Menopausa, encare-a de frente!

22/03/19 | postado por: MCelia

 

As nossas mudanças começam na pré-menopausa e às vezes vão até bem depois da menopausa. É nesse estágio de vida que a mulher começa a perceber os sinais dessas mudanças. Além dos calores, falta de sono, irritabilidade, desânimo etc., a menopausa nos traz uma nova vida. Devemos encarar essa transição como uma coisa boa que nos faz perceber que somos uma nova pessoa que construímos e que é diferente daquela que existia antes.

Nesse ponto da sua história, uma nova fronteira se abre no seu horizonte de uma maneira que você não via antes.

É uma nova vida. Uma vida rica, pois tudo que você aprendeu, plantou, amadureceu nesta longa jornada com coisas boas e outras nem tanto, vem agora se mostrar como bagagem para essa nova etapa.

 

E a única certeza que temos hoje é saber que aprendemos muito, mas ainda temos muito a aprender e nosso autoconhecimento é uma procura constante!

 

 

Por isso mulheres, vamos aproveitar essa transição e vamos viver essa nova vida com sabedoria, fazendo o que nos dá prazer, curtindo nossa família, maridos, namorados, filhos, netos e, principalmente, os amigos, pois estes foram escolhidos durante essa longa jornada.

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

39 Comentários:Menopausa, encare-a de frente!
  1. Graça Santos

    Que mensagem linda! Estou passando por isso tudo. Infelizmente sinto que não sou amada pelo meu único filho. Mas sinto com o meu dever cumprido, sei que formei um cidadão, tenho muito orgulho dele, pois é um homem trabalhador e honesto.

    • Virginia

      Graça, claro que você é amada pelo seu filho, tenho certeza que você fez, e faz, tudo o que pode, mas,talvez seja a hora de pensar mais em você mesma, se permitir usufruir com alegria a sua vida. Te esperamos sempre aqui no viva50. Bjs

  2. Silvia Maria

    É uma fase complicada essa nossa, temos os sentimentos à flor da pele como na adolescência, quando os hormônios eclodiram.
    E agora na falta dele, somos envelhecentes sim, ninguém fica mais novo.
    Mas não estamos ficando velhas não, mas aprendendo a ser diferentes do que já fomos, já passamos por isso aos 14 e 15 anos, todos achavam normal sermos rebeldes, era a fase, estávamos aprendendo a deixar de ser criança. Mas hoje, cobram nossa “maturidade”.
    Nós temos que encarar essa fase com positividade, vendo a oportunidade de ser feliz de outra maneira, agora é a nossa vez de nos fazermos feliz.
    Já realizamos muito, e vamos conseguir mais.
    Com a aprendizagem que tivemos durante a nossa trajetória, erramos menos e aproveitamos mais. Temos a chance de sermos o que nos propusermos a ser e de nos colocarmos em primeiro lugar em nossas vidas.

    • MCelia

      Complicada mesmo!! Mas falando sobre ela ajudamos umas às outras e quem sabe ela passa a ser menos complicada ? bjs

      • Graça Santos

        Sinto um calorão tão grande!
        Angustia
        Solidão
        meus cabelos estão cada dia mais seco e a sudorese aumentando cada dia mais, parece que está saindo todos os liquidos de dentro de mim.

        • Virginia

          Oi Graça, parece que você está sofrendo muito com a menopausa, aconselho você a procurar um médico. Hoje em dia existem vários meios de aliviar esses sintomas e melhorar a sua qualidade de vida. Bjs

          • Graça Santos

            Obrigada!
            Vou a minha ginecologista em fevereiro.
            Abraço!

  3. rosane

    Muito boa mensagem, nossa vida efeita de ciclo e eu estou no terceiro, com muita alegria querendo dividir, contagiar as pessoas que estao ao meu convivio. Muito tempo eu vivia longe de todos e principalmente longe de mim , eu descobrir o amor que tinha e tenho por mim mesmo, tudo passa , esta passando so depende da intencidade do foco que eu queira em mim vida, tenho escolha a vida, a saude, a felicidade, independende de qualquer coisa eu merco ser feliz e acabou.

