Dieta da menopausa

12/03/19 | postado por: MCelia

 

Uma dieta voltada para a menopausa pode prevenir alguns sintomas bem incômodos, como as ondas de calor, pele seca e problemas como a osteoroporose e doenças cardiovasculares.

Alguns alimentos funcionais são ótimos para as mulheres com sintomas de menopausa e, quanto mais cedo você incluir esses alimentos em sua dieta, mais fácil será sua passagem por ela. Esta dieta é para todas as mulheres, mas especialmente para as mulheres que não podem ou não querem fazer reposição hormonal.

Água

A secura vaginal e pele seca são causadas por uma diminuição nos níveis de estrogênio durante a menopausa e são queixas comuns entre as mulheres. Aumente a quantidade de água que você toma por dia (tente 8 copos por dia). Isso pode ajudar a manter a umidade da pele e diminuir a secura vaginal. Beber água também ajuda a diminuir o inchaço que ocorre com as alterações hormonais. Este tipo de sintoma é mais comum de ocorrer na pré-menopausa, logo que seus períodos começam a falhar.
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Cálcio

Suas necessidades de cálcio aumentam durante a menopausa porque a perda de estrogênio pode acelerar a perda óssea. Faça uma combinação de alimentos ricos em cálcio em sua dieta, como leite e iogurte desnatado. Se necessário, tome também suplementos de cálcio. Consulte seu médico e veja se você tem necessidade do suplemento.

Vitamina D

A vitamina D também é fundamental para proteger seus ossos durante a menopausa. A vitamina D vem do sol, mas muitos especialistas dizem que é vital para a saúde das mulheres tomar um suplemento de vitamina D para garantir que você está recebendo o suficiente, especialmente no inverno, em climas não-ensolarados. Além disso, mulheres que têm peles muito claras tendem a ter medo do sol. Se preferir tomar suplemento, converse com seu médico sobre a quantidade certa para você. Ou fique ao sol na parte da manha por 15 minutos sempre que puder sem protetor solar. Exercícios ao sol, sempre na parte da manhã ou no fim da tarde, também são ótimos.

 

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Frutas e vegetais

Nosso metabolismo fica mais lento à medida que envelhecemos, mulheres em seus quarenta e poucos anos tendem a se tornar mais sedentárias. Tudo isso contribui para o ganho de peso, um dos sintomas da menopausa mais temidos pelas mulheres. Ao incluir frutas e vegetais de baixa caloria na sua dieta da menopausa, você ajuda a minimizar o ganho de peso, e ainda ganha com os nutrientes naturais que você precisa para se manter saudável.

Cereais integrais

Alguns grãos integrais, como aveia, quinoa, cevada e arroz integral, fornecem vitaminas B – que ajudam a aumentar a energia, gerenciar o estresse e manter o funcionamento do sistema digestivo.

O ácido fólico ou Vitamina B9.

O acido fólico pode lhe ajudar a reduzir o risco de doença cardiovascular, que se eleva após a menopausa. Os vegetais de folhas verdes e alguns legumes, frutas e frutos secos são os que lhe darão maiores benefícios.

 

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Ferro

Suas necessidades de ferro, na verdade, têm um declínio nos anos da menopausa. Procurar comer cortes magros de carne, ovos, cereais ricos em ferro e grãos devem ser o suficiente em sua dieta para se manter saudável. Os suplementos de ferro (incluindo multivitaminas com ferro) geralmente não são recomendados para mulheres após a menopausa, a menos que seu médico o prescreva.

Soja

Alguns especialistas recomendam soja para o alívio das ondas de calor. Compostos de soja, chamados isoflavonas, imitam o estrogênio no corpo. Se você quiser tentar a soja, tente incluir tofu e outros alimentos de soja tanto quanto possível na sua dieta, mas evite alimentos processados ​​como hambúrgueres de soja. Ou tome cápsulas de isoflavona. Algumas mulheres dizem que ajudam a melhorar sintomas como ondas de calor e insônia. Outras dizem não ajudar em nada. Experimente por pelo menos um mês e veja o que acontece com você. Não custa tentar!

Linhaça

A semente de linhaça é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza.
Experimente polvilhar semente de linhaça moída no cereal, no iogurte e nas saladas; ela adiciona a fibra à sua dieta, mantém suas artérias saudáveis, e tem alguns compostos similares ao estrogênio.

