Você tem cuidado bem de você?

26/02/18 | postado por: Virginia Pinheiro

 

Você tem cuidado bem de você?

Já parou para pensar em como anda a sua vida? Onde você está e aonde quer chegar? O que falta para isso acontecer?

Confira algumas dicas para incorporar hábitos saudáveis dentro da sua rotina para melhorar a alimentação, o sono, a qualidade de vida e também sair do sedentarismo. É possível levar uma vida saudável planejando e administrando o tempo e a rotina e estabelecendo pequenas metas para chegar ao objetivo final. Hábitos preventivos são importantes e trazem uma sensação de segurança, proteção e tranquilidade.

A primeira dica é em relação à alimentação:

Para começar a comer bem e dar o primeiro passo, é preciso antes pensar em como está a sua dieta. Será que você come bem? De 3 em 3 horas?

Uma saída para quem precisa mudar é optar por alimentos pequenos e mais fáceis de comer e carregar, como nozes, castanhas, amêndoas, uvas, maçãs, cenouras pequenas e até tomates cereja. Vale também, para evitar o jejum prolongado, colocar um alarme no celular para se lembrar de comer a cada 3 horas.

Nos supermercados, há ainda as opções de alimentos práticos para carregar na bolsa e comer a hora que der. Não só a barra de cereal, mas tenha atenção a outros produtos, como salada de frutas, salada que já vem com o molho e o garfo, granola, iogurte, frutas secas, frutas in natura, palitinhos integrais, e muitas outras opções que podem substituir os alimentos mais calóricos e influenciar no modo de vida.

 

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Importantíssimo: não se esqueça de beber água, pelo menos 1 copo americano a cada 1 hora.

A segunda dica é em relação à atividade física:

É preciso ainda pensar na importância da atividade física e, esta não precisa estar necessariamente na academia. As dicas dos especialistas no esporte são que: até mesmo a escada do trabalho ou de casa pode ser uma aliada para sair do sedentarismo. Para não perder a motivação, coloque um sapato confortável, como um tênis, logo na entrada de casa para se incentivar a correr ou caminhar logo que chegar. Quer prazer maior que dar uma voltinha a pé pelo parque, ou mesmo nas ruas ao redor de sua casa, podendo descobrir coisas maravilhosas enquanto faz uma caminhada?

O exercício físico, inclusive, como rotina é fundamental para ajudar a melhorar a qualidade do sono. Sabemos que dormir é essencial para ter bem-estar no dia a dia e dormir bem é melhor ainda.

 

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A terceira dica é em relação ao sono:

Para ajudar a pegar no sono: faça um pequeno lanche com chás relaxantes como: capim cidreira, camomila, erva doce e algumas torradinhas de canapés com creme de ricota; não se esqueça de deixar o ambiente calmo ao apagar as luzes enquanto toma um banho morno antes de ir para a cama. Essas são medidas fundamentais e que podem causar grandes mudanças na disposição no dia seguinte. Vale investir em cheirinhos aromáticos de ervas suaves e uma boa música para ajudar no relaxamento total.

 

Chá de ervas relaxante

Ingredientes:

– Uma colher de sopa de erva-cidreira ou melissa
– Uma colher de sopa de alecrim
– Uma colher de sopa de camomila
– Um pau de canela
– Um litro de água

Preparação:

Ferva 1 litro de água. Quando entrar em ebulição, coloque as ervas e desligue o fogo. Deixe repousar por cinco minutos. Depois, é só coar.

O ideal é que esse chá seja tomado três vezes ao dia.

 

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Quando falamos em estilo de vida saudável, a maioria das pessoas se lembra de cuidar da saúde, da alimentação e procura fazer exercícios físicos, mas é difícil alguém se lembrar de ter uma nova postura e aderir a um comportamento que previna doenças. E ao contrário do que muitos imaginam incorporar hábitos saudáveis não significa deixar de fazer as coisas boas da vida. Cada pessoa pode encontrar um ponto de equilíbrio em seu estilo de vida, em que prazer e promoção da saúde estejam em harmonia.

 

Dra. Maria Candida J. Zacharias
Nutricionista
vida nutritiva

10 Comentários:Você tem cuidado bem de você?
  1. Graça

    Adorei a matéria!!
    Obrigada!

    • MCelia

      Que bom, Graca!!! Bjs

  2. Sandra Maron

    Gostei da matéria.

    • Virginia

      Olá Sandra, ficamos felizes que tenha gostado da matéria, às vezes é bom lembrar como é importante não descuidarmos de nós mesmas né? Um ótimo final de semana para você, bjs

  3. Rosangela vintecinco dos santos

    Adorei as dicas sou dd araraquara meu nutricionista é Huho comparoto.
    Tenho 52 anos estou vivendo um momento muito dificil estoj pesando 80k.
    Ja estou na menopsusa muito dificil perde peso gostaria de.receber dica pode me conectsr pelo face rosangela dos santos..
    Qual diferença entre nutricionista e nutrologo???
    Obrig

    • MCelia

      Ola, Rosangela bem vinda ao Viva50!!! Voce deve estar mesmo na menopausa , muita paciencia e cuide-se , siga seu nutricionista e não desanime, fique aqui com a gente pois sempre estamos dando dicas de como passar por esta fase sem sofrer tanto…
      A maior diferença entre o nutrólogo e o nutricionista está em sua formação acadêmica. O profissional de nutrologia é aquele formado em medicina e posterior especialização na área de nutrição. Essa formação possibilita, além do diagnóstico das deficiências e excessos no organismo, receitar remédios. Por sua vez, o nutricionista é o profissional formado em nutrição, que também faz a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças ligadas ao comportamento alimentar. O nutricionista não receita medicamentos, mas é dele a função de prescrição dietética, ou seja, montar os cardápios corretos para cada metabolismo.
      Cuide-se! bjs

  4. sandra mello

    Gostei da matéria, muito boa. obrigada e um gde abço.

    • MCelia

      Que bom Sandra, um grande abraço para voce também!

  5. Maria Leni Batista

    Exercitar pra não enferrujar

    Somos como uma máquina
    Se não exercitamos sempre
    Chega uma hora que travamos

    Como uma máquina se
    Não usá-la sempre chega
    Uma hora que não liga

    Assim somos nós, cuide
    Do seu corpo, exercite
    Faça movimento, é precioso

    Seja numa caminhada
    Numa dança, pilates
    Natação, hidroginástica

    Musculação, futebol
    Aquilo que for o ideal
    Não deixe pra depois

    O seu tempo é agora!

    • MCelia

      Muito bom, Maria Leni! bjs