  4. Graça Santos

    Olá Virginia!
    Obrigada pelo apoio e por suas sábias palavras!
    Beijos!

  5. Angélica Regina Prupere

    O artigo é muito estimulante e me deu a sensação de “companheirismo “…não estou sózinha na angústia,calorão ,desânimo e sensibilidade aguçada …ESTAMOS JUNTAS …somos fortes e unidas …na vontade de aprender a viver melhor …OBRIGADO .
    Abraços

    • MCelia

      Oi Angelica , que bom que gostou e vc captou exatamente o que queremos passar : que vc nao esta so ! Somos muitas mulheres nesta mesma fase e esse blog é para isso mesmo ! Pra gente se ajudar ! Bem vinda !!!! Bjs

  6. Lucia

    A menopausa é só mais uma fase da vida e como tal, quanto menos pensarmos sobre isto, mais fácil passaremos pelos problemas e alterações decorrentes.
    Gostaria de compartilhar com todas que estão nesta fase que, por não querer engordar fazendo reposição hormonal e também com receio das possíveis consequëncias sérias p/a saúde que os hormönios sintéticos podem trazer, optei pela TINTURA DE AMORA e estou muito feliz, pois todos os sintomas da menopausa foram amenizados e não me incomodam mais!!

    • MCelia

      Que coisa boa , Lucia , voce se deu bem com a Tintura de amora !Penso como voce ,devemos levar essa fase tentando passa-la do melhor modo possivel! cada uma deve procurar o que faz bem para ela e viver bem e feliz !Obrigada pelo depoimento com certeza alguem vai ler e experimentar A Tintura de amora ! bjs

  7. clara costa araujo

    NOSSA ESTOU MUITO MAL , SOFRO MUITO COM OS CALORÕES , E NÃO FAÇO RE´POSIÇÃO DE HORMÔNIOS .

    • Virginia

      Olá Clara,hoje em dia ninguém precisa sofrer por causa da menopausa, procure um genicologista que ele, com certeza, vai te indicar um tratamento adequado às suas necessidades. Bjs

  8. rosita cavenaghi

    Meninas estava lendo sobre a menopausa, e entendo bem o que vcs. todas estão passando, eu vou dar uma dika, façam Acumpuntura ajuda demais, melhorei 80% em tudo depois que comecei fazer sessões de Acumpuntura. Mas vá ao médico e peçam orientação.

    • MCelia

      Ola Rosita , antes de tudo bem vinda ao Viva 50 !!! Obrigada pela dica ! bjs

  9. neide

    sinto-me tão pra baixo desanimada eu acho que não tenho mais chace de arrumar um namorado os homens nem me enxergam isso me deixa triste .mais me sinto muito amada pelas minhas filhas netos mais me o meu lado feminino tem falta de um carinho de um homem. e isso e normal na minha idade 56 anos acha que posso ter alguma esperanca?

    • MCelia

      Oi , Neide ! Para com isso !!!! Como não tem mais chance de arrumar namorado ??? Logico que tem … se puder entre no blog e procure um post chamado :Cade” esse cara” ? Tem umas dicas bem legais … de uma olhada e bola pra frente ! Familia é tudo de bom ,mas nada como um companheiro para aquelas horas … Boa sorte !!! bjs

