Os aromas do bom humor

24/06/19 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Quando a natureza promove o bem-estar e a felicidade

“Uma rosa não precisa falar, ela simplesmente espalha sua fragrância.”
Mahatma Gandhi

A memória olfativa evoca lembranças antigas, toca questões e laços ancestrais com as mais finas emoções. No feto, o nervo olfativo é formada na sétima semana de gestação e o cheiro da mãe, que já é reconhecido logo após o nascimento, pode ser considerado nossa primeira memória olfativa.

Os aromas da natureza podem nos remeter a um retorno à mãe Terra e nos conectar com certas raízes que há muito esquecemos. Algumas fragrâncias têm o poder de despertar em nós alegria e bem-estar e nos conectar com o mais puro estado de paz interior. 

Flor de limão

O perfume das flores de limão é doce e marcante,, e por isso mesmo valioso para aqueles que têm de lidar com longas horas de estudo ou de trabalho mental.  O aroma da flor de limão ajuda a concentração e estimula a energia, além de acalmar a ansiedade e agitação. Graças a ação sedativa, o aroma cítrico ajuda a acalmar os temores e melhora a instabilidade emocional estimulando confiança e criatividade.

 

flor-limao-AR

 

Hortelã

Por ser um tônico natural, a hortelã é ideal para espantar a fadiga. Deixe um vasinho com a planta no peitoril da janela e em momentos de fadiga esfregue nas mãos um raminho e aspire. Seu perfume inebriante lhe encherá de energia. De acordo com um estudo realizado pelo Centro de Pesquisa Cerebral e Centro de Pesquisa de Nutrição pertencente à Universidade de Northumbria, esta planta medicinal  é capaz de reativar a memória estimulando  a regeneração celular e auxiliando a velocidade do desempenho cognitivo. Você pode usar a hortelã tanto em infusão como em alimentos e bebidas, o seu aroma fresco será sempre um impulsionador de energia.

 

Hortelã

 

Gardênia

Você sabe que a gardênia combate o stress?  Originária da China, a gardênia é uma flor que se destaca por suas flores brancas que exalam um perfume doce e profundo. O perfume da gardênia dissemina no ambiente uma sensação de paz e de tranquilidade. Tenha em casa um vaso com a planta e se deixe inebriar por seu perfume.

 

gardenia

 

Lavanda

Conhecida por séculos, a lavanda com sua cor intensa evoca os campos azuis e roxos da Provance.  O óleo essencial dessa flor, quando usado na forma de incenso ou friccionado sobre a pele, combate a ansiedade e induz a um estado de paz e de relaxamento. O perfume da lavanda proporciona uma sensação de calma e de bem-estar físico e psíquico.

 

Lavender bouquet for herbal medicine

 

 Jasmim

Doce e capaz de despertar sentimentos positivos, o jasmim também é valioso para o bem-estar. Esta planta com flor perfumada estimula a produção de endorfina, hormônio considerado um analgésico natural que aumenta o bem-estar e diminui o stress.

 

bsb-jasmim

Fonte: donnamoderna

 

deixe um comentario no blog

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*