de cálcio é a osteoporose, quando os ossos tornam-se porosos e frágeis.

 

29ht4t2imw2scwlthnq0gqp3y

 

Deficiências moderadas de cálcio podem acarretar em câimbras, dor nas juntas, palpitação cardíaca, baixa taxa de pulsação, perda dos dentes, insônia, crescimento deficiente e excessiva irritabilidade de nervos e músculos.

Osteoporose

A osteoporose é a redução da massa óssea e perda de sustentação do esqueleto. Os sintomas incluem aumento da incidência de fraturas e dor. A osteoporose tem sua maior incidência em mulheres no período da menopausa.

A maior causa da osteoporose é uma ingestão inadequada de cálcio durante anos. Outras causas são inabilidade para absorção (à nível de intestino), balanço inadequado de cálcio-fósforo, pouca atividade física ou deficiência de certos hormônios.

Uma dieta adequada em proteína, cálcio, magnésio fósforo, vitamina C e vitamina D é a melhor prevenção no tratamento da osteoporose. A atividade física também é muito recomendada.

Fontes de Cálcio

O cálcio está presente em grande quantidade em um número muito limitado de alimentos. Leite e derivados são boas fontes, além de gema de ovo, sardinha em lata, feijão de soja, vegetais verde como folhas de mostarda, brócolis e couve.

 

leite-emagrece

 

Dra. Maria Candida Zacharias

Nutricionista

Contato: [email protected]

Site: vidanutritiva.net

 

39 Comentários:Cálcio: deficiência, efeitos e sintomas
  1. Candida

    Maria, me site já está funcionando..da para linkar aqui ? Vou ver como coloco seu blog lá… beijo

    • MCelia

      Oi , Candinha , vou arrumar em todos seus posts , ta ? bjs

  2. maria isabel roseira garcia

    gotei muito da matéria, foi muito elucidativa

    • Virginia

      Oi Maria Isabel, obrigada, a Dra. Maria Candida agradece a sua participação. Volte sempre ao viva50, esperamos te ver sempre por aqui. Bjs

  3. Edina Mendes Shepherd

    Bela aula sobre o cálcio. Parabéns Dra. Maria Candida Zacharias…….

  4. Erica

    muito informativa essa postagem

    • MCelia

      Obrigada, Erica! A Dra Maria Candida esta sempre enriquecendo nosso blog com posts importantissimos para a Mulher Viva50!
      Que bom que voce gostou, bjs e volte sempre!

  5. José Maria dos Santos

    Gostei muito do material encontrado me ajudou a me na reciclagem

    • MCelia

      Que bom, Jose! Bem vindo ! Abraços.

  6. roberto lorena

    ola boa tarde Dra. preciso de ajuda urgente minha mãe esta sofrendo deste mal, acredito eu ela tem osteoporose e agora ta na fase que ta tendo muitas dores nos nervos da perna e já não ta mais conseguindo andar quanto mais dormir pergunto o que devo fazer administrar cálcio meu contato 67 3231 1178 pode ligar mesmo que seja a cobrar mas por favor urgente ou devo pedir uma injeção o que fazer me socorra!

    • MCelia

      Ola, Roberto, vou pedir para a Dra Maria Candida te ajudar por aqui ok? Abraço e boa sorte para sua mãe…

    • Maria Candida

      Ola Roberto, boa noite !
      Neste momento o correto é consultar um médico para tirar sua mãe desse quadro de dor e, assim ele , o médico, encaminhar sua mãe a um nutricionista para que este faça uma dieta adequada ao quadro em que ela se encontra. Não queira administrar cálcio sem a ajuda de um profissional, pois existem diversos tipos cálcio e, diversas maneiras de diferentes para fazermos a suplementação, ok ?
      Se você for de São Paulo e, quiser marcar uma consulta comigo segue meu telefone : 11-30341148.
      Maria Candida

      • MCelia

        Obrigada, Dra!!! Bjs

  7. welita

    Como não posso tomar leite o que tomo para substituir

    • MCelia

      Welita, voce pode comer todos os outros alimentos como gema de ovo, sardinha em lata, feijão de soja, vegetais verde como folhas de mostarda, brócolis e couve. Bjs

  8. Débora da Silva Vital

    oii, minhas unhas não crescem, seria deficiência em cálcio?

  9. ILMA LOPES DOS SANTOS

    BOA TARDE FIZ UMA CIRUGIA DA RETIRADA DA TIROIDE
    ESTOU PRECISANDO DA CALCIO O QUE ME SUGERE

    • MCelia

      Veja no post os alimentos que são fortes em calcio e coloque-os na sua alimentação. Faça exames regularmente para saber se voce esta absorvendo este calcio que voce esta consumindo ,ok? Cuide-se, querida! Bjs

  10. claudete lemos de souza

    14 anos atras ,fiz uma cirurgia da retirada da tireoide e com isso a paratireoide foi retirada, agora tenho muita falta de calcio ,caimbra os musculos regecidos,ja parei muitas vezes com essas crises a ultima foi horrivel toda dura a voz nao saia direito ,e eu desperada mais sem controle nem no corpo .hoje fui a uma endocrinologia e falou que isso e muito perigoso que uma forte crise dessa posso ate morrer ,sera? que alimentos vai me ajudar por favor.

