Erótica é a alma – por Fabíola Simões

31/07/16 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Adélia Prado certa vez escreveu: “Erótica é a alma”. Além de poética, a frase é redentora, pois alivia o peso da sensualidade a qualquer custo, a busca desenfreada pela juventude perdida, a corrida pelos últimos lançamentos da indústria cosmética.

E nos autoriza a cuidar mais da alma, a viajar pro interior, a descobrir o que nos completa. Pois se os olhos são as janelas da alma, de que adianta levantar pálpebras se descortinam um olho de súplica?

Erótica é a alma que se diverte, que se perdoa, que ri de si mesma e faz as pazes com sua história. Que usa a espontaneidade para ser sensual, que se despe de preconceitos, intolerâncias, desafetos. Erótica é a alma que aceita a passagem do tempo com leveza e conserva o bom humor apesar dos vincos em torno dos olhos e o código de barras acima dos lábios; erótica é a alma que não esconde seus defeitos, que não se culpa pela passagem do tempo. Erótica é a alma que aceita as suas dores, atravessa seu deserto e ama sem pudores.

Por que não adianta sex shop sem sex appeal; bisturi por fora sem plástica por dentro; lifting, botox, laser e preenchimento facial sem cuidado com aquilo que pensa, processa e fala; retoque de raiz sem reforma de pensamento; striptease sem ousadia ou espontaneidade.

Querendo ou não, iremos todos envelhecer. As pernas irão pesar, a coluna doer, o colesterol aumentar. A imagem no espelho irá se alterar gradativamente e perderemos estatura, lábios e cabelos. A boa notícia é que a alma pode permanecer com o humor dos dez, o viço dos vinte e o erotismo dos trinta anos.

O segredo não é reformar por fora. É, acima de tudo, renovar a mobília interior: tirar o pó, dar brilho, trocar o estofado, abrir as janelas, arejar o ambiente. Porque o tempo, invariavelmente, irá corroer o exterior. E, quando ocorrer, o alicerce precisa estar forte para suportar.

Não tem problema cuidar do corpo. É primordial ter saúde e faz bem dar um agrado à autoestima. O perigo é ficar refém do espelho, obcecado pelo bisturi, viciado em esticar, reduzir, acrescentar, modelar – até plástica intima andam fazendo!

Aprenda: bisturi nenhum vai dar conta do buraco de uma alma negligenciada anos a fio.

Cuide do interior. Erotize a alma. Enriqueça seu tempo com uma nova receita culinária, boas conversas, um curso de canto ou dança. Leia, medite, cultive um jardim. Sinta o sol no rosto e por um instante não se preocupe com o envelhecimento cutâneo. Alongue-se, experimente o prazer que seu corpo ainda pode lhe proporcionar. Não se ressinta das novas dores, da pouca agilidade, dos novos vincos. Descubra enfim que a alegria pode rejuvenescer mais que o botox.

E não se esqueça: em vez de se concentrar no lustre da maçã, trate de aproveitar o sabor que ela ainda é capaz de proporcionar…

 

rqkAbhP_

 

 

Fabíola Simões
asomadetodosafetos.blogspot.com

 

30 Comentários:Erótica é a alma – por Fabíola Simões
  1. cida pompe costa

    maravilhoso, bela leitura da alma!

    • MCelia

      Lindo, né, Cida tambem adorei! Vamos cuidar da alma !!! Bjs

  2. Graça

    Fantástica matéria!

    • Virginia

      Que bom que gostou Graça, eu acho esse texto muito inspirador, a Fabíola Simões colocou em palavra e de forma brilhante aquilo que no fundo a gente já sabe: ” erótica é a alma”, claro! Abraço

  3. Maria da Penha Pacifico

    Fascinante! Obrigada pela motivadora material.

    • Virginia

      Esse texto é muito bom mesmo Maria da Penha, ele nos diz que o erotismo é muito mais uma questão da alma do que do corpo, fato que costumamos esquecer com certa frequência né? Obrigada pela sua participação, bjs

  4. nivia

    REESCREVE P O FACE

    • Virginia

      Olá Nivia, o texto é muito longo para o formato do face, é melhor entrar no site do viva50 para lê-lo. Abraço!

  5. Fabíola Simões

    Que delícia encontrar meu texto aqui!!!
    Obrigada por compartilharem com tanta generosidade…
    Esse texto foi editado para o face, está na minha página no facebook: http://www.facebook.com/ASomaDeTodosOsAfetos, mas infelizmente, ao contrário de vocês, muita gente copiou e colou sem os devidos créditos!

    Obrigada por ajudarem a espalhar doçuras por aí!!!
    Grande beijo, com carinho,
    Fabíola

    • Virginia

      Oi Fabíola, conhecemos e admiramos o seu trabalho e nos sentimos honradas em ter um dos seus belos textos publicado aqui no viva50.
      Um abraço carinhoso,
      Virginia e Maria Celia

  6. jumara

    Lindooooo ………

    • Virginia

      Concordo plenamente com você Jumara, esse texto é maravilhoso. Desejo a você um ótimo Ano Novo pleno de alegrias e realizações. Grande abraço

  7. bernadette

    texto lindo e verdadeiro

    • MCelia

      Que bom que gostou, Bernadette! Bjs

  8. Eduardo

    Uma beleza, Fabíola!

  9. Mulher Madura

    Alma nos dá a sensualidade, sensibilidade, intuição, bom senso e o prazer de ser mulher.
    Alma é o nosso dom maior, de onde provém tudo de bom em nossa vida.
    Linda mensagem!!!

  10. Maria Marta da Silva

    Simplesmente fantástico… amei

    • MCelia

      Que bom que gostou, Maria Marta , muito bom ter voce aqui com a gente… Bjs

  11. VALERIA MARIA DA SILVA MOTA

    Diria que esse tão bonito texto é simplesmente a imagem da minha amiga Valdeci. Uma senhora com seus oitenta e pouco anos, que está sempre com a alma “erótica”. Com seus olhos azuis tão profundos, seu sorriso e gargalhadas contagiante, sua pele marcada pelo tempo e sua auto estima que supera qualquer top. Pois a Valdeci realmente é TOP!

    • MCelia

      Nossa , quero conhecer a Valdeci!!! Peça para ela nos passar a receita! Um beijo para você, Valeria e para a Valdeci também, uma ótima semana para vocês !

  12. Fernando Bispo da Silva

    Muito ovrigado pelo belo texto. Completei sessenta anis recentemente e estou muito feliz por todas as oportunidades que a vida e os amigos me deram.

    • MCelia

      Feliz de voce, que tem bom amigos , a vida sempre fica mais doce! Abraços!

  13. Maria Marluce Vieira

    Querer reverter o tempo, é impossível. Aceitar a realidade só depende de nós. A beleza está na alma, “Erótica é a alma” Pense nisso, e viva melhor.

    • MCelia

      Verdade, Maria Marluce, para viver intensamente todos nossos bons momentos é preciso muita alma, não é mesmo? Bjs

  14. maria marcia

    que belo texto. Isto dá um ”up” na gente. Adoro este site

    • MCelia

      E nós adoramos ter você aqui coma gente! Esse texto é lindo demais… bjs , volte sempre e uma semana para você!

  15. Juciara

    É bom refletir sobre assuntos que faz parte do nosso cotidiano. ..amei os assuntos abordados. .

    • MCelia

      Que bom que gostou, Juciara, estamos sempre procurando assuntos ligados a nós, mulheres 50+++, Bjs

  16. angela

    Lindo texto!

    • MCelia

      Lindo, né Angela? Bjs