 

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Alimentos de baixa caloria em geral

A verdade é que nossas necessidades energéticas declinam a cada década de vida. Quanto menos peso você ganhar durante a menopausa, mais fácil será lidar com os sintomas da menopausa. Por isso, vale a pena adotar uma dieta de baixo teor de gordura, alimentos saudáveis, incluindo frutas e legumes, grãos integrais e proteínas magras, que ajudarão a manter o seu peso.

O que evitar

Tente evitar álcool, açúcar, cafeína e alimentos picantes, o que pode desencadear ondas de calor, agravar a incontinência urinária (outro problema comum durante os anos da menopausa), aumentar a oscilações de humor, e aumentar a perda óssea.

Aceite a menopausa

As mulheres que aceitam a menopausa como uma progressão natural da vida são as que melhores lidam com os sintomas da menopausa. Muitas mulheres passam toda sua vida cuidando de outras pessoas, chegou a hora de olhar para si mesma e dizer: “Eu preciso cuidar de mim agora, para que eu possa ter a qualidade de vida que eu estou procurando.”

Adicionando os alimentos certos em sua dieta quando você estiver se aproximando da menopausa pode realmente reduzir ou prevenir os sintomas dela. E quanto mais cedo você fizer essas mudanças na dieta, mais fácil será a sua menopausa.

 

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14 Comentários:Dieta da menopausa
  1. Edina Mendes Shepherd

    Ótima matéria é sempre bom ler sobre a menopausa, mesmo sabendo de algumas coisas relatadas……

    • MCelia

      É sempre bom lembrar de alguns alimentos que deixamos de utilizar, né, Edina? Bjs

  2. Ester

    Artigo excelente. Continuem postando, por favor, sobre a menopausa, Esse tema ainda é um tabu e vcs têm a coragem de abordá-lo de forma delicada, bjos!

    • MCelia

      Que bom que gostou, Ester! Pode deixar , estamos sempre falando sobre ” ela” rsrsr bjs

  3. CIDA PIMENTEL

    MUITO LEGAL!!! VOU NESSA!!

    • MCelia

      Oi, Cida, é sempre bom lembrarmos de comermos algumas coisas certa para nós, né? Muito ver vc por aqui! bjs

  4. sandra

    Muito bom e esclarecedor. Não sabia que os compostos de soja chamados ISOFLAVONAS, IMITAM OS ESTROGENIOS. ou HORMÕNIOS. Pra mim , foi um suspresa muito gde por conta do que tive cancer de mama, então não posso usar na comida ou mesmo suco, mas mesmo assim muito grata,

    • MCelia

      Sandra , veja com seu medico , por ser natural pode ser que não haja contra indicação… bjs

  5. marly soares

    Acho muito importante ler sobre o assunto tenho 49 anos e tenho feito de tudo para melhorar minha qualidades de vida e me preparar para a menopausa, a cabeça boa é a alma de tudo, pratico yoga a um ano e acho isso muito importe tem me ajudado muito, fico aguardando novidades.

    • MCelia

      Oi, Marly, voce esta certissima de se preparar, ja vai cuidando da sua alimentação e exercite-se, com certeza sua menopausa vai passar bem mais tranqüilamente , fique aqui com a gente que estamos sempre postando novidades, beijos

  6. Valéria

    Boa tarde, adoro este blog, apredi com as dicas que cada uma comentou. Tenho secura vaginal. Ginecologista me passou Antrofi. Li a bula e tem hormônio. Não posso com hormônio. Algum tem uma dica de um hidratante vaginal?
    Quanto ao colágeno qual a melhor marca? Grata.

    • MCelia

      Oi, Valeria, nós é que gostamos de ter voce aqui com a gente! O melhor creme vaginal que não tem hormônio que eu conheço é o KY…ele é lubrificante… hidratante não conheço nenhum sem hormônio para te indicar.
      Colageno, eu tomo comprimidos americanos , mas sei que o Laboratorio ACHE ja esta fazendo, eu ja tomei e gostei…
      Beijos e volte sempre

  7. Maria Ivete Rodrigues de Sousa

    Gostei muito das dicas sobre a menopausa gostaria de ter sempre mais dessas dicas,Obg.

    • MCelia

      Ola, Maria Ivete , pode deixar que vamos procurar mais dicas , enquanto isso , se puder de uma olhada em outros posts que fizemos, coloque em BUSCAR a palavra menopausa, voce consegue ver os posts sobre o assunto, ok ? Beijos