Dieta Ayurvédica

16/09/19 | postado por: MCelia

 

A dieta Ayurvédica, de tradição oriental, define a busca do equilíbrio perfeito do seu corpo. Na verdade, é uma maneira de comer, personalizadamente, sob a orientação de um especialista.

Sua base é o alcance do equilíbrio ideal entre as três energias biológicas Vata (movimento), Pitta (metabolismo) e Kapha (assimilação). Quando você quer perder peso, você precisa ajustar o elemento Kapha. A ioga, meditação e massagem completam o tratamento.

Voce precisa descobrir tipo é você. De acordo com a medicina Ayurvédica, em cada um de nós que residem as três forças Vata, Pitta e Kapha. Mas não da mesma maneira, uma dessas energias predomina, ainda que de modo pequeno.

Para se estabelecer do que “somos feitos” e para elaborar a dieta ideal para o nosso bem-estar psicológico (e também para perder o excesso de quilos), o especialista em medicina Ayurveda faz o diagnóstico de pulso.

 

Ayurvédica-1

 

Outros elementos são considerados neste tipo de diagnóstico: físico, os sentimentos predominantes de frio ou calor, a diurese, sudorese, apetite, memória, capacidade de concentração… É precisamente uma observação da pessoa a 360° e a personalização da dieta de acordo com suas características.

 

Construindo sua dieta em torno das características do paciente

Devido à sua personalização, a dieta Ayurvédica não pode ser a mesma para todos.

Em geral, a dieta Ayurvédica se baseia em certos alimentos: arroz, legumes, verduras, frutas, curry e especiarias e ghee. O ghee é uma manteiga clarificada: tira-se toda a lactose e a água e deixa-se só a gordura da manteiga. Este tipo de manteiga é muito utilizado na culinária inspirada pelo Ayurveda.

 

Ayurvédica-2

 

Algumas regrinhas

Para perder peso e ficar saudável, de acordo com a medicina Ayurvédica é necessário seguir algumas regras:

– Deixar a mesa antes de estar completamente cheio.
– Comer especiarias que aumentam a termogênese (produção de calor do corpo).
– Evitar tanto alimentos muito frios e também aqueles poucos cozidos.
– Comer apenas quando o estômago estiver realmente vazio.
– Mastigar devagar e com consciência.
– Evitar alimentos que não são aconselháveis (álcool, café, frituras).
– Procurar fazer meditação, ajuda evitar o stress.

A dieta Ayurvédica estimula a uma mudança de estilo de vida, como um todo, com mudanças saudáveis. Por exemplo, um dos principais fundamentos de desintoxicação (e perda peso) é reduzir drasticamente o nível de estresse.

Para as mulheres ocidentais é quase um sonho reduzir o nível de stress, considerando o mix trabalho/família/vida social. Vale a pena tentar, com a ajuda de yoga e diferentes formas de meditação (escolha o que melhor lhe agradar).

Quando o corpo tem acúmulo de gordura e retenção de água, de acordo com a medicina Ayurvédica, está intoxicado e precisa ser purificado completamente.

 

Ayurvédica-4

 

Em primeiro lugar, devemos eliminar os alimentos muito doces, assim como os muito salgados também. Aumentando a quantidade de líquido ingerida (nunca muito frio) e da ingestão de especiarias (curry, açafrão, cominho, gengibre…). O gengibre também pode ser consumido em infusão, o especialista irá recomendar o chá de ervas mais adequado de acordo com sua dieta.

 

Ayurvédica-3

 

Desta forma, o sistema imunitário será fortalecido.

Dieta Ayurvédica não é só mais uma dieta, é uma nova maneira de viver, uma nova filosofia de vida… Vamos tentar?

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*