Vinagre: onde usar e onde não usar na limpeza da sua casa!

28/08/18 | postado por: MCelia

O vinagre é o queridinho da limpeza de varias donas de casa, veja onde usar e onde não usar o vinagre na limpeza da sua casa.

O vinagre tem 1001 utilidades como ja falamos aqui no blog no post: https://www.viva50.com.br/vinagre-branco-1002-utilidades/

Agora, neste post, vamos ensinar algumas receitinhas que podem ser feitas para melhor aproveitar o vinagre, onde não usar o vinagre e mais algumas dicas de onde usar o vinagre

-Receitinhas:

1) para limpezas gerais

Vinagre e agua- metade de cada um, por exemplo 200 ml de agua, 200 ml e vinagre.

serve para tirar manchas de tapetes, limpar janelas e limpeza em geral.

2) para manchas mais resistentes

Vinagre -1 colher de cha

detergente -1 colher de cha

agua morna -1 xícara

 

3) pasta para polir metais

sal -1 colher de cha de sal

vinagre -1 xícara

farinha de trigo – adicione até forma uma pasta ( + ou – 1/4 de xícara)

 

4) para pisos que não levam cera

vinagre -1 xícara

agua -5 litros

Qualquer vinagre pode ser usado.

-Onde não usar o vinagre

– Não use vinagre em granito e pedra, o vinagre pode corroer a pedra- prefira sabão neutro diluído em agua

-Não use vinagre para limpar ferro de passar, ele pode danificar as partes interiores do ferro a vapor.

– Não use vinagre para limpar seu smartphone, laptop, iPad, etc… você pode remover uma camada que existe na tela prejudicando a leitura de suas digitais e perder a sensibilidade ao toque, pode também manchar a tela.

– Não use em pisos de madeiras ou superfícies enceradas -o vinagre só vai retirar a cera , tirando todo o brilho. E ainda pode manchar o piso.

– Não use o vinagre em manchas de tinta, sorvete e sangue. Eles penetram muito rápido no tecido e não reagem bem ao vinagre.Tente o tira manchas tradicionais ( para o sangue use agua oxigenada entes de lavar). Outra coisa boa de saber é: se um ovo cair ou respingar, não use o vinagre, o acido do vinagre faz com que o ovo coagule e fica mais difícil limpar.

 

– Mais algumas dicas de onde usar o vinagre ( que não constam no post anterior  https://www.viva50.com.br/vinagre-branco-1002-utilidades/  sobre vinagre na limpeza)

– como evitar que uma peça de roupa colorida solte a tinta – coloque de molho na agua com um pouco de vinagre antes da lavagem. O vinagre deve firmar as cores no tecido e nas próximas lavagens você ja pode lavar com outras pecas que a cor não deve sair ( mas não custa fazer um teste antes da segunda lavagem para ter certeza que a tinta não esta mais saindo ).

-queimou o bolo ou o feijão e ficou aquele cheiro de queimado? Para disfarçar o cheiro ferva agua com vinagre, tira o mal cheiro da sua cozinha.

Vinagre para quem tem bichinhos de estimação:

-Use vinagre para limpar a caminha, os lugares preferidos do seu animal, os potinhos de comida e agua, tira todo o mal cheiro, higieniza e desengordura sem causar mal aos bichinhos e ainda não tem risco de causar alergia.

-Se seu cãozinho esta com uma coceira e você não sabe o que é, e ele esta se arranhando de tanto se coçar, passe um paninho umedecido em agua morna com vinagre no local, ajuda a remover a oleosidade excessiva, minimizando a coceira e higienizando o local. Se não passar a coceira procure seu veterinário.

 

2 Comentários:Vinagre: onde usar e onde não usar na limpeza da sua casa!
  1. jeane belens de Oliveira

    otimas dicas

    • MCelia

      Ola, Jeane, que bom que gostou! Beijos