  10. Ionara

    Meninas, que tristeza é essa?
    Nada disso!
    Nada de síndrome do ninho vazio, nós também um dia abandonamos o ninho e fomos construir os nossos ninhos , agora é a hora dos nossos filhos fazer isso!
    Calourão,depressão, pele seca, vagina seca, falta de libido, cabelos fracos e caindo, unhas fracas, dores nas pernas, cabelos ficando brancos…e daí? Isso é a ordem natural das coisas e tem que ser encarado!
    Se está impossível para si mesmo, então precisa de ajuda médica e de todos quantos possam ajudar, o que não póde é morrer em vida e antes da hora!
    Primeira coisa um excelente tratamento natural e que póde ser feito associado junto com qualquer outro tratamento TINTURA DE AMORA, mande manipular e comece a tomar 2x por dia.
    Se não adiantar e eu duvido que não vai adiantar, procure ajuda médica!
    Além do que, caminhadas, passeios, academia, salão de beleza, cursos de artesanato ou de qualquer coisa que você goste (agora você tem tempo), faça! Se movimente, fique onde tem pessoas, se isolar não resolve nada, só piora!
    Deus na vida é tudo e lançar sobre Ele nossas ansiedades sempre será a solução , mas auto destruição Deus não aprova então VIVAM , porque Deus é VIDA!
    Experimentem a TINTURA DE AMORA e depois voltem aqui para contar.
    Além de melhorar, vocês vão ajudar outras pessoas!

    Fiquem com Deus.

    Ionara.

    • Virginia

      Oi Ionara, nossa, que belo depoimento! você é uma mulher corajosa e otimista, agradecemos muito pelas dicas pois acreditamos que elas podem contribuir para melhorar a qualidade de vida de muitas das nossas leitoras. Esperamos te encontrar sempre aqui no viva50. Bjs

  11. Selma mesquita

    Ai gente é complicado mesmo, é uma mudança muito grande, sinto vontade de chorar toda hora, e parece que ninguém me entende.

    • MCelia

      Ai , Selma , é assim mesmo …ficamos bem fragilizadas, né? Mas agora que voce ja sabe que esta neste processo , procure ajuda , tome algum remedinho natural ou mesmo hormonios ( veja com seu medico) , e comece a combater esta tristeza e desanimo , ok ? Se puder busque no nosso blog um posts sobre menopausa que fala sobre desanimo…(é só colocar a palavra menopausa na ” busca ” que aparece em cima nos posts) . E volte sempre ao nosso blog , aqui voce verá que não esta só , somos milhares de mulheres com os mesmos sintomas e entendemos perfeitamente o que esta sentindo , bjs e cuide-se !!!

  12. Lucinei leandro

    Hoje acordei assim: triste deprimida, calorão a cada 10 minutos, suores, irritabilidade.
    Mas estou aqui lendo estes depoimentos , vou conseguir vencer estes sintomas e não me deixar abater, não é fácil mas conseguirei, ao longo dos anos passei por tantas dificuldades e venci. Que bom que sempre dou uma passadinha aqui e encontro mulheres como eu na vida… Apesar de tudo somos felizes.
    Um grande beijos a todas!
    Obrigada meninas.
    Luci

    • MCelia

      Oi , Luci , que bom que veio aqui nos visitar e conseguimos te animar um pouco!!! Entre sempre e continue assim essa mulher positiva e pra frente , porque nós sabemos que não é facil e que as vezes é mais forte que a gente, como guerreiras que somos, vamos em frete curtindo essa vida boa da melhor maneira, não é mesmo??Bjs.

  13. Eliani

    Calma meninas, alguns conselhos :
    Primeiro, eu não sabia, mas a menopausa acaba e sobra muito tempo de vida plena depois.
    Segundo, um bom médico ou médica, experiente, não machista e nem parteiro/a. Pessoa q se interesse pela saúde, mesmo de quem não vai mais parir…para acompanhar e medicar direito. Medicina alopática, homeopática, ou natural, vc escolhe, já está grandinha e sabe o que quer, se não sabe vai procurar saber, bonita!
    Terceiro, exercicício é fundamental, dançar, pular, correr, nadar! Se vc fizer hidroginástica os suores se aliviam muito!
    Quarto, capricha na felicidade, não permita q te desqualifiquem porque você está envelhecendo!
    Lembre-se : Isto também passará!