    • MCelia

      Ola, Claudete, nossa , é muito serio , o que voce tem…O mais correto é voce procurar uma nutricionista que faca uma dieta rica em calcio para voce…se voce não consegue leia o post e siga ao maximo que conseguir o que a Dra Maria Candida aconselha , ok ? Boa sorte! Bjs

  11. Marcia misiuk rissetti

    Gostaria de receber email de voces, obrigado

    • MCelia

      Ola, Marcia, que bom !!! Se você assinalou que gostaria de receber nossos emails ao enviar este comentário você receberá, ok? Obrigada por estar aqui com a gente , beijos!

  12. regina maria de m. s. silveira

    Bom dia Maria Célia! Tenho 54 anos e em um exame de rotina, descobri que estou com 13 de vitamina d, fiz uma densitometria que confirmou osteoporose na coluna e osteopenia no fêmur. Estou entrando na menopausa, em agosto de 2016 completo um ano sem menstruar, não bebo ou fumo, tenho uma dieta bem rica e com derivados de leite e verduras, não tenho outros casos na família, tomo sol todos os dias e caminho sempre. O que vc acha que pode estar acontecendo para eu não absorver a vitamina D corretamente? O restante dos exames estão ótimos, só a ureia que bateu na trave, 30.

    • Virginia

      Querida Regina, infelizmente não podemos responder à sua pergunta, somente o médico pode dizer com certeza por que você está com a vitamina D baixa. Não fique aflita pois existem medicamentos capazes de repor toda a vitamina D que o nosso organismo necessita, tenho certeza que o médico vai te orientar da melhor forma possível. O importante é fazer o que você fez, um check up anual para prevenção e tratamento de possíveis desequilíbrios.
      Uma ótima semana,
      Beijo

      • Regina Maria de M. S Silveira

        Muito obrigada pela atenção, beijos.

  13. ALIne

    Ola tenho 25 anod Preciso de ajuda urgente fui diagnosticada pelo medico com deficiencia de calcio meus ossos do corpo todo estralam è fragil ao toque e doi como se tivesse todo quebrado estou sofrendo muito e gostaria de saber se é normal sentir dor nos ossos generalizada acompanhado de ância de vomito e dor no abdome
    ( as dores nao melhora com nenhum analgesico)

    Parece que estou toda quebrada em partes
    Dor generalizada em deficiencia de Calcio è normal?
    Tem alguma dica para aliviar essas dores?
    SOCORRO!

    • MCelia

      É normal ter essa dor nas articulações devido a falta de cálcio, sim, Aline… siga as instruções do seu medico, que assim que que normalizar sua deficiência de cálcio no seu corpo a dora passa, ok ? Coragem e seu cuide! Beijos

      • ALINE

        Muito obrigada dotora que Deus te abençoe

        • MCelia

          Não somos doutoras, querida Aline! Volte sempre que precisar de um apoio , beijos .

  14. ALINE

    Tenho 25 anos Fui diagnosticada com Deficiencia de calcio nao acho muitos sites que falam sobre isso é normal a fragilidade dos ossos ao ponto de sentir dor ao pegar um vidro dr agua ? É comum a dor geral ? Dor de cabeça e na barriga? coluna estralar e toda parte da juntas do corpo? A dor é como se tivesse quebrado um braço dor enjuativa nos braços e pernas Me ajudem!!!

    • MCelia

      Oi Aline, a dor no corpo é um dos sintomas da falta do cálcio, sim…Voce ja esta se cuidando? Alem de repor com remédio cuide da sua alimentação, viu? E não deixe mais chegar neste estagio, tenha paciência agora e não deixe de procurar seu medico se a dor não passar, para ver se a dor é realmente da falta de cálcio , ok? Boa sorte! Bjs

  15. Maria Cistina

    Excelente!

    • MCelia

      Que bom que gostou… bjs

  16. diva francisca da Silva

    Obrigada Maria Isabel foi ótimo a sua ajuda.

  17. diva francisca da Silva

    Obrigada foi ótimo ?

    • MCelia

      Que bom que te ajudamos, Diva! beijos

  18. Evania de Brito

    Boa noite!
    Gostaria de saber se for nos nervos do dedos da mão pode ser causadas pela baixa de cálcio?
    Eu fiz tireoidectomia ha 2 anos e tomo 3 calcitriol dia , 2 oscal d por dia. Descrição médica. Hoje há mais de 20 dias passei a tomar calcitran 1 por dia e tenho sentindo dia nos nervos da mão isso me preocupa pois tive anemia ano passado duas vezes e este ano já um avez tomei neutrofer de 300mg conforme Hematologista passou.
    Por favor me dê uma luz.
    Posso tomar 2 calcitran por dia?
    Já que o oscal d seria 2 x ao dia.
    O que deve fazer?

    Muito obrigada

    Meu nome é Evania e e-mail [email protected]

    Um abraço.
    Evania

    • MCelia

      Ola, Querida Evania, desculpe mas o mais apropriado é você procurada seu medico e ver com ele, ok ? Beijos