A hora é agora: Combata os maus hábitos e viva melhor

12/02/20 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Quando tínhamos 20, 30, 40 anos, sentíamos que eramos eternas, a noção de finitude não existia. Nesse sentido, podíamos cometer alguns excessos como comer ou beber um pouco além do recomendável, ou passar uma noite inteira nos divertindo em alguma festa e ir trabalhar no dia seguinte sem sentir que o mundo ia desabar sobre nós.

Quando chegamos na casa dos 50, 60 anos, nos damos conta que não somos eternas, que a vida tem um fim e que esse fim não está lá muito longe… Essa percepção fica cada vez mais clara na medida em que envelhecemos, e o foco agora gira em torno da busca de um envelhecimento saudável. Começamos a sentir os efeitos dos maus hábitos que por ventura desenvolvemos ao longo dos anos e nos damos conta que alguns deles são realmente muito difíceis de abandonar, como o fumo, o álcool, o sedentarismo, a voracidade alimentar, entre outros.

Se você tem  um ou mais desses hábitos e pensa “Bom, o dano já foi feito mesmo, então por que mudar agora?”, procure pensar da seguinte maneira: se você tem 50, 60 anos, saiba que se fizer mudanças positivas isso pode sim fazer uma grande diferença na qualidade da sua vida daqui pra frente, ou seja, ter uma vida ativa e saudável até seus 80, 90 anos.

Veja 4 hábitos destrutivos que vale a pena abandoná-los hoje:

Diga adeus ao tabagismo

Ok, sem surpresas , você já sabe os efeitos negativos do tabagismo sobre o seu corpo. O que você pode não estar ciente é que parar de fumar após os 60 anos pode acrescentar anos à sua vida. Além disso, se você parar agora de fumar, reduzirá significativamente o risco de câncer, acidente vascular cerebral e doença pulmonar. Não protele mais, se você não consegue parar sozinha, procure a ajuda de um médico, ele com certeza vai indicar os meios que podem ajudá-la a cortar esse vício da sua vida.

 

fumo

 

Álcool: chega de excessos

Quase todo mundo gosta de tomar uma taça de vinho ou uma cervejinha ocasionalmente. Não há absolutamente nada de errado com isso. Na verdade, vários estudos mostram que beber vinho tinto, com moderação, pode ajudar a manter o coração saudável.

A maioria das pessoas pensa que o alcoolismo é um problema de pessoas jovens. Na verdade, existem várias razões para que adultos mais velhos tenham um cuidado extra quando se trata de consumo de álcool. Para começar, na nossa idade, muitas se aposentam e passam a ter mais liberdade e tempo para tomar um drink a mais; além disso, muitas pessoas que sofrem de solidão ou de isolamento social recorrem ao álcool para aliviar a dor.

Se você acha que pode estar bebendo muito álcool, por favor, tome medidas para reduzir o seu consumo. Seu corpo e cérebro vão agradecer.

 

tratamentos-naturais-contra-o-alcoolismo-1

 

Não fique sentada

Pode parecer estranho para colocar o “ficar sentada” na mesma lista do “fumo” e do “álcool”, mas  pesquisas recentes mostram que o sedentarismo pode ser tão perigoso quanto os outros dois vícios, pois aumenta significativamente o risco de doenças cardiovasculares e de câncer.

Existem muitas maneiras de combater esse hábito, como, por exemplo, obrigar-se a alongar os braços e pernas e fazer uma caminhada, mesmo que dentro de casa. Você vai se surpreender como seu corpo vai se sentir bem com essa mudança simples de hábito de vida.

 

sedentarismo

 

Pare de se esconder

A solidão é uma questão importante e delicada, sabemos que não adianta dizer às pessoas que elas devem sair de casa e fazer amigos, não podemos forças ninguém a ser mais sociável se a pessoa for tímida, retraída, ou mesmo não saber lugares onde procurar relacionamentos de amizade. Porém, a solidão é tão prejudicial à saúde quanto o cigarro, o álcool e o sedentarismo.

Porém, o que podemos dizer é: se você for uma pessoa que sofre de solidão, existem algumas coisas que pode fazer, como por exemplo, adotar um animal de estimação, trabalhar conscientemente na construção da sua autoestima, entrar em forma fisicamente, investir em si mesma para sentir-se bonita etc . À medida que nos desenvolvemos, teremos mais energia para enfrentar o mundo segundo nossos próprios termos – e esta é a melhor maneira de vencer a solidão.

 

Old-woman-staring-out-of-the-window-590479

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 Comentários:A hora é agora: Combata os maus hábitos e viva melhor
  1. Edina Mendes Shepherd

    Gostei das dicas, matéria interessante……

    • MCelia

      Que bom que gostou, Vovó Edina! Bjs