    • Virginia

      Nossa Eliani, adorei os seus conselhos, tenho certeza que eles vão ajudar muitas leitoras. Obrigada pela sua participação, grande abraço

  14. MARIATEREZASDE MELO

    Nossa estou mto ruim c estes calorões e outros sintomas c ansiedade.palpitações….tremores…mais a minha gineco diz q faz parte
    ….Nossa q gr mudança…lembro q a minha mãe e minha sogra falavam
    sobre esta faze,e agora vejo q é td igual ao q elas sentiam….Nossa tem q
    ter estrutura p conviver…mais já estou acostumada…pq?? fazem 4 anos
    já…..E ainda tenho os meus pais idosos q prescisam de mim é complicado,
    tem dias q estou c mta ansiedade ,e minha médica me deu até um calmante
    se ñ fico louca…e os calorões q são brabos….td cheia de sudorese o tempo td
    …Mais vai passas bjos .

    • MCelia

      Oi , Maria Tereza , é uma grande mudança mesmo , mas voce não deveria estar sofrendo tanto …insista com sua ginecologista para ela te dar uns remedinhos fitoterapicos que com certeza poderão te ajudar com os calores , ansiedade , etc… Eu tomo Isoflavona e me dei super bem …cuide-se, ta? bjs

  15. Keilah

    Esse é verdadeiramente um momento de muito poder para as mulheres. Mas para algumas os efeitos da menopausa são devastadores.. Para mim que tive câncer de mama e parei de tomar o Tamoxifeno (que ampliava os sintomas da menopausa) depois de 2anos e meio; me arisco no hormônio sintético. Tenho acompanhamento de exames semestrais e de meu medico particular. Tento algo mais natural e ñ consigo esperar o resultado que demora por demais. Vou tentando marcas mais suaves , mas hormônio s. é tudo a mesma coisa. Estou pensando nos Bio idênticos. Nos quais os médicos alopatas dizem que é H S da mesma forma. Estou buscando uma saída. Por estar vivendo no momento de minha sabedoria, sigo com determinação praticando meditação e yoga e com a certeza de que logo encontrarei a resposta. Apesar de achar a saída repentina e abrupta dos hormônios de nosso organismo ( com tamanhos efeitos) uma violência.

    • MCelia

      Ola , Keilah, voce esta no caminho certo , se cuidando e procurando o que te faz bem e te da qualidade de vida. Faça mesmo esse acompanhamento com seu medico e fique atenta a qualquer sintoma…A menopausa é uma fase realmente dificil para algumas pessoas, que bom que voce esta conseguindo supera-la da melhor forma! Obrigada pelo comentario , pois incentiva a outras mulheres a se cuidar como voce esta fazendo! Bjs e bem vinda ao Viva50!

  16. ALEXANDRA

    |Que bom encontrar um lugar onde mulheres relatam suas experiências com a menopausa. Tenho 40 anos e como possuo apenas meio ovário desde meus vinte anos, que precisei retirar o outro e parte desses por causa de uma infecção gravíssima, minha menopausa veio antecipada. Comecei a sentir dor no corpo, um cansaço horrível, parecia q estava gripada sem o nariz escorrer, ondas de calor e enxaqueca…aff que dor de cabeça!! desde o começo de maio estou com esses sintomas, hoje as dores no corpo passou…mas continuo com enxaqueca e ondas de calor, tenho consulta agendada para 24 de Junho…até lá vou tentar amenizar com homeopatia. Mas me diz uma coisa, esses sintomas tem época para serem mais fortes? Tipo TPM..vai e volta? Essa dúvida tenho pq é o primeiro mês que passo isso…e no começo foi bem mais forte, eu ainda comentei…nossa minha TPM veio mês passado e não passou, estou com ela o mês inteiro..eu não menstruo pq tirei o útero o ano passado, mas como fiquei com meio ovário, sempre tive tpm. Estou tentando levar a vida de boa, é ruim sentir isso..ainda mais qdo falo q estou na menopausa colegas riem, insinuando q já estou velha… mas falo q vou tirar de letra isso, como tirei com todos os problemas que já enfrentei, procurando ajuda de quem entende…e vamos lá..bora pra frente..Abçs!!

