Importante: saiba como prevenir as hemorroidas

18/03/19 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Os médicos dizem que para prevenir as hemorroidas, qualquer pessoa, tendo ou não pré-disposição, deve ingerir boa quantidade de fibras e muita água.

*Quanto de fibras devemos ingerir diariamente?

Primeiro, temos que saber o que são e como se dividem as fibras. As fibras são partes de grãos, vegetais e frutas que não são digeridas pelo nosso corpo. As fibras passam quase intactas pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes, com os movimentos intestinais. Portanto, as fibras são necessárias para auxiliar todas as outras substâncias alimentares a se moverem através do sistema digestivo de maneira adequada.

As fibras solúveis: das frutas e dos vegetais com grande capacidade para fixarem água e, as insolúveis, sobretudo dos cereais, contribuem para o aumento da massa fecal e previnem várias patologias: hipercolesterolemia, diabetes, obstipação, diverticulose do cólon, cancro do cólon, previnem hemorroidas, e melhoram todo o trânsito do trato gastrointestinal.

A recomendação da Associação Dietética Americana (ADA) é similar à da OMS (Organização Mundial da Saúde), de que a ingestão de fibras alimentares para adultos seja de 20 a 35 g/dia. Para se ter uma ideia, homens na faixa de 19 a 50 anos de idade devem ingerir 38g de fibras/dia, e as mulheres na mesma faixa etária devem consumir 25g de fibras diárias.

Recomendo a ingestão diária de 30g de fibra por dia, sendo: 30% fibra solúvel e 70% fibra insolúvel.

 

* Que verduras são ricas em fibras? Você pode citar 5 verduras/legumes ricos em fibras e passar a quantidade de fibras nas porções?

Cenoura crua ralada === 1 xícara de chá (109g) = 3,06g de fibras

Espinafre cozido === 1 xícara de chá (166g) = 5,31g de fibras

Lentilha  cozida === 1 concha de 60g = 3,00g de fibras

Alface lisa crua === 5 folhas (40g) = 0,60g de fibras

Vagem cozida picada === 1 xícara de chá (111g) = 2,78g de fibrasfruits-vegtables-cure-piles

 

* Que frutas ajudam no trânsito intestinal? Você pode citar 5 frutas ricas em fibras e passar a quantidade de fibras nas porções?

Mamão Papaia – ½ unidade (142g) === 2,41 g de fibras

Ameixa vermelha – 2 unidades (70g) === 3,07g de fibras

Figo seco – 1 médio === 3,7 g de fibras

Goiaba com casca– 1 unidade (189g) === 10,02g de fibras.

Pera – 1 unidade (133g) === 3,99g de fibras

 

* Quais as frutas mais indicadas?

As frutas especialmente as ricas em fibras que favorecem uma melhoria do trânsito intestinal são: mamão, manga, pera com casca, frutas cítricas como laranja com bagaço, limão e nêspera com casca, abacaxi, abacate e manga.

 

* Existe alguma fruta e verdura contraindicada para quem JÁ desenvolveu problema de hemorroidas?

Sim, esse paciente deve evitar os alimentos obstipantes, que “prendem o intestino”, veja alguns deles: arroz, mandioca, bolacha água e sal, cará, cenoura cozida, caju, biscoito, gelatina, pão branco, maçã sem casca, banana prata, banana maçã, maisena, batata salsa, limão, goiaba sem casca, batata.

E, também, deve ingerir com cautela os alimentos flatulentos, que “produzem gases”, tais como:  agrião, acelga, cebola, alho, brócolis, couve, jabuticaba, melão, melancia, ervilha, feijão, lentilha, milho, pimentão, pimenta-do-reino, repolho, rabanete, batata doce, leite, queijos temperados, abacate, nozes, ovos, peixe, mostarda, nabo, beterraba.

Mesmo tendo todos esses cuidados é de suma importância a ingestão de líquidos ao longo do dia. Recomendo que seja ingerido dois litros de líquidos ao dia sendo: 1,5 litros de água e o restante em forma de chá, sucos, água de coco, café, e em preparações que contenham mais caldos, como sopas e cozidos.

 

Dicas para aumentar a ingestão de fibras:

– Coma alimentos integrais: pão integral, arroz integral, frutas e verduras.

– Evite chips, bolachas, pão branco, bolos e doces.

– Tente comer mais vegetais e frutas cruas, inclusive a casca, quando adequado. O cozimento reduz o teor de fibras.

– Coma alimentos com alto teor de fibras em cada refeição. Cereais são recomendados já ao desjejum. Inclua feijões, sementes e grãos inteiros nas refeições.

– Adapte-se gradualmente a uma dieta rica em fibras e aumente o volume de água tomada durante o dia.

 

Dra. Maria Candida Junqueira Zacharias
[email protected]

vida nutritiva

 

Os comentários estão fechados.