Calores e suores noturno? Bem-vinda à menopausa!

02/02/19 | postado por: MCelia

 

Segundo estatísticas, 70% das mulheres passam por calores e suores noturnos na menopausa. Embora a duração média destes sintomas seja entre 2 a 4 anos, cerca de 10% das mulheres continuam a senti-los até 12 anos após o seu último período menstrual. Cerca de 30% das mulheres com 60 anos ainda estão tendo ondas de calor.

 

Unknown-4

 

Não se sabe ao certo o mecanismo dos calores, mas alguns estudos levam a uma alteração da frequência cardíaca controlada pelo nosso nervo vago, que é “autônomo”, isto é, não temos controle sobre ele. Por isso, os calores ocorrem em nosso dia a dia sem entendermos as razões daquele momento. Os suores noturnos estão associados com o aumento da nossa frequência cardíaca.

 

Unknown-5

 

Esta alteração cardíaca em algumas mulheres apresentam-se como palpitações, sensação de tristeza, medo, pânico, vertigem etc.

Estes sintomas podem ser amenizados e as vezes desaparecem totalmente com o tratamento certo para cada mulher. Se você é a favor e não tem problemas com a reposição hormonal, esse é o primeiro caminho a seguir. Porém, se você não pode, por algum motivo, fazer a reposição hormonal, existem maneiras naturais de aliviar os sintomas. Veja abaixo algumas dicas:

– Faça exercício regularmente, use roupas mais leves e tente reduzir o stress.

– Evite: alimentos picantes, cafeína, cigarro e álcool.

– Procure produtos naturais (phitoestrogeneos), como alimentos à base de soja e outros produtos encontrados em boas lojas de produtos naturais.

– Técnicas de relaxamento, meditação e acupuntura também mostram ótimos resultados.

Você não está só! Converse com suas amigas, vá ao seu ginecologista, leia sobre o assunto e procure alivar seus sintomas, melhorando assim sua qualidade de vida!

 

meno 2

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

18 Comentários:Calores e suores noturno? Bem-vinda à menopausa!
  1. Isabel

    BOM DIA QUE BOM QUE POSSO CONTAR COM VCS , NAO SÓ EU COMO OUTRAS AMIGAS TAMBEM, ABRAÇOS.

    • Virginia

      Oi Isabel, é sempre bom saber que vocês estão por aqui, nós agradecemos muito a participação de vocês. Grande abraço e uma ótima semana.

  2. gracas

    Estou nessa fase.
    Obrigada pela dica.

    • Virginia

      Obrigada a você pela sua participação Graça. Sabemos que é importante compartilhar as dificuldades que enfrentamos nessa fase da vida, com isso não nos sentimos muito sozinhas né? grande abraço!

  3. GUANAYRA FIRMINO

    Obrigada por compartilhar estas dicas,também estou passando por isso além de outros sintomas e é puxado mesmo passar por isso sozinha.

    • MCelia

      É mesmo , Guanayra, mas lembre-se , voce não esta só , somos um bando de ” loucas ” driblando os hormonios !!! Bjs

  4. Inez Silveira Corrêa

    Obrigada pelas dicas maravilhosas e saudáveis. Percebo que vocês se preocupam com a idade mais linda….parabéns pelo comprometimento. Abs

    • MCelia

      Oi , Inez , obrigada pelo comentario! Nos preocupamos mesmo , adoramos nos comunicar com mulheres50+++ e trocar experiencias , é muito gratificante! Volte sempre ! bjs

  5. elisete

    Nossa estou nesta fase, fui ao ginecologista e ele receitou hormônio, mas fiquei com medo e nao tomei, fui aconselhada por uma amiga a procurar homeopatia e estou pingando umas gotinhas na boca quando sinto os calores o nome é lachesi , estou melhorando bastante! Bjs

    • MCelia

      Oi Elisete, que bom que voce descobriu uma alternativa para os calores , mas se eu fosse voce voltaria ao seu ginecologista e diria e ele/a que voce não quer tomar hormonio , ele com ceretza te indicara outros remedios naturais… Bjs

  6. Sãozinha Fonseca

    Estou nesta fase e como é difícil tolerar estes fogachos,fui mudando minha alimentação para alimentos próprios para esta fase e estou me sentindo bem melhor.

    • MCelia

      Fez a coisa certa! Uma boa alimentação na menopausa é o caminho! Bjs

  7. Vera Lucia Amaral Pereira

    Aos 65 anos, 3 anos após parar de fazer reposição hormononal, retomei o tratamento, porque quase morria de calor, e sudorese excessiva. Há uma semana voltei a fazer a reposição hormonal, e, nos três primeiros dias, senti grande alívo do calorão… agora parece que o medicamento não está fazendo efeito, porque tive várias crises de calor e transpiração no rosto, de pingar e escorrer pelo corpo afora. Isso é normal? Será que o hormônio não fará efeito?! Marqeui consulta, mas só consegui para o final do mês de março, pelo convênio.
    Se puder dizer alguma coisa, enquanto isso, agradço.
    Obrigada. Att.
    Vera

    • MCelia

      Ola, Vera Lucia, deve ser assim mesmo, o remedio precisa um tempo para fazer efeito total… tenha paciência e aguarde sua consulta, seu medico vai lhe dizer se deve trocar e para qual, ok ? Bjs

  8. Geovana

    Obrigada pelas dicas, já não aguento mais este calor.
    Tratamento de oncologia e menopausa tudo junto é demais, só Deus tem me dado forças.

    • MCelia

      Ola, Geovana , tem que ser forte mesmo e se apegar a Deus para passar esses momentos difíceis , muita força ai querida! Beijos

  9. Alda Maria de lira

    Oi

    • MCelia

      Ola, Alda!