    • Virginia

      Alexandra, você me parece ser uma pessoa bastante positiva que não se deixa abater pelos percalços da vida, não é mesmo? sugiro que você entre no post ” Menopausa: depressão e instabilidade emocional”, acredito que lá você vai encontrar algumas respostas às suas perguntas, de qualquer forma, o importante mesmo é você consultar um médico, somente ele vai poder te orientar de maneira correta. Super obrigada pelo seu depoimento, volte sempre ao viva50 e… como disse, “bora pra frente”! Bjs

  17. Odete Martins

    Bom dia… Tenho presenciado amigas de trabalho com esses sintomas… Tenho 61 anos e antes de parar minha menstruação fui a uma médica homeopata e fiz um tratamento na homeopatia e também com os filhos crescidos voltei a estudar, realizar meu sonho: ser professora então fui prá faculdade com 47 anos. A medicação não permitiu que eu tivesse tais sintomas e o fato de buscar nova motivação me rejuvenesceu de certa forma não permitindo que eu ficasse pensando nisso. Menstruei pela ultima vez e nunca mais voltou. Passados 13 anos estou tranquila e sem sintomas, agora entrei na academia e trabalho a 12 anos no serviço público com ed.infantil.Me sinto realizada, e agradeço a Deus pelas minhas escolhas, mas recomendo tratamento antes dos sintomas aparecerem.

    • MCelia

      Ola, Odete, que lindo depoimento, uma verdadeira Viva50! Que bom que com voce foi tranquilo e que voce se deu bem com o tratamento homeopatico, e é legal a gente falar sobre o assunto porque estamos ajudando outras mulheres que estão entrando na menopausa e ficam super inseguras pensando que a vida acabou…Voce fez certinho e ai esta seu resultado! Parabens e obrigada ! Bjs

  18. Alexandra

    Olha eu aqui novamente. .são poucoa espaços na net, interessantes, que falam sobre menopausa. Eu faço reposição hormonal com tibolona 2.5 mg, desde então fiquei super bem, faço dieta e exercicios todos os dias..ja emagreci 14 kgs, coisa q antes não acontecia..só q estou percebendo q todo mês, qdo a cartela do tibolona está acabando passo mto mal!! Pra vcs terem idéia pensei estar com dengue, de tanto q doía meu corpo e fraqueza! Fico uns 3 dias assim, tomo anti inflamatório e melhoro..Gostaria de saber se alguma de vcs passam ou já passaram por isso, mês passado sentia ondas de calor tbm, no fim da cartela, até cheguei a pensar se poderia ser falso..mas como logo melhorei deixei passar. Nossa mas q fase hein?! kkkkkk não eh fácil amadurecer não kkkkk…se alguém sabe de algum segredinho nos conte por favor!! Bjss

    • MCelia

      Oi, Alexandra, realmente é uma fase cheia de surpresas , né? rsrsrs. Não sei te falar sobre o hormonio , mas vamos publicar seu comentario ( desculpe a demora …) e vamos ver se alguem te ajuda , mas o mais correto é ver com seu medico , quem sabe voce pode aumentar a dose para não sofrer…Boa sorte e volte sempre adoramos ver voce aqui com a gente !!! bjs

      • Alexandra

        Obrigada Querida, vou ao médico dia 22/04…depois te conto o que ele me falar..às vzs ajuda alguém futuramente neh?

        • MCelia

          Alexandra, se puder conte , sim, pra gente depois o que seu medico te aconselhou sobre o uso de seus hormonios, com certeza ajudara alguma mulher! Obrigada! Bom fim de semana e uma Feliz Pascoa para voce! Bjs